Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 4 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
29 junho
6.ª feira
Boa tarde papás!

De manhã, após marcarmos os mapas de sala, brincámos com os brinquedos que trouxemos de casa, partilhando-os com os nossos amigos 🙂 .
Também houve natação.
À tarde, iremos ao recreio e trabalharemos no manual.


Desejo a todos os Quebra-Nozes e familiares umas Boas Férias. Agora é tempo de descansar e aproveitar para repor energias para o próximo ano letivo.
Até setembro 🙂 !


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
28 junho
5.ª feira
Viva!

No período da manhã, escutámos uma história sobre um esquilo que tinha uma cauda muito comprida e conversámos sobre o dia-a-dia desta personagem, tendo esta característica.
De seguida, trabalhámos no manual e houve aula de compensação de natação.
À tarde, iremos ao recreio e haverá balê e inglês.


Avisos:
Papás, amanhã terminamos o ano letivo. Deste modo, as e-cadernetas deixarão de ser escritas e não haverão atividades curriculares e extracurriculares nos próximos 2 meses.
As avaliações relativas ao 3.º trimestre serão entregues no dia 16 de julho, 2.ª feira.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Mr. Croc ready to go” (Partida, largada, fugida);
- Activity: You tell the story3 – “Patty cow’s tractor” (as crianças contam a história – revisão de conteúdos.
- Vocabulary game: FAST pass the ball (jogo de revisão de vocabulário – produção livre).

-------

CONSIDERAÇÃO FINAL DE ANO LECTIVO:

Neste segundo ano de partilha da Língua Inglesa com as crianças estas continuam a mostrar-se receptivas e interessadas.

Respeitando os desenvolvimentos individuais, o objectivo continua a ser o de fomentar o interesse e agrado pelo Inglês potencializando a continuação da aprendizagem não só pela manutenção do reconhecimento e produção de sonoridades e ritmos específicos como pela associação de experiências agradáveis ao contexto de aprendizagem.

Nesta fase, espera-se da parte das crianças reconhecimento e alguma produção da língua (com muitas capazes mesmo de criatividade na sua combinação) continuando assim o caminho para uma evolução quase natural da aquisição da mesma.

Este é o mais um passo num caminho que se pretende agradável e interessante.

Mas agora o tempo é de Happy Summer Holidays.

Até para o ano and keep English in your lives :-).

Teacher Carla S. M. Martinho

27 junho
4.ª feira
Olá papás!

De manhã, após marcarmos os mapas de sala, brincámos livremente pelas áreas de interesse e concluímos os trabalhos relativos ao verão.
Posteriormente, houve aula de judo. Na próxima 6.ª feira não haverá aula de judo, pois a mesma foi lecionada na 2.ª feira dia 18 de junho (para compensar).
À tarde, trabalharemos no manual, realizando grafismos da letra "U" e haverá a demonstração, para os papás, da aula de ginástica.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
26 junho
3.ª feira
Olá a todos!

De manhã, continuámos a elaborar os trabalhos, iniciados ontem, alusivos ao Verão e houve natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, iremos ao recreio e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.


Avisos:
Nos próximos dias irá ser enviada circular informativa da praia. No entanto, deixo-vos já algumas indicações.

No decorrer desta semana devem trazer 3 brinquedos identificados e deixá-los em sala.

Na 6.ª feira pedimos que tragam uma toalha para secar os Quebra-Nozes após duche (para remoção de areia) e a primeira muda de roupa para 2.ª feira.

Durante a praia, até às 8h15 os Quebra-Nozes serão entregues em sala, a partir das 8h15/8h20 no autocarro. Os meninos que forem entregues no autocarro, após a entrega, os papás podem deixar a muda de roupa na sala.

Relembro, ainda, que amanhã, das 16h às 17h, realizar-se-à a demonstração de ginástica. Contamos com a presença dos papás.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Video: "Shawn the sheep - Ewe've Been Framed" (miopias e outras avarias);
- Activity: You tell the story2 – “Quacky duck’s plane” (as crianças contam a história – revisão de conteúdos.


25 junho
2.ª feira
Boa tarde papás!

