Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 5 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
28 de Junho 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Mr. Croc ready to go” (Partida, largada, fugida);
- Activity: You tell the story3 – “Patty cow’s tractor” (as crianças contam a história – revisão de conteúdos.
- Vocabulary game: FAST pass the ball (jogo de revisão de vocabulário – produção livre).

-----
CONSIDERAÇÃO FINAL DE ANO LECTIVO:

Neste último ano de partilha da Língua Inglesa com as crianças estas continuam a mostrar-se receptivas e interessadas.

Respeitando os desenvolvimentos individuais, o objectivo continua a ser o de fomentar o interesse e agrado pelo Inglês potencializando a continuação da aprendizagem não só pela manutenção do reconhecimento e produção de sonoridades e ritmos específicos como pela associação de experiências agradáveis ao contexto de aprendizagem.

Nesta última fase, espera-se da parte das crianças um reconhecimento e alguma produção da língua mas também criatividade na sua combinação, percepção de padrões linguísticos e utilização livre em sala de aula (com muitas capazes mesmo de a usar fora do contexto de aula) continuando assim o caminho para uma evolução quase natural da aquisição da mesma.

Este é o mais um passo importante num caminho que se pretende agradável, interessante e capaz de responder a novos desafios.

Mas agora o tempo é de Happy Summer Holidays.

E não se esqueçam Keep English in your lives :-).

Teacher Carla S. M. Martinho



26 de Junho 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Video: "Shawn the sheep - Ewe've Been Framed" (miopias e outras avarias);
- Activity: You tell the story2 – “Quacky duck’s plane” (as crianças contam a história – revisão de conteúdos.

25 de Junho 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Miss happy” (A senhora contente).
- Activity: You tell the story1 – “Splashy dolphin’s boat” (as crianças contam a história – revisão de conteúdos.
- Vocabulary game: pass the ball (jogo de revisão de vocabulário – produção livre).

22 de Junho 2018Olá Papás!

Ensaios e preparativos para a festa de Final de Ano.

Judo

Os Colibris!!!
21 de Junho 2018Olá Papás!

Ensaios e preparativos para a festa de Final de Ano.

Ballet e Inglês

Os Colibris!!!
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Mr. Tickles” (O Sr. Cócegas) – conteúdo quase totalmente em Inglês;
- Story: “We’re different, we’re the same” (Somos diferentes, somos iguais).


Caros pais/educadores,

Haverá a 2ª de 2 aulas de compensação no dia 25 de Junho às 10h - 5 anos.



20 de Junho 2018Olá Papás!

Ginástica

Ensaios e preparativos para a festa de Final de Ano.

Judo

Os Colibris!!!
19 de Junho 2018Olá Papás!

Ensaios e preparativos para a festa de Final de Ano.

Ballet e Inglês!

Os Colibris!!
******************** ENGLISH CLASS ********************


- Worksheet: “Monte Selvagem”;
- Class discussion: “What were the animals like?” (como eram os animais?)

18 de Junho 2018Olá Papás!
Tivémos ginástica.
Ensaios e preparativos para a festa de Final de Ano.
Tivémos aula de Judo hoje uma vez que o professor irá faltar no próximo dia 29 de Junho.
Sessão de Música.
15 de Junho 2018 Olá Papás!

Hoje de manhã estivémos realizar o registo do passeio ao Monte Selvagem.
Ensaiámos para a festa de Final de Ano.
De tarde tivémos judo.
Brincámos livremente com os brinquedos de casa.

Os Colibris!!!
14 de Junho 2018Passeio Dia da Criança - Monte Selvagem
13 de Junho 2018Olá Papás!

Hoje de manhã tivémos novamente aula de ginástica com a Sandra.
Em seguida realizámos um pequeno arraial na sala para comemorar o dia de Santo António.
Ensaiámos para a festa de Final de Ano.
De tarde tivémos Judo.
Brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!
12 de Junho 2018Olá papás!

De manhã estivémos a realizar uma ficha de matemática.
Terminámos a manhã a realizar os ensaios para festa de final de Ano.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “I can do it” (eu consigo);
- Game: “Choose the animals” (escolhe os animais);
- Class discussion: “What animals will I see?” (que animais irei ver?) – Continuação dos conteúdos para o passeio escolar.


11 de Junho 2018Olá Papás!
Hoje como o professor Vítor está a faltar, a Sandra dinamizou a aula de Ginástica.
No final da manhã realizámos os ensaios para a festa de Final de Ano.
De tarde tivémos a sessão de música.

Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “I can trick a tiger” (consigo enganar um tigre) – Início dos conteúdos para o passeio escolar a um parque natural;
- Game: pair work – vocabulary: school (jogo a pares, vocabulário da escola).
08 de Junho 2018Olá Papás!

Hoje aproveitámos a manhã para finalizar alguns trabalhos.
Brincámos livremente com os brinquedos de casa.
De tarde tivémos Judo. E brincámos livremente na sala.
07 de Junho 2018Olá Papás!

Como tema da nossa festa este ano é o Festival da Canção, na sala dos Colibris estivémos a visionar algumas canções que fizeram parte do passado deste festival e que representaram Portugal. O grupo acolheu com entusiasmo a proposta.
Terminámos a manhã nos ensaios.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Floppy and the old tree stump” (Floppy e o tonco de àrvore);
- Game: The worm game (o jogo da minhoca) – jogo divertido num contexto 100% em língua inglesa.


Caros pais/educadores,

Haverá uma aula de compensação no dia 11 de Junho às 10h - 5 anos.


Obrigada,

Teacher Carla Martinho

06 de Junho 2018Olá Papás!

Hoje tivémos ginástica de manhã e finalizámos alguns trabalhos.
Ensaiámos para a festa.
De tarde tivémos judo.

Os Colibris!!!
05 de Junho 2018Olá Papás!

A nossa festa de final de ano aproxima-se e hoje tivémos uma reunião de Colibris - os finalistas onde falámos sobre o que vamos fazer e a importância desta festa para nós meninos e para as nossas famílias.

Iniciámos os ensaios da festa.
De tarde tivémos inglês e ballet.

Os Colibris!!!
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Grover’s bad dream” (O pesadelo do Gualter);
- Game: pair work – verbs (jogo a pares, verbos).


04 de Junho 2018Olá Papás!

Iniciámos o nosso dia a contar sobre o nosso fim-de-semana. Em seguida realizámos o registo gráfico.
Realizámos a aula de ginástica em alternância com a aula de judo (compensação da do dia da criança).
De tarde tivémos a aula de música e realizámos os cadernos de sala.

