Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 5 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
18 de SetembroOlá Papás!

iniciámos mais um ano letivo cheio de alegria e vontade de apreender coisas novas , estamos mais crescidos e por essa razão mudámos de sala e estamos na sala dos Colibrís! Desejamos que este ano seja repleto de fantásticas apreendizagens , muita brincadeira e alegria. Então nada mais apropriado para começar esta nova etapa do que falar sobre as Emoções.
Hoje ouvimos a história"Eu Não Fui"do autor Christian Voltz, conversámos também sobre o que é estar zangado e o que nos leva a ficar zangados. Em seguida pintámos uma cara zangada e fizémos o registo escrito das nossas observações sobre esta emoção.

Durante a manhã retomámos as nossas aulas de Ginástica!

Os Colibrís

19 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos o nosso livro de fichas!
Elaborámos uma ficha de Linguagem Oral e Abordagem à Escrita com o objetivo de : Identificar, escrever e nomear o nosso nome , Identificámos também as letras do nosso nome numa sopa de letras e escrevemos pela primeira vez a data na nossa ficha. No período da tarde fizémos uma experiência com: gelo, sal grosso e água , observámos o que acontecia nesta experiência , conversámos e registámos as nossas observações.
Brincámos também nas áreas da nossa sala.

Já iniciámos também algumas das nossas aulas Extracurriculares, hoje foi dia de Natação e Inglês.

Um dia em cheio!

Os Colibrís



********** ENGLISH CLASS **********

Dear parents, grandparents, carers,
Let’s all embark in this journey into the English Language.
We are sure your children will learn, grow and have a great time.
Cheers

Carla Martinho

(caros pais, avós, educadores/cuidadores,
Vamos todos embarcar nesta viagem pela Língua Inglesa.
Temos a certeza que as vossas crianças vão aprender, crescer e divertir-se muito.
Obrigada)

- Warmer (actividade introdutória): Hello/What’s your name?
- Activity1 (actividade): Meeting the giraffe (boneco de luva: objectivo:interacção livre);
- Activity 2: four-colour circles (4 cores, ir para a certa);
- Activity 3: The disappearing animal (o animal que desaparece – jogo de memória com 4 vocábulos);
- Game 1 (jogo): Recognising mixed vocabulary (jogo por equipas, reconhecimento por ligação imagem-vocábulo);
- Activity 4: pass the ball – mixed vocab. (invocar vocabulario aprendido para passar a bola);

(Nota: Em todas as aulas, a utilização do Inglês para comunicar com as crianças é existente e largamente maioritaria).
20 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã com uma conversa no tapete sobre o tema "Emoções",
Em seguida elaborámos uma ficha utilizando as barras de Cuisenaire para efetuar simples operações de somar.
Brincámos com jogos de construção e lego, criámos robots, casas, ramos de flores, pontes e muito mais, a nossa imaginação não tem limites!
No período da tarde vimos o filme
"Divertidamente" que aborda de forma lúdica e de fácil compreenção o tema das Emoções e Sentimentos.
No fim da tarde brincámos no recreio!
Hoje foi também dia de Ginástica e Judo!

Os Colibrís




21de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã com uma conversa no tapete sobre o outono. Falámos sobre as suas características e sobre o dia em que esta estação do ano se inicia e acaba. Depois aprendemos um pequeno poema de outono para ensinarmos aos nossos pais e familiares.
Em seguida pintámos uma árvore de outono com a técnica do cotonete, ficáram lindas! Brincámos também no recreio e na nossa sala com jogos de mesa e construções!
Hoje foi também dia de Ballet e Inglês!


******************** ENGLISH CLASS ********************

Today’s class focus: The English language rhythm
(foco da aula de hoje: ritmo da língua inglesa)

- Classroom routines (rotinas de sala de aula): start the class / end the class songs (canções do começo da aula e do final da aula);

- Story (história): Come play mr. Croc (vamos brincar sr. Croc) – mixed vocabulary review and start of production (revisão de vocabulário e produção);

- Vocabulary (vocabulário): Introduction to classroom vocabulary (introdução ao vocabulário de sala de aula) - (stand up / sit down / come here / please / thank you / walk to the door / close / open);

- Game: Where is the ball? (onde está a bola?)




Os Colibrís




22 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã com uma história do nosso manual com o titulo "Uma surpresa para o Pico" elaborámos também uma ficha relacionada com a história onde identificámos o nosso nome e idade e nomeámos conceitos de mais e menos .

