Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 4 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
18 maio
6.ª feira
Viva!

No período da manhã, após a marcação dos mapas de sala, continuámos a elaborar os desenhos para os miminhos do Dia Mundial da Criança e houve natação para os nadadores.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos de casa e haverá judo.


Aviso:
Papás, no decorrer da próxima semana estarei ausente pelo que a Patrícia assegurará e continuará a desenvolver em sala o projeto iniciado - "Nunca se passa nada no meu Bairro!". Para a semana os Quebra-Nozes trabalharão a profissão de Bombeiro, os meios de transporte e onde estes se deslocam. Farão ainda um trabalho de identificação dos números até 9 e respetivos grafismos.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
17 maio
5.ª feira
Olá, olá!

A manhã de hoje foi iniciada com a visualização e análise de uma imagem alusiva ao meio exterior.
Posteriormente, assistimos à peça de teatro "A Princesa da Chuva". Nesta dramatização houve um momento destinado à nossa participação com gestos e cantando algumas músicas. Foi divertido 🙂 !
Ainda de manhã, e como as plantações de rabanetes não continuaram o seu crescimento (talvez devido às alterações constantes de temperatura), semeámos na nossa Horta Pedagógica sementes de ervilhas. Esperamos que cresçam rapidamente 🙂 !
Fomos, ainda, ao recreio.
À tarde, iremos iniciar os miminhos para o Dia da Criança (que será surpresa para nós, sabemos apenas que iremos desenhar) e haverá balê.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
16 maio
4.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã com a aula de ginástica e em simultâneo realizámos informática. Hoje, no computador, realizámos um exercício de destreza manual unindo pontos para formar um cavalo.
Posteriormente, tivemos a "tão esperada" saída ao exterior. Caminhando juntos, descemos a rua do colégio sempre atentos à forma como devemos atravessar na passadeira, aos sinais de trânsito, aos serviços que se encontram ao nosso dispor (Oficina, Pingo Doce, Farmácias, Restaurante, Cafés,...). Neste passeio, organizámo-nos de acordo com a nossa altura (os mais altos atrás e os mais baixos à frente) para que todos pudessem ver, conversámos entusiasticamente uns com os outros, entrámos nalguns espaços (Pingo Doce, Farmácia, Lavandaria, Padaria) e observámos tudo com muita atenção. Fomos uns autênticos crescidos e não saímos do nosso comboio 🙂 !
À tarde, faremos um desenho acerca do que mais gostámos do passeio ao exterior e haverá judo.
Também iremos ao recreio.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
15 maio
3.ª feira
Boa tarde papás!

No período da manhã trabalhámos no manual de expressão artística, onde realizámos uma experiência com sal. Numa obra de arte preenchemos linhas e círculos com cola e sal. Depois de secar, iremos colorir o sal com anilinas verde e rosa (as anilinas que faremos serão com água e papel crepe rosa e verde).
Os meninos da natação também foram exercitar o seu corpo na piscina.
À tarde, iremos brincar com as letras e os nossos nomes. Num conjunto de letras de plástico iremos procurar aquelas que fazem parte do nosso nome e iremos juntá-las. Depois iremos colocar o nosso nome (feito com as letras) por cima de uma folha branca e nesta faremos o contorno das letras com lápis de carvão. Por fim, iremos colorir as letras utilizando lápis de várias cores.
Haverá, ainda, as atividades extracurriculares balê e inglês.


Aviso:
Relembro que amanhã a aula de ginástica será das 9h30 às 10h30.
Das 10h30 às 11h45 faremos uma saída ao exterior e precisamos que todos venham com o equipamento do colégio (usado na ginástica) e tenham nos cacifos os chapéus/ panamás.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

15.05.2018

- Story: “Make a wish” (pede um desejo);
- Game 1: Fast vocabulary drill with ball (jogo rápido de vocabulário);
- Game 2: Actions – variation on “Simon says” (rounds de 2 alunos cada com um outro a designar acções).


ATENÇÃO:
Gostaria de informar os encarregados de educação que no próximo dia 17 de Maio, por impossibilidade minha, não haverá aula de Inglês. Essa aula será compensada assim que possível.