Iniciámos a manhã marcando os mapas de sala e conversando sobre a festa final de ano.
Posteriormente, houve aula de compensação de inglês e iniciámos um trabalho alusivo à estação do ano que chegou no passado dia 21 de junho - o Verão - (ainda que de forma tímida).
Ainda de manhã houve ginástica. Hoje o professor Vítor não pôde comparecer, por isso a aula foi lecionada por mim.
À tarde, haverá expressão musical e iremos brincar no recreio.


Avisos:
Relembro que na próxima 4.ª feira à tarde, dia 27 de junho, haverá a demonstração de ginástica das 16h às 17h.
Na próxima 5.ª feira de manhã, dia 28 de junho, haverá aula de compensação de natação.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Miss happy” (A senhora contente).
- Activity: You tell the story1 – “Splashy dolphin’s boat” (as crianças contam a história – revisão de conteúdos.
- Vocabulary game: pass the ball (jogo de revisão de vocabulário – produção livre).

21 de Junho******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Mr. Tickles” (O Sr. Cócegas) – conteúdo quase totalmente em Inglês;
- Story: “We’re different, we’re the same” (Somos diferentes, somos iguais).


Caros pais/educadores,
Haverá a 2ª de 2 aulas de compensação no dia 25 de Junho às 9h30 - 4 anos.

19 de Junho******************** ENGLISH CLASS ********************

- Worksheet: “Monte Selvagem”;
- Class discussion: “What were the animals like?” (como eram os animais?)


De 18 a 22 de junhoPreparativos e ensaios para a Festa Final de Ano 🙂 !
12 junho
3ª feira
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “I can do it” (eu consigo);
- Game: “Choose the animals” (escolhe os animais);
- Class discussion: “What animals will I see?” (que animais irei ver?) – Continuação dos conteúdos para o passeio escolar.

11 junho
2ª feira
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “I can trick a tiger” (consigo enganar um tigre) – Início dos conteúdos para o passeio escolar a um parque natural;
- Game: pair work – vocabulary: school (jogo a pares, vocabulário da escola).

8 junho
6.ª feira
Viva!

De manhã, após marcarmos as presenças, o calendário e o tempo, continuámos a elaborar os nossos manjericos e houve natação.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos de casa e haverá judo.
Também realizaremos recortes livres.


Avisos:
Ontem, por e-mail e em papel, enviei-vos as informações relativas às roupas/ acessórios a trazer para a Festa Final de Ano. Obrigada desde já pela vossa participação.
Na próxima semana estarei de férias. A Patrícia continuará com os ensaios para a festa, terminará os manjericos e após a visita ao Monte Selvagem realizará o registo do mesmo.


Bom fim de semana e boas férias para os Quebra-Nozes e papás que vão.

Um beijinho,

Hélia
7 junho
5.ª feira
Olá a todos!

A manhã foi iniciada com um debate acerca dos Santos Populares, onde conversámos sobre a planta emblemática desta época - o Manjerico (que para cheirá-lo temos de usar a mão e não diretamente o nariz, pois murcha e seca se o fizermos) -, as festas, as sardinhas,...
Neste contexto, escutámos música característica dos Santos Populares e iniciámos os nossos manjericos 🙂 !
Também terminámos os grafismos alusivos à letra "U" e ensaiámos para a Festa Final de Ano.
À tarde, iremos brincar com plasticina e haverá as atividades extracurricuares balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Floppy and the old tree stump” (Floppy e o tonco de àrvore);
- Game: The worm game (o jogo da minhoca) – jogo divertido num contexto 100% em língua inglesa.


Caros pais/educadores,

Haverá uma aula de compensação no dia 11 de Junho às 9h30. - 4 anos

Obrigada,

Teacher Carla Martinho

6 junho
4.ª feira
Boa tarde papás!