No período da tarde brincámos no recreio e com os brinquedos trazidos de casa! foi uma semana cheia de novas apreendizagens e muita brincadeira ! Bom fim de semana para todos.

Os Colibrís




25 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã com uma conversa sobre o que fizémos no nosso fim de semana. Depois voltámos a abordar o tema das Emoções, desta vez falámos sobre a Alegria. Elaborámos um trabalho de recorte e colagem com uma cara feliz e registámos num placar o que nos deixa feliz.
Fizémos também um jogo sobre as vogais. Em seguida fomos exercitar o nosso corpo para a aula de Ginástica.

No período da tarde brincámos na nossa sala e depois fomos apreender a canção da Sopa na nossa aula de musica.


Os Colibrís




26 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã a falar sobre um animal de outono , o Ouriço Cacheiro. Fomos pesquisar e descobrimos várias curiosidades sobre ele , vimos também fotos e um pequeno documentário sobre o seu habitat. Em seguida iniciámos um trabalho com técnica de giz e leite para desenharmos um ouriço , vai ficar muito giro! No período da tarde brincámos no recreio da sala , fomos também para a aula de Inglês e Ballet.

Os Colibrís


******************** ENGLISH CLASS ********************

Today’s class focus: saying a word -» producing an action (palavra -» acção)

- Story: What´s inside? (o que está dentro?
- Mixed classroom vocabulary: (vocabulário de sala de aula), words such as sit down, stand up; come here (reinforce its use.
Game: go to the animal (ir até ao animal) – fun group activity /actividade de grupo.


27 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã , com um breve apresentação das letras que fazem parte do alfabeto, descobrimos também várias palavras que se iniciam com o som de cada letra do alfabeto. Em seguida fomos para a nossa aula de ginástica. Quando regressámos ouvimos uma história do nosso manual -"Um Artista na Sala" para depois elaborármos uma ficha sobre a mesma. Os objetivos foram : Promover o gosto pela leitura de histórias , aprender a registar graficamente uma história,sermos capazes de interpretar uma história , identificarmos e nomearmos as acções da história e por fim relacionar objetos com os espaços correspondentes.
No periodo da tarde brincámos nas diferentes áreas da sala.
Hoje também foi dia da nossa aula de Judo!

Os Colibrís


28 de SetembroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã , com a apresentação de um poema sobre o outono declamado por nós , à sala dos nossos amigos Rouxinois e Quebra - Nozes, ficámos muito orgulhosos com o nosso desempenho! Em seguida fizémos um jogo em sala com a divisão silábica (escolhemos uma palavra e fizémos a sua divisão com palmas) , elaborámos também uma ficha com palavras e a sua respectiva divisão , no final copiámos as palavras escritas. No período da tarde brincámos nas diferentes áreas da sala e iniciámos um trabalho de Expressão Plástica sobre o ouriço.

Hoje também foi dia das nossas Atividades Extra Curriculares: Inglês e Ballet.

Os Colibrís


******************** ENGLISH CLASS ********************


Today’s class focus: 2 languages together (línguas em simultaneo)

- Story: Puppy love;
- Vocabulary 1: Food (alimentos, 1ª introdução);
- Vocabulary 2: happy, sad, angry (feliz, triste, zangado);
- Game: The colour worm (a minhoca das cores) – fun individual activity;
- Activity: Fun jumping-giraffe stop game (resposta por acção, introdução de acção nova – jump / swim);

2 de OutubroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã , com uma experiência :

Areias Movediças ,ficámos surpresos com o resultado pois a farinha maizena transformou-se em sólido e líquido ao mesmo tempo. fica aqui a receita para experimentarmos em casa. Experiência - Fazer areias movediças para brincar
Reagentes e material necessário
• Água.
• Embalagem de farinha maizena (amido de milho).
• Tina de vidro ou tabuleiro raso.
Procedimento experimental
Colocar a farinha maizena numa tina de vidro e acrescentar água lentamente.
Mexer a mistura com as mãos.
Continuar a acrescentar água em pequenas quantidades até se conseguir uma mistura com o aspecto do mel (cerca de uma ou duas chávenas de agua por cada embalagem de farinha maizena).
Começa a agitar a mistura com a mão. Retira uma porção e aperta. Abre a mão e espera um pouco. Observa o que acontece.