Os Colibris!
01 de Junho 2018Comemoração do Dia Mundial da Criança 🙂 !!!
31 de Maio 2018Feriado
30 de Maio 2018Olá Papás!

Hoje iniciámos o nosso dia com um livro sobre o direito das crianças, estivémos a explorar o assunto e cada um de nós pensou e partilhou com os colegas um direito que gostava de ter.
Em seguida tivémos a aula de ginástica alternada com a informática.
de tarde tivémos judo.
Estivémos a trabalhar nos cadernos de sala.

Os Colibris!!!
29 de Maio 2018Olá Papás!

Hoje de manhã iniciámos a elaboração da nossa prendinha para o dia da crianças.
Estivémos a trabalhar nos nossos cadernos.

De tarde tivémos ballet e inglês.

Os Colibris!!!
28de Maio 2018Olá Papás!

Recordámos o nosso fim-de-semana.
Em seguida estivémos a realizar os nossos manuais.
Tivémos a aula de ginástica e aula de informática.
De tarde tivémos música e brincámos livremente.

Os Colibris!!!
24 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje aproveitámos e porque surgiu uma dúvida sobre as formas geométricas para recordá-las. Para tal explorámos um poema sobre as mesmas e no fim realizámos uma ficha registo, que tinha também como objetivo o preenchimento correto de uma tabela de dulpa entrada.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Finalizámos os trabalhos da manhã.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Spot says goodnight” (Boa noite Bolinha);
- Memory game: food vocabulary (jogo de memória – vocabulário alimentos).

23 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje estivémos a explorar a lengalenga/ trava-língua “ o Rato Roeu”, com o objetivo de trabalhar a letra R. Esta é uma forma divertida de treinar a fonologia da letra R. Explorámos a lengalenga (falar baixinho, falar alto, sussurrar, etc.) e ainda fizémos um campeonato de quem terminava primeiro a lengalenga.
Iniciámos o registo da lengalenga.
Terminámos a manhã com a sessão de ginástica.
De tarde tivémos judo.
Continuámos o trabalho iniciado de manhã e brincámos livremente.
Os Colibris!!!
22 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje demos continuidade ao trabalho alusivo ao dia da criança.
Estivémos a trabalhar nos nossos manuais e a “escrever” as fitas para os nossos amigos.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Bert and Ernie go on a journey” (O Egas e o Becas fazem uma viagem);
- Game: transports roundabout (transportes).

21 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje iniciámos o dia a recordar o nosso fim-de-semana. Em seguida iniciámos o trabalho alusivo ao dia da criança.
Mais tarde voltámos a reunir para falarmos sobre a nossa festa de final de ano e como ela é importante para o grupo dos Colibris. Estivémos a definir as apresentações e iniciámos os ensaios.
No final da manhã tivémos a nossa aula de ginástica e estivémos a trabalhar nos nossos manuais.
De tarde tivémos a sessão de música.
Hoje temos uma amiga que faz anos e por isso o lanche será especial... vamos cantar-lhe os parabéns!!!

Os Colibris!!!
15 de Maio 2018******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Make a wish” (pede um desejo);
- Game 1: Fast vocabulary drill with ball (jogo rápido de vocabulário);
- Game 2: Actions – variation on “Simon says” (rounds de 2 alunos cada com um outro a designar acções).


ATENÇÃO:
Gostaria de informar os encarregados de educação que no próximo dia 17 de Maio, por impossibilidade minha, não haverá aula de Inglês. Essa aula será compensada assim que possível.

Cumprimentos,

Carla Martinho
10 de Maio 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Poor old rabbit” (coitadinho do coelhinho);
- Fast vocabulary games.
8 de Maio 2018******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Treasure” (tesouro);
- Fast vocabulary games.
7 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje começámos o nosso dia da melhor forma, recebemos em sala as nossas mamãs, que vieram comemorar o seu dia connosco. Às mães foi pedido que terminassem o registo alusivo à mãe, que nós já tinhamos começado... e as mamãs revelaram-se umas artistas. Terminámos o convívio com um pequeno lanche.
Em seguida retomámos o nosso tema da preservação da natureza – reciclagem e estivémos a visionar um filme informativo sobre o tema, terminámos com a música “Mundo a reciclar” de Filipe Pinto.
De tarde começámos com uma sessão de informática onde foi explorado um jogo de correspondência sobre a reciclagem – cada iten no ecoponto respetivo.
A seguir tivémos a nossa aula de música.
Estivémos a realizar uma ficha do manual alusiva ao tema trabalhado.
Terminámos o nosso dia a brincar no recreio.
Os Colibris!!!
4 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje e porque tivémos uma semana cansativa, tivémos um dia mais livre. De manhã podemos realizar jogos de mesa, brincar livremente pela sala e aproveitar o recreio.
De tarde tivémos judo e aproveitámos novamente o recreio dando as boas-vindas ao bom tempo.
Os Colibris!!!
3 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje inicámos o nosso dia a falar sobre a nossa mãe e para isso contámos com ajuda da história – Coração de Mãe... os cardiologistas e cientistas fizeram uma descoberta que veio espantar o mundo. Ao observarem, com detalhe um coração de mãe descobriram que este orgão não é apenas um músculo que bate sem parar... mas sim um lugar mágico, onde acontecem as mais extraordinárias das coisas.
Depois de explorada a história realizámos um registo gráfico alusivo à mãe e onde podemos registar nuns corações flutuantes as suas caraterísticas não físicas
De tarde tivémos ballet e inglês e continuámos os trabalhos para o dia da mãe.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Worksheet: “Mother’s day” (dia da mãe).
- Fast vocabulary games (jogos rápidos de vocabulário) – Início de revisões/consolidação de conteúdos.

2 de Maio 2018Olá Papás!
Hoje estivémos toda a manhã ocupados com a preparação das surpresas para a mãe: prenda (moldagem e pintura) e postal (colagem e recorte).
Realizámos ainda uma ficha do manual com o tema alusivo à preservação da natureza.
De tarde tivémos judo e continuámos os trabalhos da manhã.
Os Colibris!!!
1 de Maio 2018Feriado
30 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje de manhã estivémos a recordar o nosso fim-de-semana, que para alguns de nós foi prolongado.
Em seguida estivémos a recordar a temática que estamos a trabalhar – preservação da natureza, uma vez que já começaram a chegar à sala os intens pedidos para realizarmos a reciclagem e outras atividades de reutilização do lixo. Durante a exloração do tema, apercebemo-nos que não temos em sala os ecopontos que precisamos para realizar a reciclagem, deste modo, combinámos construí-los.
Terminámos a manhã com a aula de ginástica.
De tarde tivémos a sessão de música e estivémos a preparar umas surpresas para a mamã.
Os Colibris!!!
26 de Abril 2018******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Stardragon”;
- Game: mixed vocabulary (1st – controlled production / 2nd – free production) – jogo de vocabulário devertido com bola, nesta fase em 2 etapas – com produção de linguagem controlada ou livre.
24 de Abril 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

24.04.2018

- Story: “Mr. Rude” (O sr. mal criado);
- Video: “Shawn the sheep – operation Pidsley” (A ovelha Xoné – Operação gato).

