Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 4 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
14 dezembro
5.ª feira
Olá papás!

A manhã de hoje foi dedicada ao ensaio geral, de todos os meninos de jardim de infância, para a festa de natal!
À tarde, teremos a festinha de aniversário do J. e as atividades extracurriculares balê e inglês.
Aproveitaremos, ainda, para brincar livremente nas áreas de interesse da sala.


Aviso:
As avaliações relativas ao 1.º trimestre serão enviadas durante o mês de janeiro.
A interrupção letiva do período de natal será de 25 a 29 de dezembro.



Papás e Quebra-Nozes, como vos disse pessoalmente e foi comunicado pela direção, estarei ausente no período previsível de um mês por motivos de saúde.
Desejo-vos a todos um Feliz Natal cheio de miminhos e amor e um excelente Ano de 2018.
Também desejo do fundo do coração que a festa de sábado seja incrível e proveitosa para todos 🙂 !


Um grande beijinho (já com alguma saudade),

Hélia



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Love monster (“amor monstro”) – funny story to review vocabulary;
- Activity: Let’s remember (produção guiada de vocabulário).


Dear parents, grandparents, carers,
Due to my Holidays, the class on Thursday the 21st will be moved to Monday the 18th at 9h30
The class on Tuesday the 19th will be held at the same schedule.

Carla Martinho


Caros pais, avós, educadores/cuidadores,

Devido às minhas férias e, a meu pedido, a aula de Quinta dia 21 será passada para Segunda dia 18 às 9h30.
A aula de terça dia 19 irá decorrer no horário normal.

Obrigada,

Carla Martinho
13 dezembro
4.ª feira
Boa tarde!

No período da manhã, e em simultâneo com a aula de ginástica, concluímos os registos da ida ao teatro.
Também fomos até à garagem ensaiar para a Festa de Natal 🙂 !
À tarde, haverá judo e iremos brincar livremente.
A Fi. também nos irá contar as aventuras que teve com o Pico e este irá passar a próxima semana a casa do Fr..

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
12 dezembro
3.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã com a marcação das presenças, do calendário e do tempo.
Posteriormente, cada Quebra-Noz nomeou o que mais gostou de ver ontem no teatro e realizou o registo icónico.
Também terminámos as árvores de natal individuais e decorámos bengalas para enfeitarmos a árvore da receção.
Houve, ainda, natação.
À tarde, haverá as atividades extracurriculares balê e inglês e iremos ensaiar para a Festa de Natal.
Também realizaremos o presente de aniversário para o J. que fez aninhos ontem.


Aviso:
Relembro os papás que deverão trazer os acessórios para a Festa de Natal até amanhã (os meninos os animais e as meninas a saia de tule vermelha e o laço/gancho/bandolete vermelho).
Os Quebra-Nozes no dia da festa deverão vir vestidos como pedi no documento enviado e entregue (meninos: camisa branca, calças e sapatos escuros e meninas: camisa branca, saia, meias e sapatos escuros).
No sábado, dia da festa, deverão estar no colégio às 9h.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

This was a divided class with 2 main goals:
1) Check autonomy in English;
2) Check individual and group language production;

- Activity1: worksheet – Christmas (to hang on the Christmas tree);
- Activity 2: funny free production game with a ball;
Half the class did activity1 while the other half did activity 2. Then they changed places.


Esta foi uma aula dividida com 2 objectivos principais:
1) Verificar autonomia linguística em Inglês;
2) Verificar a produção de linguagem individual e em grupo.

- Actividade 1: ficha – Natal (para pendurar por exemplo na arvore de Natal);
- Actividade 2: jogo divertido com uma bola.


11 dezembro
2.ª feira
Ida ao Teatro Politeama, assistir à peça "Aladino" 🙂 !
08 dezembro
6.ª feira
Feriado
07 dezembro
5.ª feira
Viva!

Iniciámos a manhã marcando os mapas de sala e ensaiando as canções para o coro da festa de natal.
De seguida, continuámos a elaborar as nossas árvores de natal.
À tarde, como forma de conclusão do tema da alimentação, iremos representar na imagem de um prato os alimentos que mais gostamos de comer ao almoço / jantar.
Também haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.


Avisos:
Papás, a interrupção letiva de natal ocorrerá na semana de 25 a 29 de dezembro, não havendo atividades curriculares e extracurriculares.

Na próxima segunda feira, os meninos de jardim de infância irão ao Teatro Politeama, assistir à peça "Aladino", e por isso devem todos trazer o bibe para levar para o passeio.
Uma vez que esta saída ocorrerá no período da tarde, a aula de música será dada no período da manhã antes da aula de ginástica.