Explicação
Na maior parte dos líquidos e dos gases a viscosidade é independente da pressão a que são sujeitos.
A água, por exemplo, apesar da pressão não fica mais viscosa.
Mas há fluidos que ficam mais viscosos com a pressão, que é o caso desta mistura.

No período da tarde ouvimos a história "A melhor camisola do Mundo" e descobrimos palavras íniciadas com a letra I, nesta descoberta tivemos curiosidade de ver um Iglo e onde viviam os seus habitantes, fizémos assim uma breve viagem no nosso globo terrestre onde descobrimos o nosso pais e mais algumas curiosidades. Foi um dia repleto de apreendizagens divertidas!


Os Colibrís


3 de OutubroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã , com uma ficha do nosso manual , trabalhámos conceito de lateralidade e quantidades.Escrevemos também o nome dos nossos amigos do manual para depois fazermos a contagem total das letras desses nomes.

No período da tarde ouvimos uma história "Humi , a grande viagem de Iceberg" em seguida conversámos sobre a história . Brincámos também livermente na áreas da sala e no nosso recreio.

Hoje foi também dia de Natação!

Os Colibrís




******************** ENGLISH CLASS ********************

Today’s class focus: estímulo visual -» produção de linguagem

- Introducing a new friend (apresentação do “Cookie monster” – boneco para interacção em Inglês);
- Vocabulary: food – 2nd take (vocabulário: alimentos, 2ª apresentação);
- Story: Don’t forget the cereal (não te esqueças dos cereais);
- Game 1: Repeat with the cookie monster (jogo de vocabulário);
- Game 2: What’s missing? 3 food flashcard game (o que falta? – com 3 cartões de vocabulário de alimentos);


4 de OutubroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã , com o jogo das vogais, em seguida ouvimos a história "Humi e a grande viagem de iceberg"que explica o que é um iceberg e a vida dos esquimós. Em seguida fomos para a nossa aula de ginástica.
No período da tarde elaborámos uma ficha com as barras Cuisenaire com o objetivo de escrever os números de 1 a 10 por ordem crescente.

Brincámos também no nosso recreio!

Hoje foi também dia de Judo!

Os Colibrís
6 de OutubroOlá Papás!

Hoje iniciámos a nossa manhã com a história "A árvore que queria conhecer o mundo" . Conversámos no tapete sobre a história e o porquê de as árvores não poderem sair do seu lugar.
Em seguida brincámos e partilhámos os nossos brinquedos com os amigos da sala.
No periodo da tarde elaborámos um desenho sobre o que fizémos no feriado.

Hoje foi também dia de Natação e Judo!

Os Colibrís


9 de OutubroOlá Papás!

Hoje foi muito bom reencontrar os meus meninos, depois de alguns meses de licença de maternidade fui muito bem acolhida, pelos meninos, famílias e colegas, a quem desde já agradeço todo o carinho.
Neste regresso havia muito por conversar, e assim foi a nossa manhã, a partilhar vivências, novidades e muitos mimos.
Terminámos a manhã a realizar o registo gráfico e escrito do nosso fim-de-semana e com aula de ginástica.
De tarde tivémos a nossa aula de música, com o tema alusivo ao Outono.
Brincámos livremente e ouvimos a história “A estrela dos desejos”.

Os Colibrís


10 de OutubroOlá Papás!
Hoje iniciámos o nosso dia com o preenchimento dos mapas da nossa rotina diária.
Em seguida ficámos a conhecer um pintor famoso, Pablo Picasso, expoente do movimento artístico “Cubismo”. Observámos algumas das suas obras mais conhecidas e explorámos caraterísticas das suas pinturas.
Terminámos a manhã a realizar uma produção de Outono com base no “Cubismo”, a nossa árvore de Outono Cubista.
Aproveitámos ainda para realizar algumas composições com o tangram, uma vez que, o movimento artístico “Cubismo” trata de maneira geométrica as formas da natureza.
De tarde tivémos ballet e inglês que correu bem.
Brincámos livremente na sala.
Os Colibris





******************** ENGLISH CLASS ********************

Today’s class focus:
- Language production (produção de linguagem)
- Repetition connected to action (repetição ligada a uma acção física)

- Meeting a new character (conhecer uma nova personagem) – Floppy the dog;
- Story: "Hungry Floppy" (o Floppy está com fome);
- Games with food vocabulary (new words / all together) (jogos de vocabulário de alimentação (novas palavras / jogos com todas as palavras aprendidas)):
1st) image -» word (imagem -» palavra dita)
2nd) word -» action (palavra dita -» acção)
3rd) new similar image - » production (imagem nova semelhante -» produção natural da palavra).