A manhã de hoje foi iniciada com o reconto, em grande grupo, da história "Nunca se passa nada no meu bairro!". A mesma originou um debate acerca do tema explorado, onde os Quebra-Nozes nomearam regras de como devem circular no meio exterior, identificaram características das profissões trabalhadas (polícia e bombeiro), relembraram os sinais que realizaram com os papás e as pesquisas elaboradas, falaram novamente do que existe perto das suas casas e do colégio, entre outros aspetos. Demos, assim, por encerrado o tema respeitante aos serviços e segurança rodoviária.
Posteriormente, continuámos com os ensaios para a festa final de ano e houve ginástica.
A aula de ginástica hoje foi dada por mim, uma vez que o professor Vítor se encontra fora do país.
Começámos com o exercício de aquecimento, correndo, saltando a pés juntos e ao pé-coxinho, andando de cócoras, e representando alguns dos animais que exploramos nas diárias aulas de ginástica (o kanguru, o caranguejo, a aranha, etc.). Fizemos um percurso (saltámos sobre arcos de acordo com o Kanguru e ao pé-coxinho, rastejámos sobre colchões, contornámos obstáculos com uma bola) e o "Jogo das Estátuas" (ao som de música dançámos individualmente, a pares, a trios, em grupos de 5 elementos e em grande grupo, e quando a música parava ficávamos em estátua!). Por fim, realizámos um exercício de relaxamento, onde, deitados no chão e com os olhos fechados, descontraímos todo o nosso corpo, ao som de música relaxante.
Com o "Jogo das Estátuas" e o exercício de relaxamento tivemos como objetivo exprimirmo-nos corporalmente, percebendo algumas das nossas possibilidades e estimulando a desinibição de cada um 🙂 !
À tarde, iremos brincar livremente pelas áreas de interesse da sala e iremos conversar sobre a letra "U". Iniciaremos o grafismo da mesma.


Hoje não haverá judo, na medida em que a aula de hoje foi lecionada na passada 2.ª feira de manhã.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
5 junho
3.ª feira
Olá papás!

De manhã, após a marcação dos mapas de sala, elaborámos um exercício de contagem de elementos e transcrição do respetivo número (contámos e escrevemos o número de lápis - azuis, amarelos, vermelhos e verdes - existente num copo vermelho e num copo azul), e houve natação.
À tarde, iremos brincar no recreio com a passadeira, oferecida pelo Polícia, e os carros tentado cumprir aquilo que aprendemos sobre o tema em exploração, e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.
Também faremos informática.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Grover’s bad dream” (O pesadelo do Gualter);
- Game: pair work – verbs (jogo a pares, verbos).

4 junho
2.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos o dia marcando os mapas de sala e conversando sobre o que fizemos no fim de semana.
Posteriormente, conversámos sobre o tema da festa final de ano e de como serão as atuações da mesma. Realizámos, neste seguimento, os primeiros ensaios.
Ainda de manhã, houve judo (aula de compensação) e ginástica.
À tarde, haverá expressão musical.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
1 junho
6.ª feira
Comemoração do Dia Mundial da Criança 🙂 !!!
31 maio
5.ª feira
Feriado
30 maio
4.ª feira
Olá papás!

Iniciámos o dia conversando sobre os sinais de trânsito explorados com os papás... Hoje tentámos compreender os grupos de sinais: os sinais circulares azuis são de obrigação (ou seja, temos de cumprir/ fazer o que o sinal representa, por exemplo seguir em frente), os circulares vermelhos são de proibição (não podemos ir em determinado sentido, não podem circular bicicletas, os papás não podem estacionar o carro, etc.), os triangulares vermelhos são de aviso/ alerta (temos de estar atentos, pois por exemplo, existem crianças a caminho da escola, podem cair pedras na estrada ou praia) e os quadrangulares ou retangulares são de informação (significa que no nosso percurso podemos encontrar um semáforo ou uma passadeira,...).
Posteriormente, conversámos sobre a forma geométrica de cada sinal e utilizando o Tangran representámos cada uma delas numa folha branca (retângulo, quadrado, triângulo e círculo).
Ainda durante a manhã houve ginástica.
À tarde, iremos brincar livremente pela sala e haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
29 maio
3.ª feira
Boa tarde!

De manhã, após a marcação dos mapa de sala, relembrámos a forma da letra "O" e elaborámos o seu grafismo no manual.
Brincámos livremente pelas áreas de interesse da sala e houve natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, iremos brincar com o tapete da área da garagem (alusivo ao exterior e circulação rodoviária), relembrando e dando ênfase às regras exploradas até ao momento.
Também haverá balê.
Hoje não haverá aula de inglês, pois por motivo de saúde a professora não poderá comparecer.