23 de Abril 2018Olá papás!
Hoje iniciámos o nosso dia a contar as novidades do fim-de-semana.
No seguimento da conversa, um dos amigos fez um comentário acerca de uma notícia que tinha ouvido no telejornal. Deste modo recordámos uma vez mais os meios de comunicação e combinámos experimentar mais um, desta vez a Carta. Cada criança escreveu uma carta para um amigo, que foi escolhido aleatoriamente. Depois de escrevermos a carta colocou-se o papel no envelope e terminou-se com o selo. Mais tarde iremos ao marco do correio colocar as cartas para seguirem para os amigos.
Em seguida estivemos a observar, explorar e tirar algumas conclusões acerca do crescimento da planta do tomate que havíamos semeado na semana passada, no fim preenchemos o registo de observação da sementeira – O Tomate.
No final da manhã realizámos as sessões de ginástica.
De tarde tivemos música, onde explorámos a canção do dia da mãe e exercícios de dinâmica.
Os Colibris!!!
20 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje de manhã estivemos a finalizar alguns trabalhos de sala.
Realizámos também trabalho individual, utilizando para tal alguns jogos no domínio da v
Terminámos a manhã a brincar com os brinquedos de casa.
De tarde tivemos judo e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
19 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje estivémos a manhã a trabalhar em pequenos grupos: nos nossos cadernos e na (re) produção do quadro – “O Jardim” de Joan Miró.
No final da manhã ainda houve tempo para falar sobre uma nova temática – Preservação do meio ambiente.
De tarde iremos ter ballet e inglês.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

19.04.2018

- Story: “Little Miss stubborn” (A senhora teimosa);
- Game: “Frog you may jump” (jogo divertido com lenga-lenga para treino da sonoridade/ritmo da língua Inglesa);

18 de Abril 2018Olá Papás!
Como temos vindo a falar da Primavera e algumas caraterísticas ligadas à Natureza, a Sandra hoje trouxe-nos um quadro de Joan Miró “ O Jardim”. Estivémos a explorá-lo e a falar sobre o seu conteúdo, as cores, as formas e sobre o que sentimos quando vimos o quadro.
Em seguida foi-nos proposto que (re)criássemos a obra. Deste modo iniciámos as nossas obras de arte.
No final da manhã tivémos a aula de ginástica.
De tarde houve judo e brincámos livremente na sala
Os Colibris!!!
17 de Abril 2018******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “I can do it” (sou capaz);
- Board game (jogo de tabuleiro): Jelly elephants.

16 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje tal como havíamos combinado demos início às nossas sementeiras. A sala dos Colibris irá plantar tomates cherry. Uma vez que a nossa horta é pequena utilizámos uma caixa de ovos por cada duas crianças, ficando deste modo uma pequena horta partilhada.
Primeiro fomos à horta recolher a terra, em seguida voltámos para a sala, plantámos as sementes e por fim regámos.
Em seguida identificámos as pequenas hortas com os nomes dos “agricultores”, responsáveis por cada uma.
No final da manhã tivémos as sessões da ginástica.
No início da tarde iniciámos o registo de observação da nossa sementeira... daqui a 5 dias voltamos a registar as observações, de forma a percebermos as evoluções ocorridas.
Brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!
13 de Abril 2018Olá Papás!
Ainda no seguimento do ciclo do mel estivémos a terminar o registo da receita do nosso Bolo de Mel.
Ainda de manhã colorimos as imagens do ciclo do mel, com o objetivo posterior de as ordenar corretamente.
Terminámos a manhã a brincar com os brinquedos de casa.
De tarde tivémos judo e finalizámos alguns trabalhos.
Brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
12 de Abril 2018Olá Papás!
Depois de ontem termos explorado o ciclo do mel, hoje aproveitámos para explorar a área da culinária confecionando um delicioso bolo de mel. Estas saídas da sala para ambientes diferentes como a cozinha e refeitório, permitem à criança aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades. Nestas sessões é possível estimular a leitura (receita e rótulos), o aumento de vocabulário, etc, o racícionio matemático (contagem de ingredientes, medidas, contagem de tempo) e ainda a coordenação motora (partir ovos, encher e esvaziar, misturar, etc.).
Depois do bolo se encontrar no forno voltámos à sala e esperámos com” paciência” que ficasse cozinhado. No entretanto recordámos a nossa receita(estímulo à memória) e iniciámos o seu registo.
De tarde estivémos a realizar uma ficha de sequência númerica e um labirinto.
Tivémos ballet e inglês.
Na hora da lanche comemos o nosso bolo... estava deliciososo.
Os Colibris!!!



******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Bye-bye time”
- Game: “Doggy doggy where’s your bone?” (cãozinho, onde está o teu osso?).


11 de Abril 2018Olá Papás!

Continuando a exploração da Primavera, ouvimos hoje a história “O Ciclo do Mel”, uma história que nos conta como o mel é feito, através de um grupo de meninos que fazem uma visita com a professora a uma Quinta onde se produz mel. Estes meninos conhecem o Sr. Antero o Apicultor da quinta que lhes explica todo o processo. Depois do conto da história realizámos o reconto, identificámos as personagens e ainda as diferentes fases do processo de fabrico do mel.
No final da exploração da história tivémos oportunidade de observar favos de mel, que a Sandra nos trouxe e provar o mel.
Em seguida iniciámos o registo da história/ciclo do mel através de uma composição plástica.

Finalizámos a manhã com as sessões de ginástica.

De tarde teremos ballet e inglês.

Os Colibris!!!
10 de Abril 2018Olá Papás!

Hoje de manhã estivémos a recordar o ciclo da planta e as partes constituintes da mesma. Como cada um já tinha terminado a sua tarefa relativa à execução do painel iniciámos a montagem do mesmo em sala no nosso cantinho do Conhecimento do Mundo.
Depois de terminado, pensámos em acrescentar quais os cuidados que devemos ter com as plantas para que elas possam crescer fortes e saudáveis e elaborámos deste modo o seu registo.
Ainda no final da manhã iniciámos um trabalho individual sobre as partes que constituem a flor.
De tarde tivémos judo e finalizámos os trabalhos da manhã.
Aproveitámos também para trabalhar o caderno de sala, nomeadadamente na área da matemática: quantidade/número e a adição.