11 de OutubroOlá Papás!
Hoje iniciámos o nosso dia com o preenchimento dos mapas da nossa rotina diária.
Em seguida retomámos o tema das emoções, e para tal recorremos à história “ O rato Renato não quer que a mamã vá trabalhar”, uma história que aborda a tristeza com que o pequeno rato fica quando a mãe vai trabalhar. Realizámos o reconto da história e explorámos o tema abordado, dando ênfase aos sentimentos do ratinho.
Em seguida realizámos um pequeno jogo de expressão corporal, onde tínhamos que imitar as diferentes expressões das emoções.
Terminámos a manhã a registar graficamente a emoção tristeza, usando para isso a técnica do berlinde.
A aula de ginástica fechou o período da manhã e correu normalmente.
De tarde iremos ter judo e finalizaremos alguns trabalhos.
Os Colibris





16 de OutubroOlá Papás!
Hoje iniciámos o nosso dia com o preenchimento dos mapas da nossa rotina diária.
Em seguida e porque hoje se comemora o dia mundial da Alimentação, iniciámos a exploração do tema. Em grande grupo recordámos o que já sabíamos sobre alimentação: alimentação saudável; diferença entre os legumes e frutas, origem de alguns alimentos, etc.
Depois recebemos a visita de alguns alimentos(peluches), que nos deram a conhecer a roda dos alimentos, explorámos os diversos grupos dos alimentos caraterísticos do padrão alimentar mediterrânico e finalizámos planificando a construção de uma roda dos alimentos para a nossa sala.
No final da manhã iniciámos a elaboração de um dominó individual para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.
Terminámos o período da manhã com as sessões de informática onde realizámos alguns exercícios com base no conhecimento dos instrumentos musicais.
Realizou-se as aulas de ginástica.
De tarde realizámos uma ficha do manual sobre alimentação, os alimentos adequados para cada refeição.
Brincámos livremente na sala.
Os Colibris
17 de OutubroOlá Papás!

Hoje iniciámos a construção da nossa roda dos alimentos. Dividimo-nos em pequenos grupos e cada grupo ficou responsável por uma tarefa: uns pintaram, outros escreveram as legendas e outros ainda procuraram e recortaram diferentes alimentos para preencher os diversos grupos alimentares.
Quando estavámos a escrever as legendas e título do trabalho, surgiu um grande interesse nos moldes das letras, e deste modo, foi proposto ao grupo uma produção livre de escrita, no fim lemos as palavras produzidas e foi uma rica gargalhada, de tão engraçadas que eram as palavras encontradas.
De tarde tivémos ballet e inglês e brincámos livremente na sala.

Os colibris



******************** ENGLISH CLASS ********************


- Song: The rain song (a canção da chuva);
- Vocabulary: numbers (1-10);
- Story: The very hungry caterpillar (a lagartinha comilona);
- Vocabulary: food – recognition and free production (vocabulário de alimentação - reconhecimento e produção livre);
- Game: Where’s the... ? TBR based food recognition game (jogo de vocabulário de alimentação com base na teoria TBR – resposta física total).

NOTE1: All new vocabulary/language structures are to be built on the previous ones. Therefore, in class we use more language than just the class-focus one.
NOTE2: Although the daily summaries may be the same (or very similar), the level of difficulty and of use of Portuguese (amongst other things) varies depending on students’ age group.

(NOTA1: Todo o vocabulário/estruturas linguísticas deve ser construídos com base nos anteriores. Dessa fora, em cada aula é usada mais linguagem do que a relativo ao focus da aula.
NOTA2: Embora os sumários diários possam ser iguais (ou muito semelhantes), o nível de dificuldade e de uso da língua Portuguesa, entre outros aspectos, varia relativamente ao grupo etário dos alunos.)

18 de OutubroOlá Papás!

Depois do preenchimento dos mapas de rotinas, recordámos o que sabíamos sobre a nossa roda dos alimentos.
Em seguida iniciámos um jogo de correspondência: cada criança tinha que tirar um alimento real do saco e colocá-lo corretamente na roda dos alimentos, dizendo o seu nome e o grupo alimentar a que pertence. Explorámos ainda quais os pratos que podíamos fazer com cada alimento.
Depois de terminado o jogo continuámos a elaboração da roda dos alimentos, e aprendemos uma canção sobre a mesma. Quando ouvimos a canção, uma das crianças comentou que feijão era igual a pão. Aproveitando o momento iniciámos a exploração de rimas. Esta brincadeira de rimar é um treino para a consciência fonológica, que é um pré-requisito para o processo de alfabetização.
Terminámos a manhã a realizar uma ficha do manual que abordava as rimas.
De tarde tivémos judo e continuámos o trabalho da manhã-

Os colibris
19 de OutubroOlá papás!

