Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES DO COLÉGIO MOINHO DE SONHO

Com capacidade para acolher 108 crianças, dos três meses aos seis anos de idade, o Colégio Moinho de Sonho dispõe das seguintes instalações:

1. BERÇÁRIO

O berçário do Colégio Moinho de Sonho dispõe de uma área completa para cuidar de bebés a partir dos 3 meses até aquisição da marcha. Localiza-se na zona mais silenciosa do edifício e é composto por uma sala de berços, uma sala parque com zona de higienização das crianças, uma copa de leites e um recreio exterior.

8. Berçário. Expressão plástica..
  • A sala parque destina-se aos tempos ativos das crianças e está apetrechada com equipamento e brinquedos adequados a esta faixa etária. Dispõe de espaços acolchoados e devidamente protegidos para os bebés, cadeiras de repouso, espelho inquebrável e pavimento amortecedor, facilmente lavável. Dispõe também de computador portátil equipado com colunas de som, que permitemo uso constante da música com as crianças.
  • A zona de higienização das crianças dispõe de bancada para muda de fralda, banheira, armários para vestiário das crianças, recipiente hermético para fraldas sujas e espaço individual para cada bebé, para arrumação dos seus produtos de higiene e saúde.
  • A sala de berços destina-se aos tempos de repouso e sono dos bebés. Dispõe de sistema de obscurecimento e cada bebé tem o seu berço, com os seus lençóis, edredão e objetos pessoais com que se aconchega no sono. A sala tem microfone que capta os mais pequenos sons das crianças, os amplifica e transmite para a sala parque ao lado, onde as duas funcionárias do berçário vigiam os seus sonos.
  • A copa de leites destina-se exclusivamente à preparação de biberões e papas, está equipada com uma bancada de trabalho (em inox), lava-louças, frigorífico, micro-ondas, trituradoras de alimentos e esterilizador de biberões.
  • O recreio do berçário é uma zona reservada somente ao berçário, é coberto por um telheiro e o tem o chão revestido por um material de elevado amortecimento para quedas. Todo o equipamento lúdico de exterior é de polietileno macio e está certificado internacionalmente para utilização segura nesta faixa etária.

[Clique aqui para ver as FOTOS DO BERÇÁRIO]

2. CRECHE

Creche na Amadora

A creche do Colégio Moinho de Sonho destina-se a crianças dos 12 meses aos 36 meses, e é composta por duas salas de atividade (sala de 1 ano e sala de 2 anos), 2 recreios, cozinha e sala de refeições, sala polivalente, e wc das crianças.

  • As salas de atividades destinam-se ao desenvolvimento das atividades lúdicas e pedagógicas das crianças a partir da aquisição de marcha até aos 36 meses.
  • As salas são amplas e com muita luz natural. O pavimento e as paredes são revestidos com vinil, sendo o aquecimento das salas (e de todo o edifício) feito através de piso radiante. Este sistema proporciona um conforto saudável, uma vez que não interfere com a qualidade do ar, anulando por completo as alergias provocadas pelos outros sistemas. As salas estão equipadas com mobiliário de madeira e policarbonato e o material lúdico-pedagógico foi criteriosamente selecionado para satisfazer os mais elevados padrões de qualidade. Todas as salas têm acesso direto ao recreio.
  • O equipamento de sala utilizado pelas crianças (mesas, cadeiras, etc.) é em PVC macio, sem arestas agressivas, é adequado à idade das mesmas, e é estável, cómodo e seguro, facilitando uma postura correta e garantindo condições de higiene.
  • As salas dispõem de computador portátil, equipado com colunas de som que permitem o uso constante da música com as crianças.
  • As salas de atividades são também utilizadas como espaço de repouso, dispondo de sistema de obscurecimento e equipamento adequado ao descanso das crianças (catre, lençol e edredão individualizados). O facto de o repouso ser feito nas próprias salas de atividades (que as crianças conhecem bem e apreciam) facilita o momento da sesta para as crianças que tenham medo do escuro ou dificuldade em adormecer.
  • A creche dispõe de 2 recreios, para uso exclusivo das crianças da creche (pois existem recreios próprios para as crianças do pré-escolar, assegurando desta forma maior segurança pelo facto de existir homogeneidade de idades). Os recreios permitem o contacto com o ambiente exterior e representam espaços mais amplos para as crianças brincarem e desenvolverem atividades ao ar-livre. Um dos recreios tem 90m2, estando 60m2 cobertos. Estas zonas estão forradas com piso amortecedor, sendo as paredes também forradas a esferovite, para evitar impactos violentos. Têm bastante equipamento lúdico de exterior (escorregas, casinhas, carrinhos, etc.), que permite às crianças subir, trepar e escorregar, sendo todo ele em resina plástica, material não agressivo permitindo uma fácil higienização.
  • A sala polivalente, com iluminação natural, está equipada com materiais que permitem às crianças desenvolver atividades físicas, nomeadamente ginástica, judo e ballet. O piso em vinil, especialmente adequado à atividade física, tem uma maior capacidade de amortecimento, anulando o efeito de eventuais quedas. Está ainda equipada com um sistema de som e um grande monitor LCD para projeção de filmes. Esta sala é também utilizada para algumas festas em que se inclui a família das crianças (ex.º dia da mãe, do pai, etc.).
  • A cozinha destina-se à preparação e confeção da alimentação para as crianças (e adultos). Todos os materiais e equipamentos são em inox, ou seja são lisos, resistentes, impermeáveis e de fácil lavagem e desinfeção.