Cumprimentos,

Carla Martinho


14 maio
2.ª feira
Viva!

Iniciámos a nossa manhã com a marcação dos mapas de sala, distribuição das tarefas semanais e relatos do fim de semana (o que fizemos, onde fomos, com quem,...).
Posteriormente, relembrámos algumas regras de como devemos circular na rua - "Ter cuidado com os carros.", "Não correr.", "Parar na passadeira e só atravessar depois de os carros pararem. E olhar para um lado e para o outro.", "Quando os carros param no sinal vermelho nós pudemos atravessar, mas se o sinal estiver verde não pudemos." - e combinámos uma saída ao exterior para a próxima 4.ª feira, dia 16 de maio (peço que estejam atentos ao vosso e-mail, pois enviei informação relativa à mesma). Nesta, iremos percorrer as ruas do colégio, observar os serviços que se encontram ao nosso redor e dispor (cafés, farmácias, pingo doce, parques,...), respeitaremos regras de segurança rodoviária, observaremos sinais de trânsito, etc..
Ainda de manhã, colorimos a imagem correta do modo como devemos atravessar na passadeira e associámos cada uma das cores que os semáforos podem ter à respetiva ação (vermelho - parar, amarelo - andar devagar, verde - passar, avançar) e houve ginástica.
À tarde, haverá expressão musical e iremos ao recreio.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
11 maio
6.ª feira
Olá papás!

No período da manhã trabalhámos no manual, explorando o número de sílabas de algumas palavras (nomes de animais do Zoo). Com a ajuda dos nossos dedos nomeámos sílaba a sílaba de cada palavra, depois contámos o número de dedos e associámo-lo ao número de quadrados que tínhamos de pintar em cada palavra (o número de quadrados a colorir ou o número de dedos que dispomos são estratégias para ajudar os Quebra-Nozes a compreenderem a constituição das palavras e o conceito de sílaba/som).
Também houve natação.
À tarde iremos brincar com os brinquedos de casa e haverá judo.


Aviso:
Papás, relembro que na próxima 5.ª feira de manhã, dia 17 de maio, haverá teatro no colégio.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
10 maio
5.ª feira
Boa tarde papás!

A manhã de hoje foi muito proveitosa para nós! O pai do R.S., que é Polícia, veio contar-nos o que faz, que acessórios os polícias usam no seu trabalho e alguns cuidados que devemos ter quando andamos na rua ou nos carros com os papás.
Os Quebra-Nozes estiveram muito atentos e gostaram de aprender e conhecer mais sobre a sua segurança.
Manusearam, ainda, os acessórios trazidos pelo Polícia: algemas, luvas, cassetete, lanterna, etc., e fizeram um exercício de como devem passar na passadeira.
Posteriormente, em sala, cada um escolheu um dos desenhos trazidos pelo pai do R.S. para pintar (alusivo à segurança rodoviária) e fomos ao recreio.
À tarde, iremos colorir os desenhos escolhidos e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.


Cada Quebra-Noz tem no seu cacifo um livro para colorir que o Polícia ofereceu 🙂 ! Obrigada! Gostámos muito da visita.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Poor old rabbit” (coitadinho do coelhinho);
- Fast vocabulary games.
09 maio
4.ª feira
Olá, olá!

Iniciámos a manhã com a audição da história "Nunca se passa nada no meu Bairro!". Nesta, existia um menino que pensava e acreditava que na sua rua não acontecia nada, mas nós conseguimos ver e perceber pelas imagens que ele estava enganado e confuso, pois existiam polícias atrás de ladrões, bombeiros a apagar fogos, meninos a brincar, o correio a distribuir cartas, carros a passar, etc..
Após a leitura que contou com a participação de todos, os Quebra-Nozes referiram o local onde vivem e nomearam elementos que observam ou existem na rua onde vivem (pássaros, carros, árvores, polícias, entre outros). Realizámos o registo do que foi dito em desenho.
Houve, ainda, ginástica e realizámos jogos de mesa.
À tarde, trabalharemos no manual e haverá judo para os judocas.