Na 5.ª feira, dia 14 de dezembro, às 11h15, faremos o ensaio geral para a Festa de Natal.

Obrigada.


Bom feriado e bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: guided language production from AVS (audio-visual stimulation):
• Short Video 1: Shaun the sheep - Abracadabra (A ovelha Choné - Abracadabra);
• Short Video 2: Shaun the sheep - Hiccups (A ovelha Choné - Soluços);
- Activity: Where is the small girl? (actividade divertida em grupo de procura de objecto) – introduction to location vocabulary (início do vocabulário de localização);
06 dezembro
4.ª feira
Boa tarde papás!

No período da manhã continuámos com as comunicações dos trabalhos efetuados em família, acerca da alimentação. Convidamos todos a ver a exposição que montámos na nossa sala 🙂 !
Posteriormente, e em simultâneo com a aula de ginástica, ensaiámos as canções para o coro da nossa festa de natal.
À tarde, continuaremos a elaborar as árvores de natal individuais e haverá judo.


Avisos:
A festa de natal está a aproximar-se, é já no próximo dia 16 de dezembro no período da manhã. Dentro dos próximos dias irá circular informativa por parte da direção.

Este ano a nossa festa terá como tema o "Natal no circo", sendo que cada sala representará personagens presentes no circo. Os Quebra-Nozes serão os Mágicos.
Também haverá um coro de natal representado pelos meninos do jardim de infância.

No dia da festa os Quebra-Nozes deverão vir vestidos da seguinte forma:

Meninos
- camisa branca
- calças escuras
- sapatos/ bota/sapato escuros

Meninas
- camisa branca
- meias/ collants escuras
- saia escura


Até à próxima 4.ª feira, dia 13 de dezembro, deverão trazer os seguintes acessórios (para podermos ensaiar em sala):

Meninas
- saia de tule vermelha (usada no carnaval para a Carochinha)
- laço grande vermelho


Meninos (trazer um peluche/ boneco associado ao seu nome que foi enviado para os vossos e-mails e entregue em papel)


Na próxima 2.ª feira as crianças do jardim de infância irão ao Teatro Politeama assistir à peça "Aladino". Entre hoje e amanhã será enviada circular.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
05 dezembro
3.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã marcando as presenças, o calendário e o tempo.
Posteriormente, escutámos a história "Querido Pai Natal", que o S. trouxe, e o Du. contou-nos as aventuras que o Pico teve em sua casa (fizeram a árvore de natal e tiveram duas festas de aniversário, a da sua Mãe e a do seu Avô). Esta semana será a Fi. a levar o Pico-Pico.
Ainda de manhã, os Quebra-Nozes apresentaram as suas rodas e pirâmides dos alimentos e iniciaram os trabalhos de natal (estivemos a pintar rodelas de rolhas de cortiça, com tinta verde, para construirmos árvores de natal individuais).
Também houve natação.
À tarde, teremos a festa de aniversário do R.S. e haverá balê e inglês.


Agradeço a todos os papás a dedicação e o empenho que tiveram na concretização dos trabalhos alusivos à alimentação. Estão todos de parabéns 🙂 ! Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Where’s Spot? (Onde está o Bolinha?);
- Vocabulary: in / out (dentro / fora);
- Activity: fun game with hoops and directions (in, out, dance, fly, sleep, jump, sing, swim, run, etc) – major review from actions (revisão maior das acções);
- Game: “chinese whispers” (telefone estragado), 2nd attempt.

04 dezembro
2.ª feira
01 dezembro
6.ª feira
Feriado
30 novembro
5.ª feira
Olá, olá!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala e com a apresentação do trabalho do S., que também já nos trouxe a sua roda alimentar 🙂 !
Posteriormente, brincámos livremente pela sala, tendo em conta que amanhã é feriado e às sexta-feiras os nossos dias têm um carácter mais livre 🙂 .
À tarde, iremos explorar plasticina em pequenos grupos e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.


Papás, na próxima segunda-feira, dia 04 de dezembro, estarei ausente mas de manhã a Patrícia irá realizar com os Quebra-Nozes o presente de aniversário para o R.S., que completa 4 anos no dia de amanhã, e à tarde haverá expressão musical.
O professor Vítor estará fora do país, por isso não haverá ginástica segunda-feira.