Continuamos em sala a explorar o tema da alimentação, e dos hábitos saudáveis inerentes à mesma. Para tal ouvimos a história “ O Nabo Giagnte”, que para além de abordar os legumes numa alimentação saudável, também nos mostra a importância da entreajuda e do trabalho de equipa. Depois de ouvirmos a história, realizámos o reconto, identificámos as personagens e dramatizámos a história.
Em seguida, e porque a história apresentava uma sequência numérica relativa aos animais, fizemos em “equipa” o registo gráfico dos conjuntos de animais, que surgiam na história.
De tarde tivemos ballet e inglês.
Realizámos uma ficha do manual e brincámos livremente na sala.

Os Colibris!









******************** ENGLISH CLASS ********************


- Song: The rain song (a canção da chuva);
- Vocabulary: mix: colour plus food (mistura comida com cores);
- Concepts (conceitos): happy/sad/angry (feliz/triste/ zangado) – Free production.
- Story: What colour is the ocean? (de que cor é o oceano?);
- Game: Do you like... ? Yes/no (Gostas de (ex.sopa)? Sim/No); Question/answer production (produção de pergunta e resposta).


Aviso aos Pais/Educadores:
Excepcionalmente, não haverá aula no dia 24 de Outubro, realizando-se uma aula extraordinária dia 23 às 10:00. Obrigada pela vossa compreensão.

Cumprimentos,
Carla Martinho

20 de OutubroOlá Papás!

Depois de ontem termos explorado a história “ O Nabo Gigante”, começamos o nosso dia a preparar uma deliciosa sopa. Explorámos primeiro os ingredientes e em seguida passámos para a confecçao, que deu origem a uma rica sopa.
Depois de colocarmos a sopa ao lume, foi hora de registar a receita.
Ainda no período da manhã realizámos uma ficha do manual.
De tarde fizemos judo e brincámos livremente na sala.

Os Colibris!
23 de OutubroOlá Papás!

Iniciámos a nossa manhã com as novidades do fim-de-semana. Posteriormente e porque se aproxima o Dia das Bruxas, ouvimos a história “ O Sapo tem medo”, uma história que retrata o medo do escuro, dos sons assustadores e das criaturas da noite. Depois de ouvirmos a história explorámos no escurinho o livro das sombras, que foi bem divertido e desmistificámos alguns medos associados à noite.
Em seguida iniciámos a elaboração de um morcego, através das técnicas de pintura, recorte e colagem.
De tarde tivemos música e continuámos os trabalhos da manhã.
Brincámos livremente na sala.

Os Colibris!


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Vocabulary: induced production of learnt vocabulary in the story (produção orientada de vocabulário aprendido);
- Concepts (conceitos): slow/ fast (devagar/depressa) – Game and Free production.
- Story: Looking After Gran ("Tomando conta" da avó);
- Game: catch (apanha) - fun group game (jogo de grupo divertido)
26 de Outubro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: Just in English (repetição da história da aula anterior mas unicamente em Inglês) – getting the students’ feedback (diálogo posterior com os alunos)
- Story: The spaceship (a nave espacial);
- Game: "catch" combined with fast/slow ("apanha" combinado com conceitos de devagar/depressa)
- Group activity: Describing the alien (descrevendo o “extra-terrestre” da história) – início do vocabulário: corpo humano / quantidades.


30 de Outubro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: The Gruffalo’s child (a filha do Gruffalo) – vocabulary review (revisão de vocabulário);
- Activity: No more fears (não aos medos).