Este espaço conta também com dois elevadores monta-pratos para transportar os alimentos para a copa do piso 0 que dá apoio ao refeitório pré-escolar.

A cozinha cumpre rigorosamente todas as instruções de HACCP. De acordo com estas boas normas de higiene e segurança alimentar é feita colheita diária de uma amostra das refeições – amostra testemunho – com inclusão de todos os géneros alimentícios servidos, para eventuais análises e controlo de qualidade.

  • A sala de refeições (reservada somente às crianças da creche, pois existe sala de refeições distintas para a crianças do pré-escolar) é bastante ampla e dispõe de muita luz natural. O pavimento e as paredes são revestidos com vinil, e o equipamento é em PVC macio, sem arestas agressivas, é adequado à idade das crianças e é estável, cómodo e seguro, facilitando uma postura correta, e garantindo condições de higiene.
  • As instalações sanitárias são adequadas às crianças. O chão é forrado com material antiderrapante, as peças sanitárias são de tamanho infantil, e incluem uma bancada de mudas com tampo almofadado, arrumos para produtos de higiene, prateleiras ou gavetas individuais para cada criança (para roupas de muda, e produtos de higiene pessoais), poliban e recipiente hermético para fraldas sujas

[Clique aqui para ver as FOTOS DA CRECHE]

3. PRÉ-ESCOLAR

O pré-escolar do Colégio Moinho de Sonho destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos, e é composto por três salas de atividade (sala de 3 anos, sala de 4 anos e sala de 5 anos), dois recreios, cozinha e sala de refeições, sala polivalente e wc das crianças.

6. Pré-escolar. Hora de estudo escrito

As salas de atividades destinam-se ao desenvolvimento das atividades lúdicas e pedagógicas das crianças a partir dos 3 anos. São amplas e com muita luz natural. O pavimento e as paredes são revestidos com vinil, sendo o aquecimento das salas (e de todo o edifício) feito através de piso radiante. Este sistema proporciona um conforto saudável, uma vez que não interfere com a qualidade do ar, anulando por completo as alergias provocadas pelos outros sistemas. As salas estão equipadas com mobiliário de madeira e policarbonato e o material lúdico-pedagógico foi criteriosamente selecionado para satisfazer os mais elevados padrões de qualidade. Todas as salas têm acesso direto aos recreios.