Papás, amanhã, no período da manhã (às 9h30), receberemos o pai do R.S. que nos vem falar um pouco da sua profissão (Polícia) e de aspetos alusivos à segurança rodoviária.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
08 maio
3.ª feira
Boa tarde!

De manhã, explorámos a letra "O", através da identificação da mesma nos nomes dos Quebra-Nozes e noutras palavras e da realização do seu grafismo.
Relembrámos, ainda, a forma/ representação das vogais trabalhadas anteriormente (A, E, I).
Houve também natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, haverá as atividades extracurriculares balê e inglês e os meninos da natação farão o trabalho da manhã.
Realizaremos, ainda, desenhos livres.


Papás, nos cacifos dos Quebra-Nozes deixámos a carta informativa do projeto que iniciaremos amanhã "Nunca se passa nada no meu Bairro!".


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Treasure” (tesouro);
- Fast vocabulary games.

07 maio
2.ª feira
Comemoração do Dia da Mãe 🙂 !!!
04 maio
6.ª feira
Boa tarde papás!

No período da manhã, trabalhámos no manual onde representámos a nossa família em desenho.
Também houve natação.
O nosso amigo Pico já regressou das suas aventuras com os Quebra-Nozes. Ontem o T. contou-nos o que andou a fazer com ele e agora ficaremos com ele em sala para brincarmos juntos e revivermos e relermos as suas descobertas (utilizando o dossier).
À tarde, iremos ao recreio e haverá judo.
Também, em grande grupo, iremos nomear os nomes das nossas mamãs (e depois os nossos) e separá-los em bocadinhos (sílabas), com a ajuda de palmas. Aos poucos com pequenas atividades aprofundaremos o nosso conhecimento ao nível da leitura e escrita.


Mamãs, na próxima 2.ª feira, aguardamos a vossa visita para comemorarmos juntos o vosso dia especial.
Relembro que não haverá ginástica.


Bom fim de semana e um Feliz Dia da Mãe!!!

Um beijinho,

Hélia
03 maio
5.ª feira
Olá papás!

De manhã, em grande grupo, conversámos acerca das brincadeiras que mais gostamos de fazer com as mamãs e definimo-las como "as nossas flores". Neste seguimento, relembrámos alguns aspetos da primavera e trabalhámos um quadro artístico de um pintor chamado Van Gogh, o quadro d' "Os Girassóis". Com aguarelas assumimos o papel de pintores e representámos este quadro no manual de expressão artística.
Posteriormente, e depois de termos colocado as nossas plantações de rabanetes no exterior há uns dias para apanharem sol e chuva, fomos regar as nossas sementes e ver a sua evolução. Já visualizámos algum crescimento nalgumas das plantações 🙂 ! Vamos ver como continua a evolução no decorrer dos próximos dias...
Ainda de manhã, fomos um bocadinho ao recreio aproveitar o bom tempo!
À tarde, iremos concluir os miminhos para oferecermos às mamãs e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

03.05.2018

- Worksheet: “Mother’s day” (dia da mãe).
- Fast vocabulary games (jogos rápidos de vocabulário) – Início de revisões/consolidação de conteúdos.

02 maio
4.ª feira
Boa tarde a todos!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala e conversando sobre as mamãs!
Posteriormente, cada Quebra-Noz disse e escreveu o nome da sua mãe, contou e escreveu o número de letras desse nome e, ainda, da palavra "Mãe".
Também houve ginástica e continuámos a elaborar os miminhos para as mães 🙂 !
À tarde, faremos plasticina e haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
01 maio
3.ª feira
Feriado
30 abril
2.ª feira
Viva!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala, a distribuição das tarefas desta semana e a audição da história "Porque adoro a minha mãe!". Neste sentido, conversámos sobre as mamãs dos Quebra-Nozes e sobre a palavra "Mãe". Vimos que letras fazem parte desta palavra e que Quebra-Nozes as têm no seu nome.
Nas mesas de trabalho, procurámos a palavra Mãe numa sopa de letras/palavras e contámos o número de vezes que esta aparecia.
Também houve ginástica.
À tarde, haverá expressão musical e daremos continuidade aos miminhos para oferecermos às mamãs!


