Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

A Segurança no Colégio Moinho de Sonho

O colégio foi concebido para ter o máximo de segurança para as crianças desta faixa etária, tendo em consideração a sua fragilidade e a sua reduzida noção de perigo, em especial nos momentos de diversão, como os que se vivem nos recreios de um colégio.

A segurança tem de ser considerada em diferentes perspectivas:
1- A segurança contra a intrusão de pessoas estranhas ou a saída indevida de crianças;
2- A segurança contra acidentes nas instalações;
3- A segurança contra explosões, incêndios e intoxicações.

colge01

1 – Segurança contra Intrusão

O acesso à área reservada às crianças no colégio só é possível depois de passar por três portas. Duas delas só abrem com introdução de códigos numéricos (4 dígitos) e a outra está equipada com um leitor biométrico de última geração. Só os funcionários e familiares, que têm a impressão digital registada na nossa base de dados, conseguem abrir essa porta. Deste modo não é possível a entrada a estranhos no colégio, sem serem acompanhados pelo nosso pessoal, nem é possível a saída de qualquer criança mais aventureira.

2 – Segurança contra acidentes nas instalações

1. Espaço exterior para festas small

As paredes interiores do colégio (salas e corredores) são todas revestidas por gesso cartonado (pladur) com caixa-de-ar e o chão é todo revestido com vinil, materiais de elevada absorção de impactos. As paredes e muros dos recreios são revestidos com esferovite pintada. O pavimento junto aos equipamentos de exterior mais altos é coberto com material de elevado amortecimento para quedas – “Game” (piso não abrasivo, com base em neoprene, de 3 cm de espessura, certificado para quedas até 1,5 metros de altura). O restante recreio é coberto com relva sintética sobre caixa de areia de 7 cm de espessura e a zona de circulação exterior é em Deck (madeira sintética macia e de elevada elasticidade).
Todos os equipamentos lúdicos de exterior (escorregas, torres de escalada, casinhas, túneis, veículos a pedal, etc.) são em polietileno e estão certificados internacionalmente para quedas em altura nesta faixa etária. A probabilidade de ocorrência de traumatismos e de ferimentos, com consequências negativas a curto ou longo prazo é muitíssimo reduzida, devido ao rigor extremo dos equipamentos e revestimentos de segurança do colégio.

3 – Segurança contra explosões, incêndios e intoxicações

colge03

Crianças e professores intoxicados e queimados na sequência de explosões em edifícios, como o que aconteceu há uns anos numa escola do Cartaxo, ocorrem com alguma frequência e deixam marcas indeléveis na memória e no corpo das suas vítimas. Perante a gravidade deste tipo de acidentes, o Colégio Moinho de Sonho decidiu ter o sistema mais seguro contra este tipo de perigos, apesar dos custos económicos inerentes a esta opção. Assim, decidimos não usar qualquer tipo de gás combustível ou tóxico no colégio, seja nas nossas cozinhas, seja no sistema de ar condicionado que aquece e arrefece o interior do colégio. O que não existe, não pode explodir nem intoxicar.

[Ver Galeria de Fotografias ]