Os Colibris!!!






******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Floppy and the bone” (Floppy e o osso);
- Game: “Doggy doggy where’s your bone?” (cãozinho, onde está o teu osso?).


09 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje depois da conversa para contar as novidades do fim-de-semana/férias, estivémos a recordar e a partilhar com os amigos a história “ O Jaime e as bolotas”. Depois de explorada a história e a sua temática, a Sandra mostrou-nos umas flores, que havia apanhado no exterior do nosso colégio. Estivémos a explorar as mesmas observando-as, sentindo-as e cheirando-as. No fim partilhámos as nossas observações em grande grupo, percebemos que não conhecíamos todas as partes da FLOR e deste modo fomos ao computador pesquisar e encontrámos muitas imagens assim como o nome de todas as partes que constituem a flor.
Em seguida combinámos em grande grupo realizar um painel alusivo ao ciclo da planta: distribuimos tarefas e iniciámos o trabalho(recorte, colagem, desenho, escrita).
Terminámos a manhã com as sessões de ginástica.
De tarde começámos por realizar uma ficha de matemática com um gráfico – realizámos a contagem dos frutos nas árvores e preenchemos com a quantidade correta no gráfico.
Tivémos ainda a nossa sessão de música e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
06 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje de manhã estivémos a trabalhar em pequenos grupos: realizámos jogos de mesa, finalizámos trabalhos e ainda estivémos a realizar composições livres na área da expressão plástica.
Terminámos a manhã a brincar com os brinquedos de casa.
De tarde tivémos judo e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
05 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje continuámos a exploração da história “o Jaime e as bolotas”, estivémos a realizar o registo gráfico do que sucedeu a cada uma das bolotas que foi plantada. Aproveitámos para trabalhar os números ordinais – 1º bolota, 2º bolota, etc.
Terminámos a manhã a explorar a letra N, procurámos diferentes palavras começadas por N, ouvimos o seu som e tentámos sozinhos descobrir outras. Finalizámos com o registo do grafismo do N.
De tarde tivémos ballet e inglês e continuámos o trabalho da manhã.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: "Grover and the new kid" (O novo colega do Gualter);
- Game: “Mixed vocabulary roundabout” (roda de vocabulário).


04 de Abril 2018Olá Papás!
Hoje ouvimos a história “Jaime e as bolotas”, esta história retrata as tentativas de um menino obter uma árvore. Jaime a personagem principal ia plantando bolotas, mas acontecia sempre algo que as impedia de crescer. Foi passando algum tempo e Jaime foi crescendo, até que um dia a bolota germinou, cresceu e tornou-se num grande carvalho, ultrapassando todos os obstáculos. A temática da preservação da natureza também permite a sensibilização das crianças para a necessidade dos comportamentos saudáveis no que respeita ao ambiente e ajuda-as a conhecer as etapas de desenvolvimento de uma semente e a compreender a passagem do tempo.
No final da história, identificámos personagens, realizámos o reconto e explorámos a temática.
Em seguida combinámos em grande grupo, voltar a dar vida à nossa horta semeando algo, os meninos sugeriram que se plantasse árvores, depois de explicado que era difícil as árvores crescerem num espaço tão pequeno, combinámos então semear tomates, que mais tarde podem ser utilizados na nossa salada.
Nesta nossa tarefa iremos precisar da ajuda dos papás, pedimos a todos que tragam uma caixa de ovos de cartão para iniciarmos a nossas sementeiras.
No final da manhã realizámos a ginástica.
De tarde iremos ter Judo e brincar livremente em sala.
Os Colibris!!!
03 de Abril 2018Olá Papás!
Ainda na continuação da planificação de Março, recordámos algumas caraterísticas da primavera e explorámos a metamorfose da Borboleta, através de uma canção. Em seguida realizámos uma sessão de expressão corporal em torno da música trabalhada, imitando partes do processo da metamorfose.
Terminámos a manhã a realizar uma composição de expressão plástica, acerca da Borboleta.
De tarde continuámos o trabalho iniciado de manhã e brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story1: "Goodbye dummy" (Adeus à chucha);
- Story2: “Listening time” (tempo de ouvir).

02 de Abril 2018Olá Papás!