02 de Novembro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Manners time (boas maneiras) – vocabulary: “hello”, “goodbye”, “please”, “thank you”, “no thank you”, “excuse me”, “I’m sorry”, “good job”;
- Activity: plays (manners time “theatre”) – simulações com o novo vocabulário;
- Song: Head, shoulders, knees and toes (cabeça, ombros, joelhos e pés) – revisão do início do vocabulário do corpo humano;
- Game: Memory game – food (jogo da memória – comida).
06 de NovembroOlá Papás!
Hoje iniciámos o dia na nossa horta pedagógica, estivemos a apanhar as cenouras que havíamos plantando no ano letivo anterior... foi uma rica colheita.
Aproveitámos esta ida à horta para conversar sobre a importância de uma alimentação saudável para um corpo são.
Em seguida e aproveitando o tema, continuámos a exploração do corpo humano. Desta vez iniciámos o sistema digestivo. Observámos e manuseámos livros e jogos sobre o conteúdo e por fim simulámos o trajeto dos alimentos ao longo do sistema digestivo.
Terminámos a manhã a realizar a ginástica e em sala jogámos ao jogo das sílabas.
De tarde demos início ao nosso caderno de sala, começando por o identificar com o primeiro e último nome e fazendo o desenho de nós próprios.
Tivémos música e festejámos o aniversário do G.
Os Colibris!!!
07 de NovembroOlá Papás!
Hoje e como nos aproximamos do Dia de São Martinho, estivemos a conversar um pouco sobre as tradições festivas deste dia. Em seguida realizámos um trabalho de expressão plástica (pintura e colagem) alusivo ao tema.
Ainda durante a manhã realizámos jogos lógico-matemáticos, de forma orientanda e depois de livremente e alguns meninos estiveram a realizar fichas em atraso do manual.
Relembramos os pais que ainda pretendam adquirir árvores no âmbito da iniciativa “Uma árvore pela floresta” dinamizada pela Quercus e CTT, o devem fazer até ao próximo dia 10 de Novembro.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Sharing time (tempo de partilhar);
- Previous class vocab review (revisão do vocabulário da aula anterior);
- Activity: free production mixed vocabulary (jogo com bola para produção livre de vocabulário);
- Song: The wheels on the bus (as rodas do autocarro) - início do vocabulário de transportes.


08 de NovembroOlá Papás!
Hoje continuámos o trabalho de expressão plástica alusivo ao Dia de São Martinho. Em seguida iniciámos o registo coletivo do esqueleto e do Sistema Digestivo, onde no decorrer do trabalho podemos recordar o que havíamos aprendido.
Em seguida realizámos ginástica e informática.
De tarde estivémos a fazer o nosso manual
Tvémos judo e brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!
09 de NovembroOlá Papás!
Hoje fomos ao teatro ver a peça “Assalto à Lancheira”, que tinha como tema a alimentação. A peça desenrola-se em volta de uma pequena guerrilha entre os alimentos saudáveis e os não saudáveis, mostrando às crianças a importância de uma alimentação equilibrada com base nos alimentos saudáveis.
De tarde realizámos o reconto da peça e relembrámos a importância de uma alimentação saudável recordando a nossa roda dos alimentos.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Realizámos o nosso manual e brincámos livremente na sala.
Relembramos os pais que ainda pretendam adquirir árvores no âmbito da iniciativa “Uma árvore pela floresta” dinamizada pela Quercus e CTT, o devem fazer até ao próximo dia 10 de Novembro.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Funny story: Germs are not for sharing (história divertida: os germs não são para partilhar) PLUS Activity: ‘re-enactment’ of the story (teatralização da história);
- Game: vocabulary – stop (the human body) (com vocabulário do corpo-humano).

10 de NovembroOlá Papás!
Hoje iniciámos o nosso dia a realizar o registo gráfico do passeio ao teatro, desenhámos e relatámos o que mais gostámos.
Em seguida estivémos a realizar jogos de mesa, no âmbito da linguagem oral e escrita: Sílabas e rimas.
De tarde tivémos a nossa festinha de São Martinho, onde podemos partilhar bons momentos com a família e amigos.
Os Colibris!!!

13 de NovembroOlá Papás!
No âmbito da iniciativa “Uma árvore pela floresta” dinamizada pela Quercus e CTT, vamos dedicar a semana a esta iniciativa, sensibilizando as crianças para este tema.
Deste modo iniciámos o nosso dia a ouvir a história “ A Floresta de Água”, que nos mostra a importância das árvores no nosso planeta, nomedamente para os animais e pessoas. E de como é prejudicial para as mesmas, as más acções dos homens.
Em seguida iniciámos a construção coletiva de uma floresta, depois da intervenção positiva da sociedade na recuperação das nossas matas, após os fogos que assolaram o país nos últimos meses.
Realizámos a ginástica.
Realizámos o nosso manual e brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!
14 de NovembroOlá Papás!
Hoje de manhã continuámos a elaboração das árvores com diversas técnicas de expressão plástica, que irão compor a floresta “Moinho de Sonho”. Esta floresta pretende representar o esforço conjunto de todos nós pela reabilitação das nossas matas.
De tarde realizámos o manual.
Tivémos ballet e inglês.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Clean-up time (tempo de arrumar);
-Fun game: vocabulary – mix (good manners) (jogo divertido com vocabulário de “boas maneiras”).
- Review: numbers 1-10 (números).