Avisos:
Nos dias 11 e 13 de junho não haverá aula de ginástica.
Na próxima segunda-feira, dia 4 de junho, haverá aula de compensação de judo no período da manhã.
Para a festa final de ano, que se realizará no próximo dia 23 de junho (sábado), os judocas que atualmente utilizam o cinto amarelo e branco deverão adquirir o cinto amarelo e os que usam o branco deverão adquirir o cinto branco e amarelo. Peço aos papás que entreguem os cintos, em sala, até ao próximo dia 15 de junho para facilitar a logística para a festa. Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
28 maio
2.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã com a marcação das presenças, do tempo e do calendário e ainda com a distribuição das tarefas semanais.
Posteriormente, explorámos o número 7, realizando o seu grafismo e associações do número à respetiva quantidade.
Também exercitámos o nosso corpo e habilidades físicas na aula de ginástica.
À tarde, haverá expressão musical.
Em grande grupo, os Quebra-Nozes irão mostrar o sinal de trânsito explorado em família e falar um bocadinho sobre ele.


Agradeço a todos os papás a dedicação e participação no tema/ projeto em exploração.
Obrigada pelas pesquisas e trabalhos elaborados. Estão fantásticos 🙂 !


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
24 de Maio
5ª feira
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Bert and Ernie go on a journey” (O Egas e o Becas fazem uma viagem);
- Game: transports roundabout (transportes).

22 de Maio
3ª feira
******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Spot says goodnight” (Boa noite Bolinha);
- Memory game: food vocabulary (jogo de memória – vocabulário alimentos).

18 maio
6.ª feira
Viva!

No período da manhã, após a marcação dos mapas de sala, continuámos a elaborar os desenhos para os miminhos do Dia Mundial da Criança e houve natação para os nadadores.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos de casa e haverá judo.


Aviso:
Papás, no decorrer da próxima semana estarei ausente pelo que a Patrícia assegurará e continuará a desenvolver em sala o projeto iniciado - "Nunca se passa nada no meu Bairro!". Para a semana os Quebra-Nozes trabalharão a profissão de Bombeiro, os meios de transporte e onde estes se deslocam. Farão ainda um trabalho de identificação dos números até 9 e respetivos grafismos.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
17 maio
5.ª feira
Olá, olá!

A manhã de hoje foi iniciada com a visualização e análise de uma imagem alusiva ao meio exterior.
Posteriormente, assistimos à peça de teatro "A Princesa da Chuva". Nesta dramatização houve um momento destinado à nossa participação com gestos e cantando algumas músicas. Foi divertido 🙂 !
Ainda de manhã, e como as plantações de rabanetes não continuaram o seu crescimento (talvez devido às alterações constantes de temperatura), semeámos na nossa Horta Pedagógica sementes de ervilhas. Esperamos que cresçam rapidamente 🙂 !
Fomos, ainda, ao recreio.
À tarde, iremos iniciar os miminhos para o Dia da Criança (que será surpresa para nós, sabemos apenas que iremos desenhar) e haverá balê.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
16 maio
4.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã com a aula de ginástica e em simultâneo realizámos informática. Hoje, no computador, realizámos um exercício de destreza manual unindo pontos para formar um cavalo.
Posteriormente, tivemos a "tão esperada" saída ao exterior. Caminhando juntos, descemos a rua do colégio sempre atentos à forma como devemos atravessar na passadeira, aos sinais de trânsito, aos serviços que se encontram ao nosso dispor (Oficina, Pingo Doce, Farmácias, Restaurante, Cafés,...). Neste passeio, organizámo-nos de acordo com a nossa altura (os mais altos atrás e os mais baixos à frente) para que todos pudessem ver, conversámos entusiasticamente uns com os outros, entrámos nalguns espaços (Pingo Doce, Farmácia, Lavandaria, Padaria) e observámos tudo com muita atenção. Fomos uns autênticos crescidos e não saímos do nosso comboio 🙂 !
À tarde, faremos um desenho acerca do que mais gostámos do passeio ao exterior e haverá judo.
Também iremos ao recreio.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
15 maio
3.ª feira
Boa tarde papás!

No período da manhã trabalhámos no manual de expressão artística, onde realizámos uma experiência com sal. Numa obra de arte preenchemos linhas e círculos com cola e sal. Depois de secar, iremos colorir o sal com anilinas verde e rosa (as anilinas que faremos serão com água e papel crepe rosa e verde).
Os meninos da natação também foram exercitar o seu corpo na piscina.
À tarde, iremos brincar com as letras e os nossos nomes. Num conjunto de letras de plástico iremos procurar aquelas que fazem parte do nosso nome e iremos juntá-las. Depois iremos colocar o nosso nome (feito com as letras) por cima de uma folha branca e nesta faremos o contorno das letras com lápis de carvão. Por fim, iremos colorir as letras utilizando lápis de várias cores.
Haverá, ainda, as atividades extracurriculares balê e inglês.