Hoje regressámos ao colégio depois de um fim-de-semana prolongado. Começamos por contar as novidades do fim-de-semana de Páscoa, em seguida fizémos o desenho do mesmo.
Hoje por impossibilidade do professor Vítor de realizar a aula de manhã, a aula de música foi de manhã e a de ginástica de tarde.
Brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!
23 de Março 2018Olá Papás!
Hoje continuámos a exploração da história trabalhada ao longo da semana e aproveitámos para acrescentar aos ovos decorados o nosso animal preferido, e combinámos em grande grupo que à semelhança da história também o nosso animal teria uma estrofe que o carateriza... acho que precisamos da ajuda da familía
Em seguida começámos a elaborar a prendinha da páscoa para a família...será surpresa.
Se tarde tivémos judo e brincámos livremente em sala com os brinquedos de casa.
Aproveito para recordar que na próxima semana irá ocorrer a interrupção letiva da páscoa, como tal não haverá atividades curriculares e extra-curriculares.
Os Colibris!!!
22 de Março 2018Olá Papás!
Hoje iniciámos a nossa manhã a recordar a história “Os Ovos Misteriosos”. Em seguida continuámos a decoração dos ovos misteriosos dos Colibris.
No final da manhã fomos ao teatro, ou melhor, o teatro veio até nós – “A Carochinha”, peça que já todos conhecemos muito bem... gostámos muito e estivémos muito atentos.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Continuámos o trabalho da manhã, a decoração dos ovos.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: "Billy Brownmouse won’t go to school" (O Rato Renato não quer ir à escola);
- Game: “Easter bunny” (Coelhinho da Páscoa - jogo divertido de grupo).
21 de Março 2018Olá Papás!
Iniciámos a nossa manhã com a história – Os ovos misteriosos da Luisa Ducla Soares, é uma história que nos remete para aspetos da vida animal, com a originalidade de se tratar de uma família sui generis no que respeita à sua constituição, embora os diferentes elementos mantenham as suas características próprias, eles aceitam-se na sua diversidade.
Depois de ouvirmos a história, identificámos as personagens e o diversos momentos da ação. Explorámos também o seu conteúdo - a afinidade familiar, o amor de uma mãe que se sobrepõe às diferenças dos diferentes filhos.
Em seguida realizámos um jogo que consistia ouvir Rimas tiradas da história e fazer correponder o animal que faltava.
Terminámos a manhã a realizar o registo da história e a iniciar a decoração de um ovo – um ovo misterioso.
De tarde iremos ter Judo.
Realizaremos uma ficha matemática alusiva ao tema da história – Ordenar os ovos por ordem crescente.
Os Colibris!!!
20 de Março 2018Olá Papás!
No inicio da manhã ainda com todos os colibris em sala falámos um pouco sobre a Primavera, e ouvimos a peça de Vivaldi “ A Primavera”.
Aproveitámos para explorar alguns movimentos corporais ao som da música terminámos com um período de relaxamento.
Em seguida realizámos o desenho acerca da Primavera.
Para finalizar a manhã dividimos o grupo em diferentes tarefas, um grupo foi para os jogos de mesa, outro grupo esteve a finalizar trabalhos, e outro ainda esteve nos cadernos de sala a realizar o registo da letra M. Conforme iam finalizando, iam trocando de grupo.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Game: “Easter bunny” (Coelhinho da Páscoa - jogo divertido de grupo);
- Video: "Snapshot Timmy" (a fotografia do Timmy).
19 de Março 2018Olá papás!
Hoje realizámos a comemoração do Dia do Pai, recebemos os nossos pais logo pela manhã com um pequeno lanche. Em simultâneo os papás iam desenvolvendo a atividade de sala prevista - Quem sou eu? que implicava procurar nos desenhos realizados pelos filhos, em conjunto com a descrição dada pelos mesmos, encontrar-se a si próprio. Em seguida iniciámos a aula de ginástica com os pais, onde foram realizados vários jogos. No fim e porque os pais o merecem, todos receberam uma medalha, como sendo um super pai.
Terminámos a manhã em reunião para planificar a remodelação da nossa biblioteca em sala.
De tarde tivémos música.
Os Colibris!!!
16 de Março 2018Olá Papás!
Hoje de manhã pedimos para brincar com a plasticina, então foi criado o desafio de realizar em plasticina a figura do pai, continuámos a exploração da platicina criando livremente.
Terminámos a manhã a brincar com os brinquedos de casa.
De tarde tivémos judo e brincámos livremente pela sala.
Os Colibris!!!
15 de Março 2018Olá Papás!
Hoje estivémos a trabalhar em pequenos grupos elaborando diferentes atividades: jogos de mesa, realização dos manuais, cadernos de sala.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Os Colibris!!!



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Guess how much I love you” (Adivinha o quanto gosto de ti);
- Worksheet: “father’s day” (dia do pai).


14 de Março 2018Olá Papás!
Hoje de manhã continuámos a exploração das caraterísticas do nosso pai e realizámos o registo das mesmas.
Terminámos as surpresas que temos vindo a preparar para o dia do Pai.
Realizámos a aula de ginástica.
De tarde elaborámos uma ficha de identificação e reconhecimento da palavra PAI.
Tivémos judo e brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!
13 de Março 2018Olá Papás!
Hoje dedicámos a manhã a preparar as surpresas do dia do Pai. Recordámos o poema, que nos fala sobre o que sente um coração de pai e realizámos o desenho da sua figura. Partilhámos com os amigos as caraterísticas do nosso pai.
Em seguida explorámos a palavra PAI, procurando identificar as letras que compõem a palavra. Terminámos a manhã a pintar com stencil utilizando como molde a palavra PAI.
De tarde tivemos ballet e inglês.
Continuámos os trabalhos da manhã e brincámos livremente na sala.

Recordo segundo circular já enviada, que as comemorações do dia do pai serão na próxima segunda-feira de manhã, iremos ter uma surpresa em sala, uma aula de ginástica e um pequeno lanche. Para os pais que não podem estar presentes na hora da ginástica, ao trazerem os filhos de manhã poderão usufruir das restantes atividades planeadas.

Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Camila misbehaves” (Camila porta-se mal);
- Activity: Good / bad behaviour (bom / mau comportamento).
12 de Março 2018Olá Papás!
Hoje iniciámos o nosso dia com um passeio à Biblioteca Artur Martinho Simões na freguesia da Mina de Água, com este passeio pretendemos dar a conhecer aos meninos as caraterísticas de uma biblioteca, o seu funcionamento e ainda a sua utilidade para a comunidade envolvente.
O passeio correu muito bem, começamos por explorar o espaço infantil, em seguida ouvimos uma pequena explicação acerca do funcionamento da biblioteca e conhecemos a mascote da junta de freguesia, uma gotinha de água muito simpática. Em seguida fizémos uma visita guiada aos diferentes espaços onde nos foi explicado a organização e catalogação dos livros.
No final da visita recebemos uma pequena prenda elaborado pelo Sr. João um dos funcionários da Bilblioteca um pássaro em Origami, que na tradição Japonesa significa Sorte, Felicidade e Bonança.
No regresso ao colégio estivémos a explorar o que tínhamos descoberto na Biblioteca.
No final da manhã realizámos a aula de ginástica.
De tarde tivémos música e iniciámos o registo do passeio.
Os Colibris!!!
09 de Março 2018Olá Papás!
Hoje finalizámos as apresentações do TPC- Um Bichinho Diferente. Os nossos bichinhos irão ser expostos no exterior da sala para serem apreciados. Aos pais muito obrigada pela colaboração.
Ainda durante a manhã estivémos a explorar conjuntos numéricos e finalizámos com o registo no nosso caderno de sala, aproveitámos e realizámos também o registo gráfico dos números 1 até 10.
Terminámos a manhã a brincar livremente na sala com os brinquedos de casa.
De tarde tivémos judo e finalizámos as tarefas iniciadas de manhã.
Os Colibris!!!
08 de Março 2018Olá Papás!
Hoje iniciámos a nossa manhã a recordar os meios de comunicação, que havíamos falado ontem e no fim voltámos a elaborar o plano de trabalho para o dia de hoje, em torno deste tema.
No entanto no decorrer da conversa da manhã verificou-se alguma curiosidade acerca do Dia da Mulher, deste modo conversámos um pouco sobre o assunto e combinámos realizar um miminho para a mulher mais importante da nossa vida- a mãe.
No final da reunião realizámos mais umas apresentações do TPC – O Bichinho diferente.
Terminámos a manhã a realizar um trabalho de identificação dos meios de comunicação.
De tarde tivemos ballet e inglês.
Continuámos os trabalhos da manhã e brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “I want cuddles” (Quero miminhos);
- Game: Vocabulary circle with balloon (jogo de produção livre de vocabulário;
- Game: Actions – change places (in pairs with even more words) – jogo divertido a pares de revisão de acções.