Bom fim de semana prolongado e até 3.ª feira.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Puppy’s first Christmas (O primeiro Natal do cachorrinho);
- Activity: vocabulário do corpo humano – mais alargado (2 feet, 10 fingers, etc);
- Game: The telephone game (aka “chinese whispers”) (telefone estragado).
29 novembro
4.ª feira
Boa tarde!

De manhã, marcámos os mapas de sala e terminámos os recortes e colagens alusivos ao leite e derivados.
De seguida, houve ginástica e realizámos jogos de mesa.
À tarde, o R.F. irá mostrar-nos e falar sobre a roda dos alimentos que fez com os seus papás 🙂 !
Também haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
28 novembro
3.ª feira
Olá papás!

No período da manhã, marcámos as presenças, o calendário e o tempo e conversámos acerca da origem do leite e seus derivados.
Houve natação e continuámos os recortes e colagens iniciados ontem.
À tarde, iremos brincar com plasticina e haverá balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- “Magic” book: gallop (galope) – movement (jump / swim / walk / fly) (identificar o movimento);
- Story: I don’t want to have a bath (não quero tomar banho);
- Activity: vocabulário do corpo humano (2 eyes, 1 mouth, etc);
- Christmas song: jingle bells chorus (refrão do Jingle bells).
27 novembro
2.ª feira
Boa tarde!

Na manhã de hoje recebemos uma surpresa: o Fr. trouxe marmelada que a sua avó fez. Este pequeno Quebra-Noz mostrou-nos um marmelo, que todos nós manuseámos e cheirámos. O marmelo é um fruto que tem origem numa árvore - o marmeleiro.
De seguida, voltámos a visualizar uma imagem da roda dos alimentos, conversando sobre os setores que ainda não tínhamos explorado ao pormenor. Vimos que os cereais, a massa, o arroz e a batata dão-nos energia para correr, saltar, brincar e realizar todas as atividades do nosso dia (por isso é que o setor destes alimentos também é grande), as leguminosas também são importantes mas o seu setor é mais pequenino, porque são alimentos que acompanham outros (o grão a batata, as ervilhas o arroz, por exemplo). Falámos da nossa preferência por peixe, carne ou ovos, referimos que o leite e derivados (queijo, iogurtes) nos ajudam a crescer saudáveis e são importantes para os nossos ossos e, ainda, que o óleo, os doces, o azeite e a manteiga devem ser ingeridos só de vez em quando e em pequenas quantidades.
Posteriormente, enquanto um grupo de meninos teve aula de ginástica, outro ficou em sala a fazer informática (hoje desenhámos a nossa comida preferida) e a realizar recortes e colagens (em revistas de supermercados procurámos imagens de leite e seus derivados, recortámo-los e colámo-los numa folha).
À tarde, haverá música e teremos a festa de aniversário do Di.. Parabéns Di. que sejas sempre muito feliz 🙂 !


Peço a todos os papás que nos tragam, até 5.ª feira dia 7 de dezembro, 3 rolos de cartão do papel higiénico e 12 botões verdes de vários tamanhos. Estes materiais serão para realizarmos trabalhos de natal.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
24 novembro
6.ª feira
Olá, olá!

De manhã, em grande grupo, conversámos acerca da proposta de trabalho acerca do tema "A nossa Alimentação!" - construir a pirâmide ou a roda dos alimentos em família 🙂 !
A descrição da atividade foi enviada por e-mail e entregue em papel, no dia de ontem. O trabalho deverá ser entregue até ao dia 05 de dezembro, 3.ª feira.
Posteriormente, cada Quebra-Noz nomeou um legume e um fruto (referindo, ainda, se este último tinha origem numa árvore ou planta e qual o nome da respetiva árvore, caso essa fosse a sua origem).
Depois brincámos livremente pela sala e elaborámos o presente de aniversário para o Di. que completa 4 aninhos na próxima 2.ª feira.
Também houve natação.
À tarde, haverá judo e trabalharemos no manual.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
23 novembro
5.ª feira
*** Sessão Fotográfica de Natal ***



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: What does Santa Claus wear? (O que veste o Pai Natal) – part 2: colour + piece of clothing (ex. red trousers, black boots);
- Story: “Mr Croc up and down”: big/small, happy/sad, up/down, hot/cold, close/open (opostos);
- Activity: Sesame street characters (short tall thin fat) + like/don’t like (introduction);
- Fun game: go to the clothes (jogo rápido de introdução ao vocabulário de roupa).


22 novembro
4.ª feira
Boa tarde papás!