15 de NovembroOlá Papás!
No seguimento da história “ A floresta de água”, realizámos o registo gráfico (desenho) da paisagem antes e depois dos fogos, que os HOMENS provocaram, explorando as consequências da destruição da floresta para os seres humanos e animais.
Realizámos a ginástica e a informática.
De tarde elaborámos o nosso manual e brincámos livremente.
Os Colibris!!!

16 de Novembro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Grover goes to school (O Gualter vai para a escola);
- Vocabulary: school objects (objectos da escola);
- Fun game: in line for the throw (alinhar para atirar) (jogo divertido com vocabulário de “escola”).

20 de NovembroOlá Papás!
Iniciámos a manhã com a nossa reunião matinal, aproveitando para contar como foi o nosso fim-de-semana. Após ouvirmos todos os colegas, realizámos o registo gráfico e escrito do fim-de-semana.
Após terminarem o registo realizámos em pequenos grupos um jogo de sala “Mini Luk” onde treinámos capacidades tais como persistência, concentração e memorização.
Em seguida fomos para a ginástica e alternámos com as sessões de informática.

Os Colibris!!!
21 de NovembroOlá Papás!
No decorrer das últimas duas semanas temos estado a trabalhar o corpo humano. Já falámos acerca do esqueleto, do sistema digestivo e ainda do sistema respiratório. Para que possamos recordar e registar as nossas aprendizagens realizámos coletivamente o registo do sistema digestivo, utilizando vários materiais. Aproveitámos para recordar as funções de cada um dos orgãos e o percurso que os alimentos fazem no decorrer do sistema digestivo.
Terminámos a manhã a realizar os manuais de sala, enquanto os amigos frequentavam a natação.
Iniciámos a tarde com o ballet e em seguida o inglês.
Terminámos a ficha do manual explorado hoje e brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: What does Santa Claus wear? (O que veste o Pai Natal);
- Story: “Don’t cry Big Bird” (Não chores Poupas amarelo);
- Theme (tema): We’re all different and that’s ok (somos todos diferentes e não faz mal);
- Vocabulary: adjectives (big small short tall thin fat, etc);
- Fun game: go to the clothes (jogo rápido de introdução ao vocabulário de roupa).

22 de NovembroOlá Papás!

Como temos vindo a demonstrar cada vez mais interesse nos números, hoje estivemos a realizar um jogo de adição e subtracção. Neste jogo tivemos oportunidade de experimentar de forma lúdica as operações aritméticas adição e subtracção, utilizando diferentes círculos de madeira assim como os símbolos aritméticos para o efeito.
Depois de realizarmos o jogo, realizámos o registo das operações no nosso caderno de sala.
Realizámos a ginástica e a informática.
De tarde fomos para o judo e terminámos os registos da manhã.
Brincámos livremente na sala.

OS Colibris!!!


23 de NovembroOlá Papás!

Hoje como era dia de fotos, emprestámos a nossa sala para o efeito e ficámos durante a manhã no refeitório. Como estávamos mais pertinho do canto da informática passámos a manhã a realizar de forma livre os jogos e atividades que mais gostamos de trabalhar nas aulas de informática. Estivemos também a realizar alguns jogos de encaixe e a fazer desenhos.
De tarde fomos ao ballet e inglês.
De regresso à nossa sala aproveitámos para brincar livremente.

Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************


- Activity: What does Santa Claus wear? (O que veste o Pai Natal) – part 2: colour + piece of clothing (ex. red trousers, black boots);
- Story: “Mr Croc up and down”: big/small, happy/sad, up/down, hot/cold, close/open (opostos);
- Activity: Sesame street characters (short tall thin fat) + like/don’t like (introduction);
- Fun game: go to the clothes (jogo rápido de introdução ao vocabulário de roupa).

24 de NovembroOlá Papás!