Aviso:
A comemoração do Dia da Mãe será no dia 07 de maio (2.ª feira) entre as 8h30 e as 10h30.
À medida que as mamãs vêm deixar os seus filhotes ao colégio, terão a oportunidade especial e fantástica de realizar uma atividade em sala com o seu filho, poderão tomar um mini pequeno-almoço e receber muitos miminhos.
Nesse dia não haverá aula de ginástica.


Bom feriado!

Um beijinho,

Hélia
27 abril
6.ª feira
Olá, olá!

De manhã, após marcarmos as presenças, o calendário e o tempo, continuámos a elaborar os miminhos para as mamãs.
Também houve natação.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos de casa e haverá judo.
Também faremos plasticina.


Aviso:
A comemoração do Dia da Mãe será no dia 07 de maio, 2.ª feira, no período da manhã. No decorrer da próxima semana daremos informações mais pormenorizadas e será enviada circular por parte da direção.


Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
26 abril
5.ª feira
Boa tarde papás!

Iniciámos a manhã com a sessão de expressão corporal. Hoje fizemos uma mini-aula de zumba. Foi um momento de descontração para todos 🙂 !
Posteriormente, a pares, realizámos as nossas plantações de rabanetes. Primeiro colocámos um pouco de terra nas caixas de ovos, depois as sementes e depois novamente terra. Por fim regámos. Agora temos que nos responsabilizar pelas mesmas, regando-as e observando possíveis evoluções para mais tarde as deixarmos (as plantações) na nossa Horta Pedagógica.
À tarde, continuaremos a elaborar os miminhos para o Dia da Mãe e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.
Também iremos ao recreio.


Aviso:
No próximo dia 17 de maio, 5.ª feira, às 10h, iremos assistir (no colégio) à peça de teatro "A Princesa da Chuva".
Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia da Mina.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Stardragon”;
- Game: mixed vocabulary (1st – controlled production / 2nd – free production) – jogo de vocabulário devertido com bola, nesta fase em 2 etapas – com produção de linguagem controlada ou livre.
25 abril
4.ª feira
Feriado
24 abril
3.ª feira
Olá, olá!

De manhã, em grande grupo, fizemos o reconto da história explorada no dia de ontem ("Adivinha o Quanto Eu Gosto de Ti") e iniciámos os miminhos a oferecer no dia da mãe.
Também houve natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, haverá balê e inglês e iremos ao recreio.

Bom feriado.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Mr. Rude” (O sr. mal criado);
- Video: “Shawn the sheep – operation Pidsley” (A ovelha Xoné – Operação gato).

23 abril
2.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos a manhã com a audição da história "Adivinha o Quanto eu Gosto de Ti". Neste sentido, conversámos acerca do Dia da Mãe, que se encontra próximo, e cada um de nós referiu o quanto gosta da sua mamã (à semelhança do que acontece na história) e representou-o em desenho.
Houve ginástica e brincámos livremente pela sala.
Também fomos ao recreio 🙂 !
À tarde, haverá expressão musical e iremos conversar sobre os miminhos que iremos oferecer às mamãs!

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
20 abril
6.ª feira
Viva!

No período da manhã, conhecemos a palavra "Primavera" e cada Quebra-Noz escreveu-a num retângulo, para colocar nos trabalhos alusivos a esta estação.
Brincámos com os brinquedos que trouxemos de casa e houve natação.
À tarde, haverá judo e trabalharemos no manual.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
19 abril
5.ª feira
Boa tarde papás!