Aviso:
Relembro que amanhã a aula de ginástica será das 9h30 às 10h30.
Das 10h30 às 11h45 faremos uma saída ao exterior e precisamos que todos venham com o equipamento do colégio (usado na ginástica) e tenham nos cacifos os chapéus/ panamás.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

15.05.2018

- Story: “Make a wish” (pede um desejo);
- Game 1: Fast vocabulary drill with ball (jogo rápido de vocabulário);
- Game 2: Actions – variation on “Simon says” (rounds de 2 alunos cada com um outro a designar acções).


ATENÇÃO:
Gostaria de informar os encarregados de educação que no próximo dia 17 de Maio, por impossibilidade minha, não haverá aula de Inglês. Essa aula será compensada assim que possível.

Cumprimentos,

Carla Martinho


14 maio
2.ª feira
Viva!

Iniciámos a nossa manhã com a marcação dos mapas de sala, distribuição das tarefas semanais e relatos do fim de semana (o que fizemos, onde fomos, com quem,...).
Posteriormente, relembrámos algumas regras de como devemos circular na rua - "Ter cuidado com os carros.", "Não correr.", "Parar na passadeira e só atravessar depois de os carros pararem. E olhar para um lado e para o outro.", "Quando os carros param no sinal vermelho nós pudemos atravessar, mas se o sinal estiver verde não pudemos." - e combinámos uma saída ao exterior para a próxima 4.ª feira, dia 16 de maio (peço que estejam atentos ao vosso e-mail, pois enviei informação relativa à mesma). Nesta, iremos percorrer as ruas do colégio, observar os serviços que se encontram ao nosso redor e dispor (cafés, farmácias, pingo doce, parques,...), respeitaremos regras de segurança rodoviária, observaremos sinais de trânsito, etc..
Ainda de manhã, colorimos a imagem correta do modo como devemos atravessar na passadeira e associámos cada uma das cores que os semáforos podem ter à respetiva ação (vermelho - parar, amarelo - andar devagar, verde - passar, avançar) e houve ginástica.
À tarde, haverá expressão musical e iremos ao recreio.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
11 maio
6.ª feira
Olá papás!

No período da manhã trabalhámos no manual, explorando o número de sílabas de algumas palavras (nomes de animais do Zoo). Com a ajuda dos nossos dedos nomeámos sílaba a sílaba de cada palavra, depois contámos o número de dedos e associámo-lo ao número de quadrados que tínhamos de pintar em cada palavra (o número de quadrados a colorir ou o número de dedos que dispomos são estratégias para ajudar os Quebra-Nozes a compreenderem a constituição das palavras e o conceito de sílaba/som).
Também houve natação.
À tarde iremos brincar com os brinquedos de casa e haverá judo.


Aviso:
Papás, relembro que na próxima 5.ª feira de manhã, dia 17 de maio, haverá teatro no colégio.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
10 maio
5.ª feira
Boa tarde papás!

A manhã de hoje foi muito proveitosa para nós! O pai do R.S., que é Polícia, veio contar-nos o que faz, que acessórios os polícias usam no seu trabalho e alguns cuidados que devemos ter quando andamos na rua ou nos carros com os papás.
Os Quebra-Nozes estiveram muito atentos e gostaram de aprender e conhecer mais sobre a sua segurança.
Manusearam, ainda, os acessórios trazidos pelo Polícia: algemas, luvas, cassetete, lanterna, etc., e fizeram um exercício de como devem passar na passadeira.
Posteriormente, em sala, cada um escolheu um dos desenhos trazidos pelo pai do R.S. para pintar (alusivo à segurança rodoviária) e fomos ao recreio.
À tarde, iremos colorir os desenhos escolhidos e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.


Cada Quebra-Noz tem no seu cacifo um livro para colorir que o Polícia ofereceu 🙂 ! Obrigada! Gostámos muito da visita.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Poor old rabbit” (coitadinho do coelhinho);
- Fast vocabulary games.
09 maio
4.ª feira
Olá, olá!