07 de Março 2018Hoje iniciámos o tema – Os meios de comunicação, com o objetivo de valorizar a importância destes na troca de mensagens entre as pessoas.
Neste tema, tão importante como dar a conhecer a variedade de meios de comunicação existentes é aproximar e habilitar as crianças para a sua utilizaçao nos níveis iniciais.
Deste modo iremos fomentar a comunicação entre as próprias crianças e entre as crianças e a família, utilizando alguns dos meios de comunicação trabalhados.
O primeiro meio de comunicação que experimentámos foi a internet. Todos nós enviámos com alguma ajuda um mail aos nossos pais. Foi bem divertido, sobretudo quando começamos a receber as respostas.
Ainda no final da manhã continuámos as apresentações do TPC - Um bichinho diferente.
De tarde iniciámos a exploração da letra M, recorrendo a alguns jogos de palavras e sons.
Tivémos judo e brincámos livremente na sala.

Os Colibris!!!

06 de Março 2018Olá Papás!
Hoje continuámos o trabalho acerca do dia do pai, explorando o livro dos corações. Estivémos a descobrir como é o coração de pai, através do poema presente no livro. Depois de explorado o tema do poema, aproveitámos ainda para brincar com as rimas, muito presentes nesta representação escrita – Poesia.
Terminámos a manhã a realizar trabalho individual e a brincar livremente em sala.
De tarde tivemos ballet e judo e trabalhámos nos nossos cadernos.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Hugless Douglass” (Quem dá um abraço ao Martin);
- Activity: Bear you may run – jogo em grupo para estimular o ritmo e a sonoridade da Língua Inglesa;


05 de Março 2018Olá Papás!
A ida à biblioteca que estava agendada para hoje foi cancelada, devido ao mau tempo. Ficou reagendada para a próxima segunda-feira dia 12 de Março.
Durante a manhã iniciámos uma pequena surpresa para os pais, uma vez que o dia do pai se aproxima. Mas como é surpresa não podemos contar nada… apenas que nos vamos divertir muito, pai e filho(a).
Realizámos a ginástica e a informática.
De tarde começámos a tarde com a sessão de música.
Realizámos os nossos cadernos de tarde e brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!


02 de Março 2018Olá Papás!
Hoje estivemos a finalizar alguns trabalhos iniciados em sala.
Em seguida recordámos a letra D, recorrendo a jogos de palavras e por fim trabalhámos a caligrafia da letra D nos nossos cadernos.
Terminámos a manhã brincando com os brinquedos de casa.
De tarde tivemos judo e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
01 de Março 2018Olá Papás!
Hoje estivémos a realizar uma pintura com base no trabalho desenvolvido pelo pintor Miguel Ângelo, ou seja, as suas maiores obras encontram-se nos tetos de vários edifícios emblemáticos. Para poder ter a mesma sensação,que o pintor tinha ao pintar os tetos, realizámos as nossas pinturas debaixo da mesa. Foi bem divertido e difícil ao mesmo tempo.
Se quiserem ver as nossas obras espreitem o nosso teto.
De tarde realizámos os cadernos de sala e tivemos ballet e inglês.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: Building an ice cream (objectivos: rever cores e treinar functions (ex. what colour do you want?);
- Game: Dino you may run jogo em grupo para estimular o ritmo e a sonoridade da Língua Inglesa;
- Actions: Change places (in pairs) – jogo divertido a pares de revisão de acções.
28 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje ouvimos a história “EU CONSIGO!”, um livro que incentiva a autonomia e estimula a autoestima. Explorámos os diferentes momentos da história, identificando as personagens e as situações que retratavam, fazendo o paralelismo com o nosso dia-a-dia. Estes estímulos são importantes para que a criança cresça decidida, segura, com iniciativa e independente.
Depois de explorada a história estivemos a praticar o atar dos atacadores, abotoar os botões e fechar os fechos éclair.
De tarde tivemos judo.
Realizámos ainda um jogo de rimas e finalizámos com o seu registo.
Os Colibris!!!
27 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje estivemos a manhã dedicados à contagem dos números e sua identificação, terminando a manhã a realizar algumas operações de adição, utilizando para tal uns carimbos de números, uma situação lúdica que auxilia a aprendizagem. Isto porque o desenvolvimento inicial do cálculo em crianças é simultâneo com as competências de contagem.
De tarde tivemos ballet e inglês.
Realizámos os cadernos de sala e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Game: Roundabout - transports (vocabulário: transportes);
- Story: "I want to go home" (O poupas amarelo vai de férias);