De manhã, recebemos a visita do avô da Mrt. que nos veio mostrar dois pintainhos... Pegámos neles, demos-lhes festinhas... O avô da Mrt. também nos mostrou um ovo, explicando-nos que os pintos nasceram de um ovo semelhante e que quem o pôs foi a galinha, que é a mamã dos pintos. Para além de vermos e sentirmos as penas dos pintainhos, também visualizámos as suas asas e que estes animais conseguem voar (ainda que por breves instantes). Gostámos imenso desta partilha, foi um momento de grande euforia, pois os Quebra-Nozes quiseram explorar este ser vivo. Obrigado avô foi, certamente, uma experiência muito enriquecedora para todos 🙂 !
Ainda de manhã, fizemos expressão corporal. Hoje sentámo-nos em roda e cada Quebra-Noz foi ao centro representar um pinto (batendo as asas, andando como ele, fazendo o seu som, etc.).
Fomos, ainda, ao recreio.
À tarde, continuaremos os trabalhos da Primavera e haverá as atividades extracurriculares balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Little Miss stubborn” (A senhora teimosa);
- Game: “Frog you may jump” (jogo divertido com lenga-lenga para treino da sonoridade/ritmo da língua Inglesa);

18 abril
4.ª feira
Olá papás!

No período da manhã, o S. mostrou-nos e contou-nos o que fez com o Pico. Agora nos próximos dias este nosso amigo irá divertir-se com o T., sendo a sua última viagem. Depois todos juntos iremos decidir o que fazer com o Pico e com o dossier das suas aventuras 🙂 !
Posteriormente, continuámos a construir os trabalhos de primavera. Desta vez fomos nós que desenhámos e pintámos sozinhos, com tinta castanha, o tronco da árvore 🙂 . As folhas das árvores serão representadas com vários tipos de papel e tecido verde.
Também houve ginástica e fomos ao recreio.
À tarde, iremos fazer plasticina, continuar os trabalhos do manual sobre o número 6 e haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
17 abril
3.ª feira
Boa tarde!

No período da manhã, após marcarmos os mapas de sala, trabalhámos no manual. Hoje explorámos o número 6, elaborando o seu grafismo e associações número/quantidade.
Os Quebra-Nozes nadadores foram à natação, onde, com energia e entusiasmo, exercitaram o seu corpo com vários exercícios aquáticos 🙂 .
À tarde, iremos dar início a um trabalho de primavera e haverá balê e inglês.


Aviso:
Ontem nos cacifos dos Quebra-Nozes colocámos a carta informativa do que iremos trabalhar em sala no mês corrente.
No âmbito do projeto iniciado "Mãe, és o meu Sol de Primavera!", peço aos papás que até à próxima 6.ª feira nos tragam uma caixa de ovos (de cartão) vazia. Iremos realizar uma experiência de plantação!
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “I can do it” (sou capaz);
- Board game (jogo de tabuleiro): Jelly elephants.

16 abril
2.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã conversando, em grande grupo, acerca do que fizemos no fim de semana com os papás. Marcámos as presenças, o tempo e o calendário e definimos os responsáveis pelas tarefas desta semana.
Posteriormente, continuámos o trabalho do manual iniciado na passada 6.ª feira, relativo à noção de lateralidade, e fomos à ginástica.
À tarde, haverá expressão musical.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
13 abril
6.ª feira
Olá, olá!

No período da manhã, explorámos o conceito de lateralidade (lado direito e lado esquerdo), em que cada Quebra-Noz nomeou a sua mão direita e a sua mão esquerda. Na generalidade, os Quebra-Nozes souberam nomeá-las corretamente 🙂 !
Posteriormente, no manual de expressão artística, trabalhámos este conceito, colorindo a imagem de duas mãos (repartidas em várias partes) de acordo com a sequência de cores fornecida.
Também houve natação.
À tarde, iremos partilhar os brinquedos que trouxemos de casa e haverá judo.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
12 abril
5.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos o dia com a marcação dos mapas de sala.
Posteriormente, e como a 5.ª feira é o dia dedicado aos jogos de expressão corporal, realizámos o "Jogo da Estátua" e dançámos livremente ao som de músicas da atualidade. Foi divertido! Todos dançámos com alegria 🙂 .
Ainda de manhã, terminámos os trabalhos iniciados na tarde de ontem.
À tarde, iremos trabalhar no manual e haverá balê e inglês.
Também faremos plasticina.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Bye-bye time”
- Game: “Doggy doggy where’s your bone?” (cãozinho, onde está o teu osso?).