  • O equipamento de sala utilizado pelas crianças (mesas, cadeiras, etc.) é em PVC macio, sem arestas agressivas, é adequado à idade das mesmas, e é estável, cómodo e seguro, facilitando uma postura correta e garantindo condições de higiene.
  • As salas dispõem também de computador portátil equipado com colunas de som que permitem o uso constante da música com as crianças.
  • As salas de atividades são também utilizadas como espaço de repouso (até aos 4 anos), dispondo de sistema de obscurecimento e equipamento adequado ao descanso das crianças (catre, lençol e edredão individualizados). O facto de o repouso ser feito nas próprias salas de atividades (que as crianças conhecem bem e apreciam) facilita o momento da sesta para as crianças que tenham medo do escuro ou dificuldade em adormecer.

O pré-escolar dispõe de recreios cobertos e não cobertos que permitem o contacto com o ambiente exterior e representam espaços mais amplos para as crianças brincarem e desenvolverem atividades ao ar-livre.

  • O recreio coberto tem cerca de 65 m2 para que as crianças possam brincar em períodos de chuva. O piso é amortecedor e está certificado para anular o efeito de quedas até 1,5m de altura.
  • O recreio exterior, com cerca de 350 m2, é revestido com deck (material sintético macio imitando madeira) e relva sintética assente em caixa de areia. Neste espaço estão instalados equipamentos de exterior que possibilitam às crianças brincadeiras que promovem a atividade física, em condições de segurança. O piso que suporta todos os equipamentos, “Game”, não é abrasivo e está certificado para absorver quedas até 1,5m de altura. O recreio conta ainda com um enorme aquário, onde “habitam” grandes peixes e pequenas tartarugas, lagostins e rãs.

A sala polivalente, com iluminação natural está equipada com materiais que permitem às crianças desenvolver atividades físicas, nomeadamente ginástica e dança. O piso em vinil, especialmente adequado à atividade física, tem uma maior capacidade de amortecimento, anulando o efeito de eventuais quedas. Está ainda equipada com um sistema de som e um grande monitor LCD para projeção de filmes. Esta sala é também utilizada para algumas festas em que se inclui a família das crianças (ex.º dia da mãe, do pai, etc.).

  • Para além da cozinha principal situada no 1º piso, existe uma copa de apoio, no piso 0, que permite o apoio aos almoços e lanches do pré-escolar. As refeições são preparadas na cozinha do piso superior e chegam à copa através de dois elevadores (monta-pratos) que existem para este efeito. O restante equipamento da copa é composto por frigorífico, máquina da loiça e termoacumulador elétrico.

A sala de refeições (reservada somente às crianças do pré-escolar, pois existe sala de refeições distintas para a crianças da creche) é bastante ampla e dispõe de muita luz natural. O pavimento e as paredes são revestidos com vinil, e o equipamento é em PVC macio, sem arestas agressivas, é adequado à idade das crianças, e é estável, cómodo e seguro, facilitando uma postura correta, e garantindo condições de higiene.
As instalações sanitárias do piso são adequadas às crianças e incluem arrumos para produtos de higiene, poliban, bancada de mudas e recipiente hermético para fraldas sujas. As peças sanitárias são de tamanho infantil.

[Clique aqui para ver as FOTOS DO PRÉ-ESCOLAR]

4. GARAGEM

A garagem do Colégio situa-se no piso -1 do edifício e tem cerca de 350 m2.
É um espaço fechado e coberto, para circulação e parqueamento de veículos dos pais das crianças do colégio. Esta garagem destina-se a permitir que as crianças acompanhadas dos pais acedam ao interior do Colégio em total segurança e comodidade, através do elevador ou de escadas interiores, sem ter de se sujeitar à chuva, vento e frio do inverno. Para que o possam utilizar, os pais terão que entrar numa antecâmara a que acederão através de controlo biométrico (leitura da impressão digital previamente gravada).

Este espaço de garagem tem características polivalentes, uma vez que tem instalado um sistema de som e de luz (existindo também equipamento capaz de proceder à insuflação de ar quente ou frio para o seu interior), e ainda um palco amovível, onde se realizam as festas do Colégio, destinadas às crianças e aos seus familiares.
A garagem possui ainda instalações sanitárias, vestiário feminino e masculino e espaço para arrumações.