26 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje aprendemos o poema “ O Bichinho Diferente”, que nos fala sobre o abecedário. Através deste poema pretendemos de uma forma lúdica continuar a despertar na criança o interesse e curiosidade acerca das letras. Depois de ouvirmos o poema estivémos a explorar cada uma das letras presentes nas patinhas do bichinho, procurando encontrar palavras começadas pelas mesmas.
Aproveitámos a exploração das letras e iniciámos a ficha de grafismo e identificação da letra L.
De tarde tivémos a sessão de música e continuámos o trabalho da manhã.
Na hora do lanche comemos um delicioso bolo que o amigo F. nos trouxe... estava uma delícia... muito obrigado F.
Os Colibris!!!
23 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje estivémos a explorar a letra D, realizando jogos de palavras começadas pela letra D. Realizámos a ficha de grafismo e identificação da letra D.
Continuámos a ilustração dos separadores para os nossos dossiers dos trabalhos, assim como o arquivo dos mesmos.
De tarde tivémos judo e brincámos livremente na sala com os brinquedos de casa, uma vez que, à sexta é o dia do brinquedo.
Os Colibris!!!
22 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje de manhã estivémos a trabalhar nos dossiers de sala, ilustrando os separadores dos mesmos.
Estivémos a realizar trabalho individualizado, com o auxílio de alguns jogos de lógica da nossa sala.
Ainda realizámos a aula de judo de reposição.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “The wolf who loved himself too much” (o lobo que se achava o maior);
- Song: The itsy bitsy spider (with flashcards);
- Game: Actions – change places (in pairs) – jogo divertido a pares de revisão de acções.
21 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje dedicámos a manhã aos jogos de tabuleiro, que são de extrema importância na aprendizagem. Ajudam a exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e a criatividade. Auxiliam na área cognitiva e também na questão disciplinar.
As regras bem definidas de cada jogo colaboram para criar o hábito de atenção às regras de forma geral, porque a criança sem se aperceber torna-se mais disposta a cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro. Outro fator importante nos jogos é que as crianças aprendem a competir de forma saudável.
No final da manhã fomos para a ginástica e alternámos com uma sessão de Bingo, que nos ajuda de forma lúdica a conhecer os números.
De tarde tivémos judo e realizámos uma ficha de trabalho alusiva aos tamanhos.
Os Colibris!!!
20 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Hoje estivémos a explorar a nossa destreza manual ao aprender a atar os atacadores. Começámos por realizar um pequeno sapato onde colocámos um atacador. Depois ouvimos uma lengalenga em inglês, que nos ajuda a entender os passos para atar os atacadores, utilizando o método “Orelhas de Coelho” – He has two ears, he´s got crossed eyes, he picks his nose, and he pulls his ears. Depois de algumas tentativas alguns de nós conseguiram... mas precisamos de muito treino 
Estivémos ainda a trabalhar nos nossos cadernos realizando operações de adição.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Kipper’s monster” (Kipper e o monstro);
- Game: picture dictionary – review (revisão de vocabulário).
19 de Fevereiro 2018Olá Papás!
Sabendo da importância que as fábulas têm na aprendizagem das crianças, na medida em que ao ouvirem uma fábula elas têm oportunidade de refletir sobre as suas atitudes e valores, hoje aproveitámos e explorámos a fábula “ A cegonha e a raposa”.
Após ouvirmos a fábula, realizámos o reconto e identificação das personagens e de uma forma espontânea e livre chegámos à moral da fábula sozinhos.
Em seguida estivémos a realizar o desenho da história.
No fim da manhã fomos para a ginástica.
Em pequeno grupo no âmbito da fábula trabalhada estivémos a realizar experiências, que nos permitiram comparar volumes e quantidades contínuas de forma a construir e compreender o conceito de conservação das quantidades.
De tarde tivémos música e trabalhámos nos cadernos de sala.
Os Colibris!!!
15 de Fevereiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: It’s not fair (não é justo);
- Game: memory game - clothes (jogo da memória – roupa) with more cards.

13 de Fevereiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************
- Activity: Making a carnival mask (fazer uma máscara de carnaval);
- Video: Shawn the sheep – party animals (A ovelha choné – baile de mascaras) – Carnival vocabulary review (revisão do vocabulário de Carnaval).

08 de Fevereiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Mr. Men go to the zoo (a ida ao zoo);
- Game: memory game - food (jogo da memória - comida);

06 de Fevereiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: The wolf who wanted to change his colour (o lobo que queria mudar de cor);
- Game: memory game - clothes (jogo da memória - roupa);

01 de Fevereiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Video 1: Shaun the sheep – Washday (A ovelha choné – dia de limpezas);
- Video 2: Shaun the sheep – Helping hound (cão robot);
(To identify vocabulary and vary stimuli to the language production – para identificar vocabulário e variar estímulos à produção de linguagem).
30 de Janeiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Grover’s lucky jacket (o blusão da sorte do Gualter);
- Game 1: vocabulary roundabout with clothes (“rotunda” de roupas);
- Game 2: what’s missing? (3 cards to 7 cards - clothes).
29 de Janeiro 2018Olá Papás!
Iniciámos o nosso dia recordando o fim-de-semana. No decorrer de um dos relatos a Sandra apercebeu-se que ainda fazíamos confusão na identificação da direita e da esquerda. Deste modo iniciámos em sala um jogo lúdico, cantarolando ao mesmo tempo uma canção que nos ajudou nesta identificação.
Em seguida realizámos a impressão das nossas mãos, a esquerda e a direita.
Fizémos a ginástica em alternância com a informática.
Depois de um tempo de recreio em que aproveitámos o solinho, iniciámos a nossa tarde com a música.
Continuámos o trabalho de decalque de mãos e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
25 de Janeiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: Group review of mixed vocabulary;
- Vocabulary: clothes (roupa);
- Game 1: vocabulary roundabout with clothes (“rotunda” de roupas);
- Game 2: throw at the picture (jogo rápido para consolidação de novo vocabulário).
23 de Janeiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: A Monster’s morning (review routines);
- Story: Tyrannosaurus Rex The King of the Dinosaurs (T-Rex o rei dos dinossauros) – história divertida para relembrar vocabulário;
- Game1: I like + n;
- Game 2: What’s missing? (qual falta?).

19 de Janeiro 2018Olá Papás!
Durante a manhã estivémos a finalizar alguns trabalhos em sala e a realizar o nosso manual.
No final da manhã e já com os amigos da natação em sala estivémos a ouvir a história “ Ovelhinha dá-me lã”, uma história em verso que aborda uma relação de amizade e partilha entre um menino e uma ovelha. Sendo que, a ovelha dá lã ao menino para que este possa confeccionar as peças de vestuário quentinhas para usar no Inverno e no fim o menino decide dividir a lã e confeccionar também umas peças para a ovelha.
Esta história será o ponto de partida para o trabalho da próxima semana.
Aproveito para informar que para a semana estarei de férias, sendo que a Ana acompanhada de outra colega irá assegurar a rotina e a planificação prevista.
De tarde tivémos Judo e brincámos com os brinquedos de casa.
Os Colibris!!!
18 de Janeiro 2018Olá Papás!
A nossa manhã foi dedicada à exploração da água. Começamos por realizar uma experiência- O copo que não se entorna, todos tivémos oportunidade de ser verdadeiros cientistas e experimentar o procedimento da experiência, observando no final os resultados. Para a maioria de nós esta experiência mais parecia magia do que ciência... foi bem divertido.
No decorrer da experiência fomos registando os resultados esperados e aqueles que foram observados e todos demos uma explicação para o sucedido.
Em seguida tivémos ainda oportunidade de conhecer e experimentar os três estados físicos da água :sólido(explorando um bloco de gelo); liquído (enchedo e vazando seringas ; e gasoso( observando e sentido o vapor de um jarro elétrico).
De tarde tivémos ballet e inglês.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