11 abril
4.ª feira
Olá papás!

No período da manhã, terminámos o registo em tabela, realizado em grupo, acerca das características dos animais da história "O Pinto Careca".
Posteriormente, dividimo-nos em três grupos: um foi à ginástica, outro trabalhou no manual e outro fez informática. Depois trocámos os grupos 🙂 .
No trabalho de informática de hoje cada Quebra-Noz completou um desenho, unindo os pontinhos existentes na imagem. Com este, treinámos a nossa concentração, paciência, motricidade e destreza manual. Tentámos transmitir que é importante tentar e realizar o que nos é proposto. Se fizermos menos bem, na próxima faremos melhor. Estamos todos a aprender 🙂 !
À tarde, iremos ordenar uma sequência de acontecimentos relativa à vida do pinto e haverá judo.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
10 abril
3.ª feira
Olá a todos!

Iniciámos a manhã, em grande grupo, conversando acerca dos animais que aparecem na história "O Pinto Careca" e classificando-os segundo algumas características (como é o seu corpo - pelo ou penas -, como nascem - de ovos ou da barriga da mãe -, o que comem, onde vivem - no campo ou na cidade - e quantas patas têm).
Posteriormente, e de modo a terminarmos o projeto deste mês, realizámos mais um trabalho de simetria. Desta vez completámos a metade em falta de um pinto (precisámos de alguma orientação em certos pormenores)!
Também houve natação.
À tarde, iremos realizar o registo em tabela das características dos animais debatidos de manhã, os meninos da natação farão o trabalho de simetria e haverá, ainda, as atividades extracurriculares balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: “Floppy and the bone” (Floppy e o osso);
- Game: “Doggy doggy where’s your bone?” (cãozinho, onde está o teu osso?).

09 abril
2.ª feira
Boa tarde!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala e com o reconto, em grupo, da história "O Pinto Careca". Posteriormente, numa folha tínhamos disponíveis imagens das personagens da história (o rio, a coruja, o pinheiro e a raposa) e nas respetivas palavras tivemos de encontrar as vogais exploradas até ao momento (o "A", o "E" e o "I"). Depois colorimos os desenhos.
Também houve ginástica.
À tarde, haverá expressão musical e iremos brincar nas áreas.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
06 abril
6.ª feira
Olá! Olá!

De manhã, enquanto uns Quebra-Nozes trabalharam no manual, fazendo associações entre pares iguais de elementos, outros foram à natação. Hoje fui com os Quebra-Nozes e gostei muito de ver a autonomia de todos perante o despirem-se e vestirem-se sozinhos para esta atividade. Na piscina, também se encontram muito à-vontade e durante toda a aula demonstram satisfação e correspondem a tudo o que é proposto 🙂 . Que bom vê-los crescer bem e felizes!
À tarde, iremos brincar com plasticina e haverá judo.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
05 abril
5.ª feira
Viva!

De manhã, realizou-se a sessão fotográfica para o Dia da Mãe e concluímos o trabalho de grupo acerca do meio de vida do pinto. Hoje, alguns Quebra-Nozes pintaram pintos, galinhas, galos e desenharam macieiras. Ficou linda a nossa composição plástica. Com o contributo de todos só podia ficar 🙂 !
À tarde, haverá balê e inglês e faremos um novo trabalho de simetria, desta vez um pouco mais complexo. Iremos completar a metade de um ovo com riscas ou bolinhas (dependendo da escolha de cada um).


Aviso:
Papás, as avaliações relativas ao 2.º trimestre serão entregues na próxima semana, uma vez que nos encontramos à espera da entrega das avaliações dos professores das atividades de música e ginástica.
Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: "Grover and the new kid" (O novo colega do Gualter);
- Game: “Mixed vocabulary roundabout” (roda de vocabulário).
04 abril
4.ª feira
Olá papás!

