Projeto Educativo e Pedagógico

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Projeto Educativo e Pedagógico
Integrando uma equipa de técnicos de educação experientes e motivados, o Colégio Moinho de Sonho é considerado uma instituição de excelência por proporcionar um ensino de qualidade e valorizar cada criança na sua individualidade, otimizando as bases para o seu desenvolvimento global.

Imaginar, experimentar, criar, construir e aprender são alguns dos aspetos fundamentais para o crescimento saudável da criança que o Colégio mais valoriza e que pretende que as crianças encontrem neste moinho que é feito de sonhos.

Porquê nós?

Pedagogia de Projeto

O Colégio Moinho de Sonho assenta o seu modelo curricular numa pedagogia de projeto, onde se aprende participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes e escolhendo procedimentos.

Adquirem-se conhecimentos pelas experiências, pelos problemas criados e pelas respostas. O objetivo desta pedagogia é também promover a integração e cooperação entre docentes, famílias e crianças.

Todo o nosso trabalho é orientado por objetivos definidos, sendo que o planeamento é flexível às circunstâncias.

A originalidade de cada projeto demonstra que cada grupo é único e com características próprias.

O projeto de trabalho desenvolve-se apoiado na realidade de cada grupo.

O papel do educador é o de estimular, observar e mediar, criando situações e aprendizagens significativas.

Creche

Usando os principios orientadores da Pedagogia de Projeto, o Colégio organiza o seu currículo pedagógico em função das orientações curriculares para a educação pré-escolar, aprovadas pelo despacho Nº 5220/97.

Os objetivos globais a atingir em cada uma das salas (3, 4 e 5 anos) são definidos anualmente pelo corpo técnico e em reuniões mensais com todas as educadoras. Nestas, o objetivo é realizar o balanço do trabalho desenvolvido nas diferentes salas e programar novas atividades com vista a atingir os melhores resultados.

Pré-escolar

Usando os Modelos High/Scope e Pedagogia de Projeto, o Colégio cumpre as orientações curriculares para a educação pré-escolar aprovadas pelo despacho Nº 5220/97. Os objetivos globais a atingir em cada uma das salas (3, 4 e 5 anos) são definidos anualmente pelo corpo técnico e, em reuniões semanais de todas as educadoras, são detalhadas as atividades a desenvolver nessa semana. Em cada reunião é feito o balanço do modo como as crianças realizaram as ações previstas na semana anterior.