18.01.2018

- Game: “Food” (Review vocabulary + new words (revisão e expansão gradual de vocabulário);
- Estruturas: “I” (eu), “you” (tu, vós);
- Início de estruturas: “I like + noun”.
17 de Janeiro 2018Olá Papás!
Hoje a manhã iniciou-se a recordar o que havíamos aprendido sobre o ciclo da água, recordando as diferentes etapas do mesmo.
Em seguida fomos trabalhar no nosso manual.
Realizámos a ginástica em alternância com a informática.
De tarde estivémos a fazer o nosso caderno de sala, continuando a exploração da letra O.
Realizámos o Judo e brincámos livremente na sala.
Os Colibris !!!
16 de Janeiro 2018Olá Papás!
Hoje continuámos o nosso trabalho sobre o ciclo da água terminando o painel coletivo.
Em seguida falámos sobre a importância da água na vida dos seres humanos, e quais as suas utilidades. Por fim visionámos um filme que nos mostrava a importância de poupar água, para que não falte no futuro.
Terminámos a manhã a registar as utilidades da água.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Trabalhámos nos nossos cadernos e brincámos livremente na sala.
Os Colibris !!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Role-play: “At the restaurant” (no restaurante):
1) Review vocabulary + new words (revisão e expansão gradual de vocabulário);
2) Question structures: “Is it good/bad?” (estrutura básica de perguntas);
3) Expressing preference and why (expressar preferência).
15 de Janeiro 2018Olá Papás!
Hoje iniciámos o nosso dia com um novo tema em sala – O Inverno, e não podemos falar do Inverno sem fazer referência à chuva. Para dar início ao tema ouvimos a história “ Gotinha de água”, que nos retrata o ciclo da água. Depois de terminada a história, identificámos as personagens e os diferentes momentos de ação, fazendo ao mesmo tempo a associação com as diferentes etapas do ciclo da água.
Em seguida realizámos o desenho da história. E em grande grupo iniciámos a elaboração de um painel alusivo ao ciclo da água.
Realizámos a ginástica em alternância com a informática.
De tarde estivémos a explorar a letra O e realizámos a ficha correspondente.
Tivémos música e brincámos livremente na sala
Os Colibris!!!
12 de Janeiro 2018Olá Papás!
Hoje realizámos uma pintura com pincel e estivémos a finalizar alguns trabalhos em sala.
De tarde estivémos a fazer trabalho individual com o auxílio do Jogo Mini Luk, um jogo que nos permite brincar e aprender ao mesmo tempo em diferentes áreas: perceção visual, memória, concentração, pensamento crítico, competências linguísticas e matemáticas.
Realizámos o Judo e brincámos livremente em sala.
Os Colibris!!!
11 de Janeiro 2018Olá Papás!
A nossa manhã foi dedicada aos blocos lógicos, material matemático que auxilia o exercício da lógica, o raciocínio abstrato, nas relações de correpondência e classificação.
Segundo Piaget, “a aprendizagem na matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático”. No caso dos blocos, o conhecimento físico acontece quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)”.
Depois de vários exercícios realizados, fizémos o registo de 2 desses exercícios.
Da parte da tarde realizámos o ballet e o inglês e estivémos a trabalhar no nosso caderno.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Game1: “What’s that animal?” - introdução de mais vocabulário de animais com cruzamento de vocabulário anterior (ex: “Horses are big”, “Foxes are very fast”, “Do you have a dog?”, etc);
- Game 2: “Guess the animal” (jogo de mímica divertido para grupo);
- Game 3: “Choose the animal” (jogo divertido com acessórios – mini-carro, arco, flashcards).
10 de Janeiro 2018Olá Papás!
Iniciámos o nosso dia a explorar um livro sobre o Corpo Humano que um amigo trouxe, da sua observação surgiu muita curiosidade e muitas questões, que em grande grupo foram exploradas.
Depois estivémos a realizar o registo gráfico individual do sistema circulatório, utilizando a técnica pintura com pincel.
Em seguida fomos fazer o nosso manual em alternância com a informática.
Terminámos a manhã a realizar a ginástica.
De tarde realizámos o judo
Brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!
09 de Janeiro 2018Olá Papás!
Como no 1º período não havíamos finalizado o projeto do corpo humano, hoje a nossa manhã foi dedicada a recordar alguns conteúdos aprendidos sobre o assunto e a registar graficamente os que estavam em falta.
De tarde estivémos a realizar no nosso caderno a letra U, de imprensa maiúscula e minúscula.
Realizámos o ballet e inglês.
Os Colibris!!!


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Dogs don’t do ballet” (os cães não fazem ballet);
- Theatre: Don’t + verb (não + v.) (in 2 parts, 1st individual 2nd in group) (reviewing verbs vocabulary – revisão do vocabulário de acções).
08 de Janeiro 2018Olá Papás!
Iniciámos o nosso dia a contar as novidades do fim-de-semana e como passámos o Dia de Reis.
Em seguida fomos fazer o nosso manual em alternância com a informática.
Terminámos a manhã a realizar a ginástica.
Iniciámos a nossa tarde com a música.
Brincámos livremente na sala.
Os Colibris!!!
05 de Janeiro 2018Olá Papás!
Amanhã já é Dia de Reis e para comemorarmos o dia em grande decorámos umas coroas, para celebrar o dia.
Estivémos ainda a realizar o jogo “O Rei manda...”.
De tarde provámos ao lanche um delicioso bolo rei trazido pelo amigo S. e ainda mais uma fatia oferecida pela ICA
Fomos ao Judo.
Os Colibris!!!
04 de Janeiro 2018Olá Papás!
Com aproximação do dia de Reis, conhecemos hoje em sala uma tradição portuguesa que se pratica neste dia - “Comer Romã para ter dinheiro o ano inteiro”. Estivémos a explorar o fruto em sala, cheirando, sentindo e provando. Em seguida e porque a tradição nos fala de dinheiro, fomos buscar a caixa do dinheiro de brincar e estivémos igualmente a explorar: como ganhamos o dinheiro e a sua utilidade. Por fim aproveitámos e ficámos a conhecer os valores das notas e moedas.
Em seguida fomos brincar ao faz-de-conta “Supermercado” e já utilizámos as notas e moedas para comprar os produtos
Realizámos também o registo gráfico e escrito da Romã.
De tarde tivémos ballet e inglês.
Finalizámos os trabalhos da manhã.
Os Colibris!!!

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “It’s easy” (não custa nada) + Theatre: Can I help you? (posso ajudar-te?);
- Game: “fast ball drill “ - game to review vocabulary (not guided) (jogo rápido de revisão de vocabulário livre).
02 de Janeiro 2018******************** ENGLISH CLASS ********************

- Talking about the holidays (falar das férias) – primeira abordagem da “negativa” em Inglês para uma familiarização genérica com a sonoridade (ex. I didN’T go to the cinema).
- Story: “Dog biscuit” (biscoito de cão) – história divertida para rever vocabulário;