De manhã, após a marcação dos mapas de sala, conversámos e explorámos a letra "i". Visualizámos a sua forma e procurámo-la nos nomes dos Quebra-Nozes no mapa de presenças.
Também elaborámos o grafismo desta vogal e numa sopa de letras e numa de palavras tivemos de a identificar e encontrar.
Houve, ainda, ginástica.
À tarde, iremos colocar em dia trabalhos do manual e haverá judo.


Aviso:
Relembro os papás que amanhã realizar-se-á a sessão fotográfica para o Dia da Mãe. Quem ainda estiver interessado pode entregar-nos até amanhã de manhã o flyer com o respetivo pagamento. Obrigada.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
03 abril
3.ª feira
Boa tarde papás!

No período da manhã, conversámos sobre a história d' "O Pinto Careca" e, partindo da ideia de que este animal nasce de ovos, elaborámos um trabalho de simetria. Neste, completámos a metade do desenho de um ovo e depois colorimo-lo de amarelo ou creme.
No trabalho de hoje escrevemos a data. A partir de agora também seremos nós os responsáveis por escrever nos nossos trabalhos a data de quando os elaboramos, de modo a darmos um passo na nossa autonomia, como igualmente a aprofundarmos o conceito de tempo e a identificação dos números 🙂 .
Posteriormente, iniciámos um trabalho de grupo, onde começámos a representação plástica do local onde vive o pinto: campo/ quinta. Uns Quebra-Nozes pintaram o céu, outros as montanhas, outros a terra...E muito ainda temos que construir em equipa 🙂 !
Também houve natação para os Quebra-Nozes nadadores.
À tarde, continuaremos os trabalhos do manual, iniciados na tarde de ontem, alusivos à letra "I"e os meninos da natação farão o trabalho (de simetria) da manhã.
Haverá, também, balê e inglês.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story1: "Goodbye dummy" (Adeus à chucha);
- Story2: “Listening time” (tempo de ouvir).

02 abril
2.ª feira
Olá "papás Quebra-Nozes"!

Esperamos que tenham tido uma Páscoa Feliz com muitos miminhos 🙂 !


Iniciámos a manhã com a aula de expressão musical. De seguida, marcámos as presenças, o calendário e o tempo e definimos os responsáveis pelas tarefas desta semana.
Também ficámos a saber por onde andou o nosso amigo Pico nos últimos dias. Com o R.M. foi ao estádio da luz e tirou uma fotografia com a águia Vitória e conheceu e brincou com a sua mana B.. Com o R.S. foi à loja da lego, à Serra da Estrela e comemorou a Páscoa em família. Esta semana visitará a casa do S..
À tarde, haverá ginástica e trabalharemos no manual.


Hoje, por impossibilidade de o professor de ginástica dar a aula de manhã, tivemos de proceder a uma troca das atividades, havendo expressão musical no período da manhã e ginástica à tarde.
As avaliações relativas ao 2.º trimestre serão entregues na próxima 6.ª feira, dia 06 de abril.


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
23 março
6.ª feira
Boa tarde!

No período da manhã continuámos a elaborar os trabalhinhos da Páscoa e houve natação para os nadadores 🙂 !
À tarde, haverá judo e iremos partilhar os brinquedos de casa. Faremos, ainda, jogos de mesa.


Aviso:
No cacifo de cada Quebra-Noz deixei o envelope com as informações relativas à FotoReportagem para o Dia da Mãe.
A interrupção letiva do período da Páscoa será na próxima semana, não havendo atividades curriculares nem extracurriculares.
As mesmas retomam no dia 02 de abril.
Também durante a próxima semana não serão escritas as e-cadernetas.
Obrigada.


O desejo de uma Feliz Páscoa.

Um beijinho,

Hélia
22 março
5.ª feira
Olá a todos!