Iniciámos a manhã com a audição da história "Nunca se passa nada no meu Bairro!". Nesta, existia um menino que pensava e acreditava que na sua rua não acontecia nada, mas nós conseguimos ver e perceber pelas imagens que ele estava enganado e confuso, pois existiam polícias atrás de ladrões, bombeiros a apagar fogos, meninos a brincar, o correio a distribuir cartas, carros a passar, etc..
Após a leitura que contou com a participação de todos, os Quebra-Nozes referiram o local onde vivem e nomearam elementos que observam ou existem na rua onde vivem (pássaros, carros, árvores, polícias, entre outros). Realizámos o registo do que foi dito em desenho.
Houve, ainda, ginástica e realizámos jogos de mesa.
À tarde, trabalharemos no manual e haverá judo para os judocas.


Papás, amanhã, no período da manhã (às 9h30), receberemos o pai do R.S. que nos vem falar um pouco da sua profissão (Polícia) e de aspetos alusivos à segurança rodoviária.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
08 maio
3.ª feira
Boa tarde!

De manhã, explorámos a letra "O", através da identificação da mesma nos nomes dos Quebra-Nozes e noutras palavras e da realização do seu grafismo.
Relembrámos, ainda, a forma/ representação das vogais trabalhadas anteriormente (A, E, I).
Houve também natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, haverá as atividades extracurriculares balê e inglês e os meninos da natação farão o trabalho da manhã.
Realizaremos, ainda, desenhos livres.


Papás, nos cacifos dos Quebra-Nozes deixámos a carta informativa do projeto que iniciaremos amanhã "Nunca se passa nada no meu Bairro!".


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Treasure” (tesouro);
- Fast vocabulary games.

07 maio
2.ª feira
Comemoração do Dia da Mãe 🙂 !!!
04 maio
6.ª feira
Boa tarde papás!

No período da manhã, trabalhámos no manual onde representámos a nossa família em desenho.
Também houve natação.
O nosso amigo Pico já regressou das suas aventuras com os Quebra-Nozes. Ontem o T. contou-nos o que andou a fazer com ele e agora ficaremos com ele em sala para brincarmos juntos e revivermos e relermos as suas descobertas (utilizando o dossier).
À tarde, iremos ao recreio e haverá judo.
Também, em grande grupo, iremos nomear os nomes das nossas mamãs (e depois os nossos) e separá-los em bocadinhos (sílabas), com a ajuda de palmas. Aos poucos com pequenas atividades aprofundaremos o nosso conhecimento ao nível da leitura e escrita.


Mamãs, na próxima 2.ª feira, aguardamos a vossa visita para comemorarmos juntos o vosso dia especial.
Relembro que não haverá ginástica.


Bom fim de semana e um Feliz Dia da Mãe!!!

Um beijinho,

Hélia
03 maio
5.ª feira
Olá papás!

De manhã, em grande grupo, conversámos acerca das brincadeiras que mais gostamos de fazer com as mamãs e definimo-las como "as nossas flores". Neste seguimento, relembrámos alguns aspetos da primavera e trabalhámos um quadro artístico de um pintor chamado Van Gogh, o quadro d' "Os Girassóis". Com aguarelas assumimos o papel de pintores e representámos este quadro no manual de expressão artística.
Posteriormente, e depois de termos colocado as nossas plantações de rabanetes no exterior há uns dias para apanharem sol e chuva, fomos regar as nossas sementes e ver a sua evolução. Já visualizámos algum crescimento nalgumas das plantações 🙂 ! Vamos ver como continua a evolução no decorrer dos próximos dias...
Ainda de manhã, fomos um bocadinho ao recreio aproveitar o bom tempo!
À tarde, iremos concluir os miminhos para oferecermos às mamãs e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

03.05.2018

- Worksheet: “Mother’s day” (dia da mãe).
- Fast vocabulary games (jogos rápidos de vocabulário) – Início de revisões/consolidação de conteúdos.