A manhã de hoje foi iniciada com a marcação dos mapas de sala e com as canções do "Bom dia". Posteriormente, escutámos a história "O Nabo Gigante" e relembrámos o que debatemos ontem acerca dos legumes.
No âmbito da exploração dos legumes, decidimos preparar os alimentos para a sopa do nosso almoço. Utilizámos cenoura, curgete, cebola, batata e nabiça. Depois de estar tudo cortado, lavámos bem com água e fomos entregar à cozinheira, juntamente com a panela, para que pudesse colocar no fogão a cozinhar.
Em sala, enquanto um grupo de Quebra-Nozes foi à ginástica, o outro elaborou o registo individual dos alimentos utilizados para fazer a sopa.
À tarde haverá judo e iremos brincar livremente pelas áreas de interesse da sala.


Relembro que amanhã se realizará a sessão fotográfica de Natal. Papás verifiquem os bibes dos vossos filhos, pois amanhã precisaremos deles para a fotografia de grupo.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
21 novembro
3.ª feira
Viva!

De manhã, após marcarmos as presenças, o calendário e o tempo, conversámos acerca do gráfico que elaborámos na tarde de ontem com as preferências de frutos dos Quebra-Nozes.
Posteriormente, iniciámos a exploração de outro setor da roda dos alimentos - os legumes e verduras. Falámos da importância deste setor e do quão é importante comermos muitos legumes ("ficamos fortes e saudáveis", "os soldadinhos do corpo conseguem trabalhar bem", "ficamos menos vezes doentes se comermos muitas vezes legumes", "os legumes têm muitas cores porque fazem muito bem à saúde").
Ainda de manhã, os Quebra-Nozes nadadores foram exercitar o seu corpo e os restantes ficaram em sala a trabalhar no manual.
À tarde, os meninos da natação farão o trabalho da manhã.
Haverá, ainda, as atividades extracurriculares balê e inglês.


Relembro os papás que na próxima 5.ª feira, dia 23 de novembro, se realizará a sessão fotográfica de Natal.
Quem ainda estiver interessado que nos entregue em sala o flyer com o respetivo pagamento até ao dia.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia




******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: What does Santa Claus wear? (O que veste o Pai Natal);
- Story: “Don’t cry Big Bird” (Não chores Poupas amarelo);
- Theme (tema): We’re all different and that’s ok (somos todos diferentes e não faz mal);
- Vocabulary: adjectives (big small short tall thin fat, etc);
- Fun game: go to the clothes (jogo rápido de introdução ao vocabulário de roupa).

20 novembro
2.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala e conversando sobre o nosso fim de semana. A C. partilhou connosco o jantar especial que teve com o Pico-Pico e a sua família e agora é a vez de o Di. levar o nosso ouriço preferido para sua casa 🙂 !
Em grande grupo, voltámos a debater ideias sobre os frutos e relembrámos o que já tínhamos aprendido anteriormente. Cada Quebra-Noz referiu qual o seu fruto preferido, realizando o desenho do mesmo e tentando reproduzir, através da escrita, o seu nome.
Também houve ginástica e realizámos jogos de mesa.
À tarde, haverá expressão musical.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
17 novembro
6.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã conversando e visualizando imagens alusivas à roda dos alimentos. Associámos cada setor da roda aos alimentos que devemos de comer em maior e em maior quantidade, devendo todos eles fazer parte da nossa alimentação.
Juntos conversámos sobre a importância das frutas, tentando compreender que a ingestão das mesmas é importante para que "os soldadinhos do nosso corpo funcionem/ trabalhem bem" , "o nosso corpo esteja organizado", "que fiquemos menos vezes doentes, porque as frutas têm muitas vitaminas!".
Também falámos sobre a origem das frutas, umas vêm de árvores (laranjas, maçãs, pêras, pêssegos,...) e outras de plantas (melão, melancia, ananás). Mas todas elas surgem da terra, de sementes que precisam de apanhar sol e ser regadas com água, para crescerem e amadurecerem.
Ainda de manhã, iniciámos um trabalho de contagem do número de frutos existentes em vários cestos. Os Quebra-Nozes participaram com facilidade 🙂 !
Houve, ainda, natação.
À tarde, os meninos da natação farão o trabalho da manhã e haverá judo.
Iremos brincar e partilhar uns com os outros os brinquedos de casa.