No período da manhã assistimos à peça de teatro "A Carochinha", de que gostámos muito 🙂 . É uma peça musicada e bastante apelativa para as crianças. Nesta, os Quebra-Nozes puderam participar (batendo palmas, fazendo gestos e cantando) uma vez que foram cantadas e dramatizadas canções conhecidas por todos 🙂 . Foi divertido!
Também fomos ao recreio.
À tarde, haverá balê e inglês e continuaremos a elaborar em sala os trabalhos da Páscoa. Hoje, os Quebra-Nozes irão representar pintainhos, utilizando esponja e tinta amarela, nos postais a oferecer na Páscoa.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia


******************** ENGLISH CLASS ********************


- Story: "Billy Brownmouse won’t go to school" (O Rato Renato não quer ir à escola);
- Game: “Easter bunny” (Coelhinho da Páscoa - jogo divertido de grupo).
21 março
4.ª feira
Boa tarde!

De manhã, após marcarmos os mapas de sala, conversámos acerca da Primavera. O R.M. lembrou-nos que era hoje que mudávamos de estação e em grupo discutimos o que costuma acontecer: as folhas das árvores voltam a nascer, começa a haver mais sol e podemos ir mais vezes ao parque e ao recreio, as flores têm muitas cores, entre outros aspetos.
De seguida, escutámos a história "O Pinto Careca". Com esta conhecemos algumas palavras novas, nomeadamente "esgaravatando", "sovina", "esguelha", e aprendemos os seus significados.
Após a audição da história, relembrámos que personagens apareceram e o que lhes ia acontecendo no decorrer da ação.
No seguimento da história, conversámos acerca do pinto: onde vive? tem pelo ou penas? quem tem familiares que tenham pintos?,... Com a pergunta de onde nascem os pintos, conversámos sobre os ovos e por conseguinte sobre a Páscoa, iniciando, deste modo, o presente comemorativo desta época. Com tesouras, estivemos a recortar ovos 🙂 .
Também houve ginástica e fomos um bocadinho ao recreio.
À tarde, haverá judo e continuaremos os trabalhos da manhã.


Papás, amanhã receberemos a vinda do Teatro "A Carochinha" - Musical Infantil. Peço aos papás que ainda não o fizeram que nos entreguem as respetivas autorizações. Obrigada! 🙂


Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia
20 março
3.ª feira
Olá papás!

Iniciámos a manhã marcando os mapas de sala e conversando sobre o Dia do Pai.
Posteriormente, estivemos a terminar trabalhos que estavam em falta, enquanto os Quebra-Nozes nadadores foram à natação.
À tarde, haverá balê e inglês e iremos brincar livremente pela sala.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Game: “Easter bunny” (Coelhinho da Páscoa - jogo divertido de grupo);
- Video: "Snapshot Timmy" (a fotografia do Timmy).

19 março
2.ª feira
Comemoração do Dia do Pai 🙂 !!!
16 março
6.ª feira
Olá, olá!

De manhã, terminámos os presentes para os pais e houve natação.
À tarde, haverá judo e iremos partilhar os brinquedos de casa.

Bom fim de semana.

Um beijinho,

Hélia
15 março
5.ª feira
Boa tarde a todos!

Iniciámos a manhã com a marcação dos mapas de sala e escutando a história "Corre, corre Cabacinha!", que a C. trouxe para partilhar 🙂 .
De seguida fizemos informática, elaborando um exercício de simetria, em que completámos a metade em falta de uma borboleta (precisámos de um pouco de orientação pois tivemos de pensar no que faltava e coordenar o movimento do rato).
Também continuámos a elaborar os miminhos para os pais.
À tarde, haverá balê e inglês e iremos brincar livremente pela sala.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: “Guess how much I love you” (Adivinha o quanto gosto de ti);
- Worksheet: “father’s day” (dia do pai).
14 março
4.ª feira
Olá papás!

No período da manhã escutámos a história "Pê de Pai. Conversámos sobre a palavra "PAI", conhecendo a designação da primeira letra - o pê -, e cada Quebra-Noz referiu como era o seu pai, associando-o a algumas características enunciadas no livro.
Posteriormente, cada um elaborou o registo do que partilhou, através do desenho.
Também houve ginástica.
À tarde, haverá judo e continuaremos a elaborar os postais para os pais.

Até amanhã.

Um beijinho,

Hélia