02 maio
4.ª feira
Boa tarde a todos!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala e conversando sobre as mamãs!
Posteriormente, cada Quebra-Noz disse e escreveu o nome da sua mãe, contou e escreveu o número de letras desse nome e, ainda, da palavra "Mãe".
Também houve ginástica e continuámos a elaborar os miminhos para as mães 🙂 !
À tarde, faremos plasticina e haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
01 maio
3.ª feira
Feriado
30 abril
2.ª feira
Viva!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala, a distribuição das tarefas desta semana e a audição da história "Porque adoro a minha mãe!". Neste sentido, conversámos sobre as mamãs dos Quebra-Nozes e sobre a palavra "Mãe". Vimos que letras fazem parte desta palavra e que Quebra-Nozes as têm no seu nome.
Nas mesas de trabalho, procurámos a palavra Mãe numa sopa de letras/palavras e contámos o número de vezes que esta aparecia.
Também houve ginástica.
À tarde, haverá expressão musical e daremos continuidade aos miminhos para oferecermos às mamãs!


Aviso:
A comemoração do Dia da Mãe será no dia 07 de maio (2.ª feira) entre as 8h30 e as 10h30.
À medida que as mamãs vêm deixar os seus filhotes ao colégio, terão a oportunidade especial e fantástica de realizar uma atividade em sala com o seu filho, poderão tomar um mini pequeno-almoço e receber muitos miminhos.
Nesse dia não haverá aula de ginástica.


Bom feriado!

Um beijinho,

Hélia
27 abril
6.ª feira
Olá, olá!

De manhã, após marcarmos as presenças, o calendário e o tempo, continuámos a elaborar os miminhos para as mamãs.
Também houve natação.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos de casa e haverá judo.
Também faremos plasticina.


Aviso:
A comemoração do Dia da Mãe será no dia 07 de maio, 2.ª feira, no período da manhã. No decorrer da próxima semana daremos informações mais pormenorizadas e será enviada circular por parte da direção.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
26 abril
5.ª feira
Boa tarde papás!

Iniciámos a manhã com a sessão de expressão corporal. Hoje fizemos uma mini-aula de zumba. Foi um momento de descontração para todos 🙂 !
Posteriormente, a pares, realizámos as nossas plantações de rabanetes. Primeiro colocámos um pouco de terra nas caixas de ovos, depois as sementes e depois novamente terra. Por fim regámos. Agora temos que nos responsabilizar pelas mesmas, regando-as e observando possíveis evoluções para mais tarde as deixarmos (as plantações) na nossa Horta Pedagógica.
À tarde, continuaremos a elaborar os miminhos para o Dia da Mãe e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.
Também iremos ao recreio.


Aviso:
No próximo dia 17 de maio, 5.ª feira, às 10h, iremos assistir (no colégio) à peça de teatro "A Princesa da Chuva".
Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia da Mina.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Stardragon”;
- Game: mixed vocabulary (1st – controlled production / 2nd – free production) – jogo de vocabulário devertido com bola, nesta fase em 2 etapas – com produção de linguagem controlada ou livre.
25 abril
4.ª feira
Feriado
24 abril
3.ª feira
Olá, olá!

De manhã, em grande grupo, fizemos o reconto da história explorada no dia de ontem ("Adivinha o Quanto Eu Gosto de Ti") e iniciámos os miminhos a oferecer no dia da mãe.
Também houve natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, haverá balê e inglês e iremos ao recreio.

Bom feriado.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Mr. Rude” (O sr. mal criado);
- Video: “Shawn the sheep – operation Pidsley” (A ovelha Xoné – Operação gato).

23 abril
2.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos a manhã com a audição da história "Adivinha o Quanto eu Gosto de Ti". Neste sentido, conversámos acerca do Dia da Mãe, que se encontra próximo, e cada um de nós referiu o quanto gosta da sua mamã (à semelhança do que acontece na história) e representou-o em desenho.
Houve ginástica e brincámos livremente pela sala.
Também fomos ao recreio 🙂 !
À tarde, haverá expressão musical e iremos conversar sobre os miminhos que iremos oferecer às mamãs!

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
20 abril
6.ª feira
Viva!

No período da manhã, conhecemos a palavra "Primavera" e cada Quebra-Noz escreveu-a num retângulo, para colocar nos trabalhos alusivos a esta estação.
Brincámos com os brinquedos que trouxemos de casa e houve natação.
À tarde, haverá judo e trabalharemos no manual.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
19 abril
5.ª feira
Boa tarde papás!