Relembro os papás para nos trazerem uma fotografia de família, a preto e branco, em papel de fotografia, com o tamanho 13x18, na próxima segunda-feira dia 20 de novembro. Obrigada.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
16 novembro
5.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos a manhã de hoje conversando acerca da visita que recebemos ontem dos correios (vieram entregar as árvores adquiridas), sobre a importância das árvores e o porquê das que o colégio e os papás adquiriram.
Posteriormente, realizámos expressão corporal, voltando a fazer o jogo "Descobre o amigo", com os Quebra-Nozes que ainda não tinham ficado de olhos vendados na vez anterior. Os restantes amigos foram dando pistas.
Também fomos ao recreio.
À tarde, haverá balê e inglês e trabalharemos no manual.


Aviso:
Papás hoje foi enviada, por parte da direção, uma circular para a qual pedimos a vossa atenção. Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Grover goes to school (O Gualter vai para a escola);
- Vocabulary: school objects (objectos da escola);
- Fun game: in line for the throw (alinhar para atirar) (jogo divertido com vocabulário de “escola”).

15 novembro
4.ª feira
14 novembro
3.ª feira
Olá a todos!

De manhã, em grande grupo, a Ír. e o Br. partilharam os livros que trouxeram de casa.
Posteriormente, marcámos as presenças, o tempo e o calendário e continuámos os trabalhos de exploração das árvores.
Os Quebra-Nozes nadadores tiveram natação.
À tarde, haverá balê e inglês e os meninos da natação farão os trabalhos da manhã.


Com cada Quebra-Noz envio a carta informativa relativa ao tema que iremos explorar nos próximos dias - "A nossa alimentação".


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Clean-up time (tempo de arrumar);
-Fun game: vocabulary – mix (good manners) (jogo divertido com vocabulário de “boas maneiras”).
- Review: numbers 1-10 (números).

13 novembro
2.ª feira
Olá papás!

De manhã, iniciámos um novo tema em sala "A nossa Alimentação!". Conversámos sobre os alimentos, debatendo ideias sobre os que devemos comer em maior e em menor quantidade.
Posteriormente, combinámos que iríamos começar por descobrir informações sobre as frutas. Falámos sobre algumas associando-as à sua árvore de origem (a maçã vem da macieira, a pêra da pereira, a laranja da laranjeira, a nêspera da nespereira, a castanha do castanheiro). Neste sentido, conversámos sobre as árvores, onde existem e qual a sua importância e, ainda, sobre o que aconteceu às florestas e pessoas com os fogos e o que fizemos com os papás para ajudarmos (recolhemos bens essenciais para as pessoas e dinheirinho para serem plantadas novas árvores).
Durante esta semana todas as salas do colégio irão trabalhar a importância das árvores e o que devemos fazer para protegê-las, com um trabalho conjunto que iniciámos esta manhã. Juntos iremos construir uma floresta de Sonho com a cooperação de todos os meninos 🙂 .
O Br. trouxe o Pico, partilhando com os amigos fotografias da festa de Halloween que fez e do pequeno-almoço que tomaram, em família, no café onde o Br. costuma ir :)!
Esta semana é a vez da C. levar o nosso amigo ouriço!
Também houve ginástica.
À tarde, iremos ao recreio e haverá expressão musical.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
10 novembro
6.ª feira
Viva!

De manhã conversámos acerca da nossa ida ao teatro no dia de ontem. Conversámos sobre os alimentos que devemos comer mais (frutas, legumes) e os que devemos comer de vez em quando (doces). Também dissemos o que vimos na peça e o que mais gostámos. Posteriormente, elaborámos um registo, em desenho, sobre o que mais gostámos de ver.
Houve, ainda, natação.
À tarde haverá judo e teremos o convívio comemorativo de São Martinho.
Aguardamos a presença dos papás para assinalarmos esta data.


Aviso:
O Natal, que simboliza a festa/ união da família, já se encontra próximo. E este ano precisamos da vossa ajuda para uma das nossas decorações de jardim de infância!
Mas é surpresa...
Só pedimos a todos os papás que até ao próximo dia 20 de novembro nos tragam uma fotografia de família, a preto e branco, em papel fotografia e com tamanho 13x18.
Obrigada.


Bom fim de semana e feliz São Martinho!

Um beijinho,

Hélia
09 novembro
5.ª feira
Ida ao Teatro Tivoli, assistir à peça "Assalto às Lancheiras"!




******************** ENGLISH CLASS ********************

- Funny story: Germs are not for sharing (história divertida: os germs não são para partilhar) PLUS Activity: ‘re-enactment’ of the story (teatralização da história);
- Game: vocabulary – stop (the human body) (com vocabulário do corpo-humano).