Hoje como a nossa sala se mantém ocupada com a sessão das fotos de natal, ficámos novamente no refeitório a trabalhar durante a manhã. Estivémos a realizar o nosso caderno de sala, recordando as operações de adição e subtração e ainda aproveitámos para mais um momento de informática.
De tarde realizámos o judo e brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!
27 de NovembroOlá papás!

Hoje depois da nossa reunião matinal, onde tivemos oportunidade de falar acerca das novidades do nosso fim-de-semana, aproveitámos também para terminar a história que o nosso amigo S. nos tinha trazido. “ A Matilde está careca” é uma história linda e enternecedora, que ajuda a desmistificar o cancro infantil. Fala-nos de um menino, o Pedro que arranja uma amiga nova e que entretanto a vê desaparecer durante um período de tempo, ele descobre que ela tem uma doença chamada cancro. A história narra as visitas desse menino ao IPO para visitar a amiga, de onde ela sai depois de curada.
A história provocou alguma curiosidade e surgiram várias questões, que em grande grupo tentámos responder. Como na história existem várias referências ao corpo, às doenças, aos vírus, às bactérias, ao sistema imunitário, etc. aproveitámos que a nossa amiga L. tinha trazido um livro sobre o corpo humano e fomos explorá-lo procurando resposta para as nossas questões e dúvidas.
Ainda da parte da manhã realizámos a ginástica e a informática.
Iniciámos a tarde com a música, onde já aprendemos novas canções de Natal, para celebrar a quadra natalícia que se aproxima.
Brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!

28 de NovembroOlá Papás!

Com a chegada da época natalícia, iniciámos hoje em sala a construção de um calendário do advento. Este calendário terá em cada dia uma atividade a desenvolver quer em sala, quer no fim-de-semana quando estivermos em família.
Realizámos os manuais de sala.
De tarde tivemos o ballet e o inglês.

Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************


- “Magic” book: gallop (galope) – movement (jump / swim / walk / fly) (identificar o movimento);
- Story: I don’t want to have a bath (não quero tomar banho);
- Activity: vocabulário do corpo humano (2 eyes, 1 mouth, etc);
- Christmas song: jingle bells chorus (refrão do Jingle bells).
29 de Novembro
30 de Novembro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Puppy’s first Christmas (O primeiro Natal do cachorrinho);
- Activity: vocabulário do corpo humano – mais alargado (2 feet, 10 fingers, etc);
- Game: The telephone game (aka “chinese whispers”) (telefone estragado).
04 de Dezembro
05 de Dezembro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Where’s Spot? (Onde está o Bolinha?);
- Vocabulary: in / out (dentro / fora);
- Activity: fun game with hoops and directions (in, out, dance, fly, sleep, jump, sing, swim, run, etc) – major review from actions (revisão maior das acções);
- Game: “chinese whispers” (telefone estragado), 2nd attempt.

07 de Dezembro
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: guided language production from AVS (audio-visual stimulation):
• Short Video 1: Shaun the sheep - Abracadabra (A ovelha Choné - Abracadabra);
• Short Video 2: Shaun the sheep - Hiccups (A ovelha Choné - Soluços);
- Activity: Where is the small girl? (actividade divertida em grupo de procura de objecto) – introduction to location vocabulary (início do vocabulário de localização);
12 de Dezembro
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Love monster (“amor monstro”) – funny story to review vocabulary;
- Activity: Let’s remember (produção guiada de vocabulário).


Dear parents, grandparents, carers,
Due to my Holidays, the class on Thursday the 21st will be moved to Monday the 18th at 9h30
The class on Tuesday the 19th will be held at the same schedule.

Carla Martinho


Caros pais, avós, educadores/cuidadores,

Devido às minhas férias e, a meu pedido, a aula de Quinta dia 21 será passada para Segunda dia 18 às 9h30.
A aula de terça dia 19 irá decorrer no horário normal.

Obrigada,

Carla Martinho
14 de Dezembro******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Love monster (“amor monstro”) – funny story to review vocabulary;
- Activity: Let’s remember (produção guiada de vocabulário).


Dear parents, grandparents, carers,
Due to my Holidays, the class on Thursday the 21st will be moved to Monday the 18th at 10h
The class on Tuesday the 19th will be held at the same schedule.

Carla Martinho


Caros pais, avós, educadores/cuidadores,

Devido às minhas férias e, a meu pedido, a aula de Quinta dia 21 será passada para Segunda dia 18 às 10h.
A aula de terça dia 19 irá decorrer no horário normal.

Obrigada,

Carla Martinho