De manhã, recebemos a visita do avô da Mrt. que nos veio mostrar dois pintainhos... Pegámos neles, demos-lhes festinhas... O avô da Mrt. também nos mostrou um ovo, explicando-nos que os pintos nasceram de um ovo semelhante e que quem o pôs foi a galinha, que é a mamã dos pintos. Para além de vermos e sentirmos as penas dos pintainhos, também visualizámos as suas asas e que estes animais conseguem voar (ainda que por breves instantes). Gostámos imenso desta partilha, foi um momento de grande euforia, pois os Quebra-Nozes quiseram explorar este ser vivo. Obrigado avô foi, certamente, uma experiência muito enriquecedora para todos 🙂 !
Ainda de manhã, fizemos expressão corporal. Hoje sentámo-nos em roda e cada Quebra-Noz foi ao centro representar um pinto (batendo as asas, andando como ele, fazendo o seu som, etc.).
Fomos, ainda, ao recreio.
À tarde, continuaremos os trabalhos da Primavera e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Little Miss stubborn” (A senhora teimosa);
- Game: “Frog you may jump” (jogo divertido com lenga-lenga para treino da sonoridade/ritmo da língua Inglesa);

18 abril
4.ª feira
Olá papás!

No período da manhã, o S. mostrou-nos e contou-nos o que fez com o Pico. Agora nos próximos dias este nosso amigo irá divertir-se com o T., sendo a sua última viagem. Depois todos juntos iremos decidir o que fazer com o Pico e com o dossier das suas aventuras 🙂 !
Posteriormente, continuámos a construir os trabalhos de primavera. Desta vez fomos nós que desenhámos e pintámos sozinhos, com tinta castanha, o tronco da árvore 🙂 . As folhas das árvores serão representadas com vários tipos de papel e tecido verde.
Também houve ginástica e fomos ao recreio.
À tarde, iremos fazer plasticina, continuar os trabalhos do manual sobre o número 6 e haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
17 abril
3.ª feira
Boa tarde!

No período da manhã, após marcarmos os mapas de sala, trabalhámos no manual. Hoje explorámos o número 6, elaborando o seu grafismo e associações número/quantidade.
Os Quebra-Nozes nadadores foram à natação, onde, com energia e entusiasmo, exercitaram o seu corpo com vários exercícios aquáticos 🙂 .
À tarde, iremos dar início a um trabalho de primavera e haverá balê e inglês.


Aviso:
Ontem nos cacifos dos Quebra-Nozes colocámos a carta informativa do que iremos trabalhar em sala no mês corrente.
No âmbito do projeto iniciado "Mãe, és o meu Sol de Primavera!", peço aos papás que até à próxima 6.ª feira nos tragam uma caixa de ovos (de cartão) vazia. Iremos realizar uma experiência de plantação!
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “I can do it” (sou capaz);
- Board game (jogo de tabuleiro): Jelly elephants.

16 abril
2.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã conversando, em grande grupo, acerca do que fizemos no fim de semana com os papás. Marcámos as presenças, o tempo e o calendário e definimos os responsáveis pelas tarefas desta semana.
Posteriormente, continuámos o trabalho do manual iniciado na passada 6.ª feira, relativo à noção de lateralidade, e fomos à ginástica.
À tarde, haverá expressão musical.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
13 abril
6.ª feira
Olá, olá!

No período da manhã, explorámos o conceito de lateralidade (lado direito e lado esquerdo), em que cada Quebra-Noz nomeou a sua mão direita e a sua mão esquerda. Na generalidade, os Quebra-Nozes souberam nomeá-las corretamente 🙂 !
Posteriormente, no manual de expressão artística, trabalhámos este conceito, colorindo a imagem de duas mãos (repartidas em várias partes) de acordo com a sequência de cores fornecida.
Também houve natação.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos que trouxemos de casa e haverá judo.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
12 abril
5.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos o dia com a marcação dos mapas de sala.
Posteriormente, e como a 5.ª feira é o dia dedicado aos jogos de expressão corporal, realizámos o "Jogo da Estátua" e dançámos livremente ao som de músicas da atualidade. Foi divertido! Todos dançámos com alegria 🙂 .
Ainda de manhã, terminámos os trabalhos iniciados na tarde de ontem.
À tarde, iremos trabalhar no manual e haverá balê e inglês.
Também faremos plasticina.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Bye-bye time”
- Game: “Doggy doggy where’s your bone?” (cãozinho, onde está o teu osso?).