08 novembro
4.ª feira
Olá a todos!

De manhã, após marcarmos os mapas de sala, terminámos o trabalho das castanhas e o do manual iniciado ontem.
Ainda explorando a temática do São Martinho, em grupo, colorimos um assador gigante, utilizando tinta preta.
Também fomos à ginástica.
À tarde, haverá judo e iremos brincar livremente pela sala.
Conversaremos, ainda, sobre a ida ao teatro no dia de amanhã.
Em grande grupo, voltaremos a cantar e a dançar a música "1, 2, 3 castanhas".


Aviso:
A circular relativa à comemoração do São Martinho foi enviada na passada 2.ª feira. Neste sentido, relembro que para este convívio cada Quebra-Noz deverá trazer 10 castanhas já cortadas até ao dia de amanhã.
Recordo, igualmente, que o valor das árvores que pretendam adquirir para a reflorestação das florestas deve ser entregue até à próxima 6.ª feira, dia 10 de novembro.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
07 novembro
3.ª feira
Boa tarde!

De manhã, a Ír. mostrou-nos umas bolotas que trouxe do seu fim de semana. Nós concluímos que quem come este fruto são os esquilos e os porcos, e que a bolota é um elemento característico do outono. Também conversámos sobre a sua cor que é a mesma das castanhas.
Neste seguimento, voltámos a conversar acerca das castanhas e do São Martinho.
Vimos que as árvores que dão as castanhas são os castanheiros e que as castanhas saem dos ouriços assim que estes ficam secos e abrem. Depois também conhecemos o Martinho que era um soldado que num dia de chuva passou por um senhor pobre e com frio e que lhe deu a sua capa, aparecendo nesse instante o sol 🙂 .
Ainda em grande grupo fizemos uma roda e cantámos e coreografámos a canção "1, 2, 3 castanhas" (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TU1qRxFdcoo ). Foi divertido 🙂 !
Posteriormente, continuámos a elaborar as nossas castanhas e os Quebra-Nozes nadadores foram à natação.
À tarde, trabalharemos no manual, realizando um trabalho de identificação e associação das partes do corpo em falta de um menino e de uma menina.
Haverá, ainda, as atividades extracurriculares balê e inglês.


Aviso:
Papás, hoje cada Quebra-Noz levará para casa um envelope com a informação relativa à Fotoreportagem de Natal.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Sharing time (tempo de partilhar);
- Previous class vocab review (revisão do vocabulário da aula anterior);
- Activity: free production mixed vocabulary (jogo com bola para produção livre de vocabulário);
- Song: The wheels on the bus (as rodas do autocarro) - início do vocabulário de transportes.

06 novembro
2.ª feira
Olá, olá!

Iniciámos o dia conversando sobre o São Martinho e as castanhas e relembrando algumas canções alusivas a esta época. Combinámos, ainda, o trabalho que iremos realizar para assinalarmos esta data (iremos pintar e decorar uma castanha).
Também concluímos a exploração do tema "Quantos somos? Quantas meninas? E meninos?", com a discussão em grande grupo e o registo individual das funções de cada parte do corpo (olhos, nariz, boca, dentes, ouvidos, mãos e pés).
Enquanto alguns meninos foram à ginástica, outros coloriram a sua castanha e outros realizaram informática (depois trocámos os grupos). No trabalho de informática de hoje tivemos de colorir as riscas de uma camisola de acordo com o modelo.
À tarde haverá música com a professora Raquel e iremos brincar livremente pela sala.


Aviso:
Relembro que na próxima 5.ª feira, dia 09 de novembro, iremos ao teatro e os Quebra-Nozes deverão estar no colégio até às 9h30. Todos deverão trazer o bibe vestido para o passeio.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
03 novembro
6.ª feira
Viva!

No período da manhã, o Br. mostrou-nos e "contou-nos" uma história sobre a Bruxa Mimi e a sua casa. O Br. mostrou-nos o seu livro gigante acerca desta personagem!
Posteriormente, trabalhámos no manual, continuando a explorar os conceitos matemáticos "maior, menor e igual", com a nomeação e identificação de elementos.
Os meninos da natação foram exercitar o seu corpo na piscina.
À tarde, os meninos da natação farão o trabalho da manhã e haverá judo para os judocas.
Também iremos brincar e partilhar os brinquedos que trouxemos de casa.


Aviso:
A circular relativa à ida ao teatro Tivoli, assistir à peça "Assalto às Lancheiras", já foi enviada.
Peço que tomem conhecimento da mesma.
Obrigada.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia