Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 3 Anos do Colégio Moinho de Sonho

15 Dez.6ªfeiraBoa tarde a todos,

Sente-se um verdadeiro espírito de natal entre as nossas crianças...
Todas estão animadas e empenhadas na preparação desta festa. Houve-se a toda a hora músicas natalícias, crianças a correrem para cumprirem os seus ensaios e adultos empenhados para que tudo corra pelo melhor.

Esperamos por todos amanhã, para em conjunto podermos celebrar esta festa da família, a festa de Natal!!

Aguardo pelos nossos Rouxinóis às 9H.
Peço que não haja atrazos, pois temos 23 feras para preparar!

Obrigada

Um beijinho e até amanhã
São
 
14 Dez. 5ªfeiraBoa tarde,

Aqui pelo nosso Moinho anda tudo muito atarefado na preparação do Natal...
Hoje ensaiamos individualmente e também com todas os restantes crianças, tal como irá acontecer na nossa festa.

Está tudo bem ensaiadinho :), vamos ver como se portam no próprio dia!
O que verdadeiramente interessa, é a boa disposição com que andam a ensaiar assim como a felicidade nos seus rostos.

Em relação às roupas para o coro( saia / calças azuis e camisola/ camisa branca) e uma vez que a maior parte dos meninos ainda não a trouxe, sugiro que a tragam vestida no sábado.
Na manhã da festa, não terei condições para organizar roupas.

Um beijinho e até amanhã

São

******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Love monster (“amor monstro”) – funny story to review vocabulary;
- Activity: Let’s remember (produção guiada de vocabulário).


Dear parents, grandparents, carers,
Due to my Holidays, the class on Thursday the 21st will be moved to Monday the 18th at 10h30.
The class on Tuesday the 19th will be held at the same schedule.

Carla Martinho


Caros pais, avós, educadores/cuidadores,

Devido às minhas férias e, a meu pedido, a aula de Quinta dia 21 será passada para Segunda dia 18 às 10h30.
A aula de terça dia 19 irá decorrer no horário normal.

Obrigada,

Carla Martinho
13 Dez. 4ªfeiraOla boa tarde a todos,

Hoje foi mais um dia de ginástica para os nossos Rouxinóis.
Quando esta terminou ficámos em sala experimentando as vestes das feras, que já começam a ganhar forma.

Sei que estou em falta com os momemtos da informática, mas espero que me entendam, que não é de todo fácil encaixar todos os momentos no dia a dia dos nossos pequenos.
Não quero por sua vez, que fiquem prejudicados neste sentido, como tal, irei recompensar os tempos não dados ,nas próximas duas semanas, em que tudo já está mais calmo.

Obrigada pela compreensão

Em relação ao calçado para o momento do coro, deverá ser sapatinho para combinar com a roupinha mais clássica 🙂
Assim sendo,tragam de manhã estes mesmos sapatos já calçados.

À tarde iremos ensaiar para a garagem.
Peço o favor de apenas virem buscar os meninos depois das 17H.
Obrigada

Quero somente acrescentar na caderneta de hoje, pois no próprio dia lamentávelmente passou-me de ideia. No dia 7 de Dezembro, tivémos duas participações do nosso projeto" Ler mais em familia", foi a da familia do Bruno, tal com referi na caderneta, assim comotambém a familia das nossas manas, Maria e Sofia com a história "O Natal do Rato Renato".

Obrigada às duas mamãs e seus filhos que tanto participaram.

Por hoje é tudo
Um beijinho e até amanhã

São
12 Dez. 3ªfeiraBoa tarde a todos,
Com a festa a aproximar-se, resta-nos apenas tempo para os ensaios e respetivos
preparativos com os adereços.

No dia 16 todos deverão chegar às 9H e dirigir-se à nossa sala.
Devem vir vestidos com roupa prática que facilite a logistica de vestir e despir.

Aqui no colégio devem constar as duas indumentárias solicitadas e devidamente identificadas.

Aproveito também para vos informar que entre os dias 26 e 29, realizaremos a nossa interrupção letiva, ou seja,não existem atividades de caracter programado nem extra curriculares.

As avaliações referentes ao primeiro periodo serão entregues no dia 5 de Janeiro.

Pora gora é tudo,
um beijinho e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************

This was a divided class with 2 main goals:
1) Check autonomy in English;
2) Check individual and group language production;

- Activity1: worksheet – Christmas (to hang on the Christmas tree);
- Activity 2: funny free production game with a ball;
Half the class did activity1 while the other half did activity 2. Then they changed places.


Esta foi uma aula dividida com 2 objectivos principais:
1) Verificar autonomia linguística em Inglês;
2) Verificar a produção de linguagem individual e em grupo.

- Actividade 1: ficha – Natal (para pendurar por exemplo na arvore de Natal);
- Actividade 2: jogo divertido com uma bola.




11 Dez. 2ªfeiraAula de ginástica
Aula de música

Ida ao teatro politeama
" O Aladino"
7 Dez. 5ª feiraBoa tarde,
Mais uma vez colocámos em prática o nosso projeto " Ler mais em família". Hoje foi a vez da familia do Bruno vir contar e dramatizar a história dos 3 porquinhos. Um momento lúdico e divertido!
Obrigada uma vez mais.

Após este momento continuámos com as atividades alusivas ao Natal.
Para terminar a manha, conversámos sobre a nova estação que se aproxima, o Inverno e nesta sequência fizémos uma experiência misturando bicaburnato de sódio com espuma de barbear.
que deu uma consistência muito idêntica à da neve.Os Rouxinóis manusearam esta massa com muita curiosidade.

Logo à tarde haverá aula de dança e de inglês e ainda haverá tempo para ensaios.

Informo agora, que em relação ao teatro, sairemos do colégio por volta das 14h e chegaremos por volta das 17.30m.
Neste dia almoçaremos um pouco mais tarde, uma vez que também lancharemos apenas quando chegarmos.
Levo comigo algumas bolachas para reforçar algumas barriguinhas.
Todos levarão vestido o fato de treino do colégio, uma vez que neste dia há ginástica.

Considerando que 2ª feira não estamos no periodo da tarde, a aula de música será dada após a aula de ginástica.

Mais informo, agora a respeito da nossa festa, que todos os meninos deverão trazer para vestir no próprio momento do coro, saia as meninas com meias azuis até ao joelho e os meninos calças azuis escuras com camisa branca. As meninas poderão ainda usar o lachinho vermelho na cabeça.

Todos os pertences vindos de casa deverão vir identificados, por favor.

Por hoje é tudo 🙂
Um beijinho para todos e bom feriado


São


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: guided language production from AVS (audio-visual stimulation):
• Short Video 1: Shaun the sheep - Abracadabra (A ovelha Choné - Abracadabra);
• Short Video 2: Shaun the sheep - Hiccups (A ovelha Choné - Soluços);
- Activity: Where is the small girl? (actividade divertida em grupo de procura de objecto) – introduction to location vocabulary (início do vocabulário de localização);
6 Dez. 4ªfeiraOlá a todos,

Hoje foi dia de ginástica e desta vez com o prof. respetivo 🙂

Intercalada com a aula de ginástica, os Rouxinóis foram realizando atividades natalícias tal como: uma moldura com papel metalizado de cor vermelha em redor da pintura azul escura de ontem, pintura com esponja sobre um pinheiro e pintura de bolas com lápis de cor.

Para terminar a manhã ensaios para a festa.

Logo daremos continuidade às mesmas atividades e ainda haverá aula de judo.

Quero retificar um pequeno pormenor no pedidio que vos fiz, as bandeletes têm que ser de plástico e não de elástico. Peço desculpa pela falha de comunicação.

Quem tiver já adquirido, não voltem a gastar dinheiro, eu tentarei arranjar para vos emprestar.

Um beijinho
São
5 Dez. 3ªfeiraBoa tarde,
Por aqui todos descansam tranquilamente...

Após a saída dos Rouxinóis para a natação, realizámos os mapas da sala e iniciámos duas atividades alusivas à quadra. Primeramente pintaram livremente uma folha de tamanho A3 de azul escuro e de seguida polvilharam 🙂 purpurinas prateadas. Este fundo representará a noite, para depois lhe sobrepormos um pinheiro bem enfeitado.

Noutra mesa decorria a pintura de bolas decorativas.

No fim das atividades foi uma asáfama, pois havia muitos materiais para arrumar e mesas para limpar. Mas com a ajuda de todos, foi num instante que tudo voltou a ficar apresentável.

Logo à tarde haverá aula de dança e de inglês.
Irei ainda iniciar estas atividades da manhã, com os meninos que não estiveram presentes.

Desejo a todos uma excelente tarde

São




******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Where’s Spot? (Onde está o Bolinha?);
- Vocabulary: in / out (dentro / fora);
- Activity: fun game with hoops and directions (in, out, dance, jump, sleep, run, etc) – minor review from actions (revisão inicial das acções);
- Game: numbers with the balloon, 2nd attempt.

4 Dez. 2ªfeiraBoa tarde a todos,

Hoje no momento do acolhimento, quando partilhávamos algumas novodades do fim de semana, deu para perceber que o espírito de Natal chegou práticamente a casa de todos os nossos Rouxinóis. A grande noticia era, o pinheiro de natal.

Aqui no colégio, também as decorações estão realizadas por forma a sentirmos ainda mais esta quadra Natalícia.

Espero que tenham apreciado 🙂

Tal como informado, a aula de ginástica foi dada por mim e deu para reviver os tempos de Tagarelas.
Levei o grupo todo de uma vez e a aula teve a duração de uma hora.
Começámos com o aquecimnto, depois realizaram um percurso e alguns jogos. Para terminar um momento de relaxamento...

Correu muito bem e terminou contra a vontade dos Rouxinóis, queriam mais!!

Chegados a sala, falámos sobre o tema da nossa festa de Natal " O Natal vai ao circo".

No seguimento deste assunto, venho pedir a seguinte colaboração:
Aos meninos peço o favor de trazerem umas leguins ou collants de cor castanho e uma camisola também castanha, pois irão ser os leões.

Às meninas peço que tragam camisola e collants ou leguins de cor branca, pois irão ser zebras.
Peço também a todos os Rouxinóis o favor de trazerem uma bandelete preta( larga).
Este ano serão as FERAS do circo!

Peço o favor deste pedido (roupas + bandelete) chegarem até dia 11 de Dezembro, pois necessitarei de lhes colocar alguns adornos.

Alguma questao, por favor disponham.

Logo à tarde teremos aula de música onde ensaiarão os temas do coro de Natal a apresentar na festa.

Um beijinho a todos e até amanhã
São
30 Nov. 5ªfeiraBoa tarde papás,
Hoje foi dia de por em prática onosso projeto "Ler mais em família".
A Constança e a sua mamã vieram hoje partilhar uma história intitulada " Rato Ranato ,não quer partilhar."

Um tema muito apropriado para a idade dos nossos meninos...

Obrigada mais uma vez pela colaboração.

À tarde voltámos a abordar os conceitos retratados na história e na verdade, os Rouxinóis estiveram todos com muita atenção, pois sabiam cada passo da história.

Houve aula de dança e de inglês ainda esta tarde.

Andamos em preparativos para as decorações de natal. Os Rouxinóis colaboraram dentro das suas possibilidades mas ficaram curiosos pelo resultado que verão segunda feira.

Informo que segunda feira o prof. Vitor não virá dar a aula, no entanto serão as educadoras a fazê-lo :). Deverãovir igualmente com o equipamento.

Desejo agora um excelente fim de semana prolongado.

Um beijinho
São


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Puppy’s first Christmas (O primeiro Natal do cachorrinho);
- Activity: vocabulário do corpo humano – mais alargado (2 feet, 10 fingers, etc);
- Game: requests (stand up, sit down, swim, walk, etc) – reconhecimento de vocabulário (verbos) com resposta de movimento.

28 Nov. 3ªfeiraOlá boa tarde,

Após a saída dos nadadores, os Rouxinóis que ficaram em sala participaram na pintura de alguns elementos decorativos para a época natalícia do nosso colégio.

3 menino de cada vez foram pintando de vermelho cavalos, que se transformarão em carroceis bem divertidos.

O espírito de Natal começa a chegar...

Logo à tarde haverá aula de dança e de inglês e ainda iniciarão a pintura de bolas de Natal.

Neste sentido, peço aos pais, que por acaso tiverem em suas casas restos de alguns materiais, como botões pequenos ou médios, restos de fitinhas de cetim coloridos, algum tipo de papel decorativo ou até mesmo pedacinhos de lã com cores alegres e não vos façam falta, o favor de nos enviar,pois servirão certamente para os trabalhinhos desta quadra.

Uma vez mais muito obrigada.

Um beijinho
São


******************** ENGLISH CLASS ********************


- “Magic” book: gallop (galope) – movement (jump / swim / walk / fly) (identificar o movimento);
- Story: I don’t want to have a bath (não quero tomar banho);
- Activity: vocabulário do corpo humano (2 eyes, 1 mouth, etc);
- Christmas song: jingle bells chorus (refrão do Jingle bells).
27 Nov. 2ªfeiraBoa tarde,

Segunda feira, dia de exercício físico...
Entrecalada com a aula de ginástica, os Rouxinóis realizaram o tempo da informática.

Já quando estavam todos em sala, foi introduzido uma nova atividade com a roda dos alimentos. No manual do pico pico, tiveram que realizar um exercicio onde era pretendido nomear os alimentos e relacioná-los ao grupo pertencente.

Uma manhã preenchida e bem passada!

À tarde, após o lanche puderam brincar um pouco livremente, para logo depois terem aula de música com a professora Raquel.

Hoje já foi introduzida a canção que irão cantar na nossa festa de Natal.

Aproveito até para adiantar a data , será dia 16 de Dezembro pelas 10Hda manhã.

Ainda na nossa agenda de festas, está também marcado uma ida ao teatro Pliteama ver apeça do Filipe Lá Feria, "Aladino".
Esta será no dia 11 de Dezembro.
A seu tempo receberão por parte da nosssa direção,a respetiva circular nformativa.

Recordo que alguns meninos ainda não trouxeram a foto de família a preto e branco tal como solicitado anteriormente.
Poderão ainda fazê-lo até 4ª feira desta semana. A mesma será para construir uma árvore de Natal com todos as familias.
Não deixem de trazer, por favor, pelos vossos filhos...

Um beijinho a todos
Até amanhã
São
24 Nov. 6ª feiraBoa tarde a todos,

Hoje foi o dia do brinquedo para a nossa pequenada e dia também em que organizamos alguma coisas que noutros dias com as restantes atividades, se torna inviável.
Mesmo assim os Rouxinóis querem sempre participar nestas arrumações.
Todos juntos fomos à garagem e ao piso 1 buscar o escadote.
Com a ajuda preciosa de todos, retirámos as árvores do nosso exterior para o interior da nossa sala.

Ainda nesta manhã iniciámos alguns cantigos de natal.

Hoje temos um aniversariante o R. N. e como manda a tradição teremos a sua festinha.
Também haverá hoje aula de judo.

Desejo um bom fim de semana a todos, agora já com cheirinho a Natal 🙂

Um beijinho
São
23 Nov. 5 ªfeiraBoa tarde,
Nesta 5ª feira realizou-se a sessão fotográfica de natal.
No periodo da tarde houve aula de dança e de inglês.



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: What does Santa Claus wear? (O que veste o Pai Natal) – part 2: colour + piece of clothing (ex. red trousers, black boots);
- Story: “Mr Croc up and down”: big/small, happy/sad, up/down, hot/cold, close/open (opostos);
- Activity: Sesame street characters (short tall thin fat) + like/don’t like (introduction);
- Fun game: go to the clothes (jogo rápido de introdução ao vocabulário de roupa).

22 Nov.4ª feiraOlá a todos,

Um dia de práticas exemplares...
Ginástica, logo pela manhã e a confeção de uma rica sopa. Rica em nutrientes mas também em carinho, empenho e dedicação.

Esta atividade serviu uma vez mais para consolidar aquilo que temos vindo a falar nos últimos dias, alimentos bons e menos bons.

Logo à tarde, iremos ouvir a história intitulada " O nabo Gigante".
Realizarão também o momento da informática e ainda haverá aula de judo.

Relembro que amanhã realizar- se -à a sessão fotográfica de Natal. Mais informo que os tons do cenário serão em branco e azul. Poderão assim conjugar melhor as roupas a usar.
Peço o especial favor de levarem hoje os bibes para lavar, pois a foto de grupo será tirada com este elemento vestido.

Desejo uma boa tarde a todas as familias

Um beijinho
São
21 Nov. 3ª feiraBoa tarde,

Mais um dia em que os nossos Rouxinóis participaram no tema da alimentação.
Hoje pintámos duas grandes barrigas 🙂 onde vamos colar os alimentos.
Realizámos também uma ficha de correspondências entre imagens de alimentos e as suas silhuetas.

Hoje também foi dia de muita atividade fisica, ballet e natação.
Para terminar o dia houve aula de inglês.

Foi um dia bem passado e tranquilo.

Um beijinho e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Activity: What does Santa Claus wear? (O que veste o Pai Natal);
- Story: “Don’t cry Big Bird” (Não chores Poupas amarelo);
- Theme (tema): We’re all different and that’s ok (somos todos diferentes e não faz mal);
- Vocabulary: adjectives (big small short tall thin fat, etc);
- Fun game: go to the clothes (jogo rápido de introdução ao vocabulário de roupa).



20 Nov. 2ª feiraBoa tarde a todos!

Iniciámos a nossa semana realizando a habitual aula de ginástica.
Terminada esta, marcámos os mapas da nossa sala, presenças e tempo.
Todos reunidos no tapete, dividimos os alimentos em dois grupos: os saudáveis e os não saudáveis.
À nossa disposição tínhamos duas imagens, uma com um sorriso, à qual associámos os bons alimentos, e uma triste, à qual associámos os alimentos menos bons.
Ainda de manhã, os rouxinóis realizaram um exercício do manual Pico-Pico.
À tarde tivemos a aula de música.


Peço o favor aos pais dos meninos que ainda não trouxeram a foto de família, o especial favor de a trazerem o quanto antes.
Obrigada!


Um beijinho e até amanhã
Recados para:
16 Nov. 5ª feiraBoa tarde a todos,

No momento do acolhimento, combinámos as tarefas a desenvolver esta manhã.
Em primeiro lugar e como alguns meninos já foram trazendo os recortes dos alimentos, fizémos a sua identificação e associação aos aliementos bons e menos bons.Recordámos inclusivé a peça de teatro "Assalto às lancheiras".
De seguida e ainda em grupo verificaram a dinâmica de duas fichas do manual que iríamos desenvolver. Aqui os Rouxinóis fizeram a correspondência entre os objetos que se apresentavam de igual forma e ainda uma outra onde era suposto colocar autoculantes considerando as indicações espaciais; em cima, em baixo; à frente e atrás.

Para terminar a manhã iniciámos a audição de uma história, desta vez um pouco mais longa, o que combinámos fazer esta leitura de forma repartida.
Sempre quer recomeçarmos faremos o reconto do que foi ouvido.
Os Rouxinóis aceitaram o desafio e ouviram muito atentamente cada passo .

Desta forma estamos a trrabalhar a imaginação da criança, pois fica a elaborar a continuação da história, assim como a capacidade de memorazação.

Como a manhã foi muito preenchida logo irão brincar como que escolherem.

Ainda haverá aula de dança e de inglês.

Relembro que de hoje a uma semana, precisamente, irá realizar-se a sessão fotográfica de Natal.
Quem estiver interessado deverá fazer-nos chegar o flyer devidamente preenchido com o respetivo pagamento.

Por hoje é tudo, desejo um excelente resto de tarde

São

Nota:
Peço o favor a todos os papás dee substituirem as roupas frescas existentes no colégio, por outras mais quentinhas adquadas à estação
Obrigada
15 Nov. 4ªfeiraOlá papás,

Após a aula de ginástica, os Rouxinóis receberam pela mão de um Sr. Carteiro, os Kits das àrvores adquiridas.
Uma vez mais reforçámos junto de todos, a importância das mesmas na nossa vida. Todos sabem dizer o sucedido este verão à nossa floresta, assim como também, todos têm vontade de reflorestar o nosso portugal 🙂

Enviamos em formato original as àrvores adquiridas por cada criança e em formato 3D a àrvore que que o Moinho de Sonho adquiriu em nome de cada um dos nossos meninos.
Em cada àrvore consta um código que deverão ter em atenção, tal como, todas as instruções contidas na mesma.

Obrigada pela colaboração neste processo, que efetivamente, a todos nós diz respeito!!

A nossa floresta simbólica encontra-se verdejante e cheia de ternura...
Está na nossa entrada a participação dos Rouxinóis, tendo pintado várias folhas verdinhas que compõem bonitas copas.

Esta tarde iremos realizar informática e também alguns meninos irão fazer a ficha do grafismo do número um do manual do Pico pico, atividade planeada para ontem mas não desenvolvida.

Ontem, a mãe do nosso Diego conseguiu vir até cá contar uma história com a ajuda do filhote, " Rato Renato, não quer comer", era o seu titulo.
Obrigada mãe pela sua disponibilidade e colaboração no nosso projeto de leitura.

À tarde ainda haverá aula de judo.

Os dias dos nossos Rouxinóis são uma animação!!!!!

uM BEIJINHO E ATÉ AMANHÃ

sÃO
14 Nov. 3ª feiraBoa tarde a todos,

Informo que ontem apenas estive presente com os rouxinóis, no periodo da tarde. No entanto, no periodo da manhã as atividades decorreram tal como programadas.
Esta semana, na sequência da campanha de solidariedade para com a nossa floresta, vamos tentar sensibilizar os nossos pequenos para a importância das árvores na nossa vida.
Ontem já iniciámos o diálogo em grupo àcerda deste tema.
Entre histórias, canções a algumas atividades de expressão plástica, os Rouxinóis assimilarão naturalmente estas questões.

Ontem também realizaram a silhueta do corpo de alguns meninos e pintaram de castanho. Estas silhuetas serão os troncos das árvores e a copa está a ser realizada através de várias técnicas; pintura, digitinta, colagens e ainda pintura com as rodas dos carrinhos.
Iremos transformar os nossos corredores numa saudável floresta.
Se for possivel, abordem este tema em casa de forma a podermos partilhar mais informação.
Muito obrigada.

Hoje no periodo da manhã, pintaram as folhas e iniciámos um placard de registo sobre tudo o que as àrvores nos podem dar.

No periodo da tarde, haverá aula de dança e de inglês e os meninos da natação ainda realizarão a pintura das suas folhas, enquanto os restantes darão continuidade aos exercicios do manual do Pico pico, realizando o grafismo do número um.

Venho agora desta forma pedir-vos a seguinte colaboração:
Na próxima semana iremos iniciar o tema da alimentação e nesta medida, peço- vos o favor de trazerem imagens recortadas de alimentos saudáveis e menos saudáveis. Poderá ser recortes de revistas, imagens retiradas da internet ou até mesmo os rótulos das embalagens.
Se for possivel poderá ser 3 imagens de cada .

Também vos venho solicitar uma foto de família no tamanho 13x18, impressa a preto e branco e em papel de fotografia.
Estas fotos serão para realizar uma árvore de natal cheia de afeto e amor.
As fotos deverãochegar no máximo até ao dia 20 de Novembro.

Uma vez mais muito obrigada

Um bejinho e até amanhã

São
10 Nov. 6ª feiraCOMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO
9 Nov. 5ªfeiraBoa tarde,

Um dia com muita atividade e sem descanso nenhum 🙂

A ida ao teatro correu muito bem, tendo todos chegado com boa disposição. Agora iremos trabalhar este tema na nossa sala,a alimentação.

Após o almoço fomos brincar um pouco para o recreio, pois já eram 14h.15m.
Às 15 h foi tempo de ballet e para terminar a tarde ainda houve aula de inglês.

Com os meninos que ficaram em sala conversámos sobre o teatro, o que vimos e o que mais gostaram.

Hoje a turminha está bem muída 🙂

Um beijinho e até amanhã
São






******************** ENGLISH CLASS ********************

- Funny story: Germs are not for sharing (história divertida: os germs não são para partilhar) PLUS Activity: ‘re-enactment’ of the story (teatralização da história);
- Game: vocabulary – stop (the human body) (com vocabulário do corpo-humano).

8 Nov. 4ªfeiraBoa tarde a todos,

Lamento não ter realizado ontem a nossa ecaderneta, mas não foi efetivamente possivel. Primeiramente por questões técnicas do computador e mais tarde, por falta mesmo de disponibilidade.

No dia de ontem, os rouxinóis relembraram as canções das castanhas e ainda ouviram a história da Mª Castanha.
Realizaram também através de digitinta a decoração deste fruto.
Este trabalho já se encontra exposto na entrada da nossa sala.
Houve aula de natação, ballet e inglês.

Hoje tiveram aula de ginástica e alguns meninos tiveram também o tempo da informática.
Em sala decorriam outras atividades: realização de puzzles com 10 peças, enfiamentos e desenhos livres.

Logo à tarde iremos com a ajuda das castanhas realizar contagens até 5 e fazer a devida associação ao número.

Não se esqueçam que amanhã será dia de teatro.
Informo que deveremos chegar por voltas das 12.45 e a nossa direção tem por costume informar os pais da nossa chegada.

Um beijinho e até amanhã

São
7 Nov. 3ªfeira******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Sharing time (tempo de partilhar);
- Previous class vocab review (revisão do vocabulário da aula anterior);
- Activity: free production mixed vocabulary (jogo com bola para produção livre de vocabulário);
- Song: The wheels on the bus (as rodas do autocarro) - início do vocabulário de transportes.

6 Nov. 2ªfeiraBoa tarde,

Começa uma nova semana e como de costume com aula de ginástica intercalada com a aula de informática.

Já quando todos em sala, falámos sobre os dois acontecimentos desta semana; ida ao teatro e a celebração do S. Martinho.

Esta ida ao teatro servirá de mote para arrancar um novo tema de trabalho " A alimentação", por sua vez, relacionada com o anterior "Eu sou assim".

Para esta ida, informo que todos os meninos têm que obrigatóriamente usar o seu bibe.
Lembrem-se que estes, no meio de tantas outras crianças, são para nós uma referência de identificação.
Neste seguimento,proponho não os usarem até lá, de forma a estarem nas devidas condições.

Da parte da tarde, os nossos Rouxinóis tiveram aula de música, onde aprenderam uma nova canção sobre a Lenda de S. Martinho, assim como também recordaram a escala musical e a respetiva cor de cada nota.
Também tocaram claves e xilofone.

Correu tudo bem.

Um beijinho
São
3 Nov. 6ªfeiraOlá a todos,

Sexta feira, dia de poderem optar entre brincadeiras e atividades em sala.
Como é dia do brinquedo, alguns meninos preferiram brincar e partilhar os seus pertences. outros por sua vez, quiseram fazer desenhos e puzzles.
Às 10.30 fomos brincar um pouco para a sala dos Colibris, onde há brinquedos novos e meninos mais crescidos que ensinam novas brincadeiras.

Logo à tarde temos um pequeno exercício do Pico pico para fazer e também haverá aula de judo.

Desejo a todos um bom fim de semana

São
2 Nov. 5ªfeiraOlá a todos,

O dia dos rouxinóis começou marcando as presenças e o mapa do tempo, assim como, preenchendo também o mapa dos aniversários, com as fotos dos meninos que fazem anos este mês de Novembro.

De seguida recordámos alguns momentos vividos no dia de halloween.
Agora que temos uma nova quadra a aproximar-se, o S. Martinho, aprenderam uma nova canção e realizaram uma ficha àcerca deste tema.

Primeiramente pintaram um esquilo, depois realizaram o grafismo do caminho do esquilo até às castanhas e no fim pintaram a castanha com o registo do seu dedo embebido em tinta castanha.

Ainda esta manhã fizémos adistinção entre o grupo das meninas e dos meninos.
Constatámos que existem mais meninas.
Logo irão pintar circulos que identificarão a quantidade de ambos os sexos.

Logo à tarde também haverá aula de dança e de inglês.

Relembro que para a semana, dia 9, iremos ao teatro com os nossos rouxinóis.
Será no periodo da manhã e todos terão que obrigatóriamente levar vestido o seu bibe.
Possivelmente enviarei os mesmos para casa no dia anterior, afim de serem lavados e regressarem então 5ªfeira.

Também sexta feira, dia 10, celebraremos o S. Martinho, onde todos os pais estão convidaos a estar entre nós.

Sobre estes dois assuntos, irão receber circular da parte da nossa direção.

Despeço-me com um beijinho e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: Manners time (boas maneiras) – vocabulary: “hello”, “goodbye”, “please”, “thank you”, “no thank you”, “excuse me”, “I’m sorry”, “good job”;
- Activity: plays (manners time “theatre”) – simulações com o novo vocabulário;
- Song: Head, shoulders, knees and toes (cabeça, ombros, joelhos e pés) – revisão do início do vocabulário do corpo humano;
- Game: Memory game – food (jogo da memória – comida).


31 Out. 3ª feiraBoa tarde,

Os nossos rouxinóis estão uma doçura!!!

Obrigada desde já a todos os que carinhosamente participaram no lanchinho das bruxas. Parabéns também pela criatividade.

Logo à tarde iremos ter algumas surpresas...
sons estranhos, sombras de imagens projetadas, a chegada da Mimi e ainda o lanchinho, farão desta tarde uma tarde especial.

Feliz noite de HALLOWEEN para todos. DIVIRTAM-SE...

Um beijinho
São
30 Out. 2ªfeiraBoa tarde papás,

Mais uma semana começa com muito mistério!!

Espero que se tenham sentido confortáveis ao entrar 🙂
Com esta decoração tentamos que todos sintam e vivam, de forma diferente os diversos momentos do dia a dia.

Decerto as suas cabecinhas andam a fantasiar e a ansiar a chegada da nossa Mimi.
Será amanhã, antes do momento do lanche que esta personagem nos visitará satisfazendo a curiosidade de todos.

Informo os pais que este lanchinho é apenas para as crianças.
O encontro entre todas as familias será já proximo, dia 10 de Novembro, onde celebraremos o S. Martinho.

Hoje, após o momento da ginástica, todos brincaram com os adereços da quadra, dramatizando as bruxinhas.

De manhã ainda houve aula de inglês.
Amanhã não haverá esta atividade, de forma a termos a tarde mais liberta para as brincadeiras do Halloween.

Em relação ao dia de amanhã, os meninos que praticarem a natação, poderão trazer os seus adereços e à tarde vestirão. Os restantes poderão trazer logo de manhã.

Em relação à participação para o lanchinho das bruxas, peço apenas que tenham em consideração o email enviado àcerca deste tema.

Ficamos desde já muito agradecidos.

Um beijinho para todos e até amanhã.



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: The Gruffalo’s child (a filha do Gruffalo) – vocabulary review (revisão de vocabulário);
- Activity: No more fears (não aos medos).
27 Out. 6ª feiraOlá a todos,

Os rouxinóis iniciaram o seu dia registando as presenças e o mapa do tempo. Neste mapa, constataram que toda a semana esteve sol, logo, contaram 5 sóis e até lhes apresentei o grafismo deste número.

De imediato e como estava prometido desde ontem, ouviram uma história da Mimi, só que esta apresentava-se em formato XL...o livro tinha um tamanho A2 depois de aberto o que os atraíu ainda mais. Esta história intitulava-se, " O computador da Mimi"..
Após o momento da história e como é dia do brinquedo, puderam brincar com os amigos entre o interior e o exterior da nossa sala, pois a temperatura da manhã estava fantástica.

Agora todos dormem tranquilamente...

Logo à tarde iremos realizar um exercício de pintura do manual do Pico pico e ainda brincar um pouco no exterior.

Haverá aula de judo.

Desejo agora um excelente fim de semana

Um beijinho
São
26 Out. 5ªfeiraBoa tarde,

No âmbito do projeto " Ler mais em familia", a mãe e o nosso Afonsinho trouxeram-nos uma história intitulada "Desculpa". Esta, para além de focar a importância da amizade, foca também o significado da tão simples mas grandiosa palavra DESCULPA.

Em nome de todos os Rouxinóis, muito obrigada por este momento de partilha e aprendizagem.

Após a saída da mamã, ficámos a conversar um pouco àcerca deste momento e todos manifestaram a vontade de ter entre nós também os seus pais a participar nesta atividade.

Ficamos a aguardar mais momentos como este. Momentos em que todos se envolvem, admiram e aprendem.

Muito obrigada uma vez mais !

Esta tarde haverá aula de dança e de inglês.

Um beijinho a todos e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************

- Story: The spaceship (a nave espacial);
- Game: catch combined with fast/slow ("apanha" combinado com conceitos de devagar/depressa);
- Group activity: Describing the alien (descrevendo o “extra-terrestre” da história) – início do vocabulário: corpo humano / quantidades.
25 Out. 4ªfeiraBoa tarde,

A nossa amiga Mimi continua a deixar recados na nossa sala.
Hoje, a pobre coitada :), perdeu a sua vassoura entre os brinquedos do nosso recreio e para voltar a poder voar, pediu a ajuda dos rouxinóis.
Fomos todos para o exterior procurar a vassoura da Mimi. Esta encontrava-se em cima de uma árvore!!
Com a ajuda de um dos nossos meninos retirá-mo-la e puderam depois brincar com ela fantasiando o voo da bruxinha.
Também fizémos alguns exercícios. Quando a vassoura, na minha mão, ficava voltada para cima, significava que tinham de pular, quando eu a voltava para baixo tinham que gatinhar. Na posição horizontal tinham que parar.
Estes foram momentos divertidos, pois também a respetiva vassoura, não parava de fazer cócegas aos Rouxinóis.

Ainda esta manhã, também após a aula de ginástica ouviram uma nova história intitula" Que grande abóbora Mimi".
As suas cabecinhas já andam a fantasiar e a vibrar com este tema.

Hoje á tarde iremos concluir a pintura das abóboras, que a Mimi também as virá buscar para fazer um excelente doce para oferecer a todos.
Haverá aula de judo esta tarde.

Ontem foram enviadas várias circulares por parte da direção. Espero que todos as tenham recebido.

Um beijinho e até amanhã

São
24 Out. 3ªfeiraOlá a todos,

Hoje fui acompanhar os Rouxinóis à natação, prática que vou continuar a realizar 1 vez por mês ao longo do ano letivo.
Fiquei satisfeita, pois a pequena ansiedade por parte de alguns meninos foi já substituída por segurança e boa disposição. O grupo já está bastante à vontade e tranquilo.

Por aqui, os meninos que ficaram puderam realizar desenhos livres, recortes e plasticinas.

No periodo da tarde, houve aula de dança.
Inglês não, pois a aula de hoje já foi dada ontem, tal como a profª comunicou no seu sumário de 5ªfeira passada.

Também esta tarde mostrei aos Rouxinóis a magia que aconteceu na nossa sala esta noite!!! As pinturas realizadas ontem com a cor preta, transformaram- se, por obra da nossa Mimi , em corujas com um ar zangado. Esta foi uma traquinice da nossa bruxinha 🙂

Também lhes comuniquei que por vontade da Mimi, tinhamos que realizar abóboras, pois ela é muito gulosa e quer fazer doce deste legume.

Esta foi então a atividade desta tarde, pintar abóboras.

Os Rouxinóis andam já entusiasmados com este acontecimento, o dia do halloween.

Será no dia 31 que realizaremos algumas atividades mistério com os nossos meninos e realizaremos também um lanche "endiabrado", ou seja, com algumas doçuras.

Em relação a este assunto a direção enviar-vos-à a respetiva circular.

Um beijinho a todos e até amanhã

São
23 Out. 2ªfeiraBoa tarde papás,
Os nossos ginastas portaram-se muito bem no desenvolvimento da aula .

Após o exercício físico e excepcionalmente esta semana, não faremos aula de informática, pois temos outras atividades para realizar e o tempo, efetivamente, não dá para tudo.

Hoje, relacionado com o tema que se aproxima, o halloween, os rouxinóis pintaram folhas de papel com cor preta. Ao mesmo tempo que íam pintando, íam relacionando este tom à noite, ao escuro, à floresta, aos mosntros,...
Existe de facto no mundo infantil, uma associação da cor a temas que lhes criam algum receio e ao mesmo tempo curiosidade.

À tarde tiveram aula de música com a prof Raquel, onde cantaram músicas relacionadas como outono e com as bruxinhas. Também manusearam alguns intrumentos com exercícios e ainda cantaram uma das canções em inglês.

Envio hoje os manuais de música para que sejam identificados pelos pais e devolvidos ao colégio até sexta-feira. O CD incluído será para ficar em casa, para que possam acompanhar alguns dos temas aprendidos.

Desejo a todos uma boa semana
Um beijinho
São



******************** ENGLISH CLASS ********************


- Vocabulary: induced production of learnt vocabulary in the story (produção orientada de vocabulário aprendido);
- Concepts (conceitos): slow/ fast (devagar/depressa) – Game and Free production.
- Story: Looking After Gran ("Tomando conta" da avó);
- Game: catch (apanha) - fun group game (jogo de grupo divertido)
20 Out. 6ª feiraOlá boa tarde,

No periodo da manhã e uma vez que estavam tão poucos rouxinois( apenas 5 meninos em sala), juntámo -nos aos meninos dos 4 anos e todos juntos partilharam momentos de brincadeira.

À tarde, iremos terminar alguns trabalhinhos em sala e também haverá aula de judo.

Desejo a todos um excelente fim de semana.
Um beijinho
São
19 Out. 5ªfeira
Olá boa tarde,

As manhãs de 5ª feira são sempre aquelas que, por motivo de não haver mais nenhuma atividade, rendem imenso. Como tal, temos que as aproveitar muito bem 🙂

Hoje,no momento do acolhimento, realizámos os nossos mapas e começei já por suscitar a curiosidade da pequenada com o tema do halloween.

Através desta vivência, pretendemos apenas desenvolver a fantasia das crianças e desmestificar alguns receios perante algumas personagens.

Hoje ouvimos uma história intitulada "Auuuuuuuuu", que refere precisamente a personagem do lobo.
Esta mesma, encontra se à saída da nossa sala para que possam consultar na companhia dos vossos filhos.

Após o momento da história, foi altura de por mãos à obra.

Hoje realizámos 3 terefas diferentes em sistema rotativo.
Usámos o manual do pico pico para realizar o seguinte exercício:
Os rouxinóis tinham que vestir uma menina e um menino com as referidas roupas em autocolante e por fim sinalizar o seu sexo com um circulo à volta da figura correspondente .

Ainda acerca do tema do esquema corporal, realizaram um puzzel e para terminar, realizaram uma atividade em que tinham que fazer a correspondência entre duas figuras. Uma apresentava-se na forma original e outra apenas em silhueta.

Com a manhã bastante preenchida, fomos almoçar um pouco mais tarde, para que podessem brincar um pouco de forma livre.

Logo à tarde haverá aula de ballet e de inglês e continuaremos a pintar as cx de ovos.

Um beijinho e até amanhã

São



******************** ENGLISH CLASS ********************


- Song: The rain song (a canção da chuva);
- Vocabulary: mix: colour plus food (mistura comida com cores);
- Concepts (conceitos): happy/sad/angry (feliz/triste/ zangado) – Free production.
- Story: What colour is the ocean? (de que cor é o oceano?);
- Game: Do you like... ? Yes/no (Gostas de (ex.sopa)? Sim/No); Question/answer production (more recognition than producing).


Aviso aos Pais/Educadores:
Excepcionalmente, não haverá aula no dia 24 de Outubro, realizando-se uma aula extraordinária dia 23 às 10:30. Obrigada pela vossa compreensão.

Cumprimentos,
Carla Martinho


18 Out. 4ª feiraBoa tarde,

Informo que esta manhã não estive presente, no entanto deixei as atividades programadas para que a Filipa as realizasse com os nossos rouxinóis.
A manhã começou com a aula de ginástica, desta vez alternada com um exercício do manual do Pico pico.
Aqui, os rouxinóis tiveram que colar em cima da imagem de um bolo de aniversário, o número de velas referente à sua idade.
Para decorar o bolo, molharam o dedo em tinta vermelha e preencham uns quantos circulos existentes.

Logo à tarde, iremos iniciar a pintura das caixas de ovos e ainda realizar uma ficha de correspondências sobre o temas dos nossos sentidos.

Ainda esta tarde haverá aula de judo.

Aproveito já o momento para comunicar, que no dia 9 de Novembro, iremos ao teatro com os nossos meninos.
Será no Tivoli com a peça intitulada, "Assalto às lancheiras". Esta peça tem como objetivo a consciencialização para a necessidade de uma alimentação equilibrada e saudável.
Para mais informações aconselho pesquisarem a sinopse da mesma, para melhor perceberam a sua importância.

A seu tempo receberão as devidas indicações por email.

Mais informo que a sessão para as fotos de natal também já está agendada. Será do dia 23 de Novembro.

Desejo a todos uma boa tarde, com cheirinho a outono:) e despeço-me até
amanhã

beijinhos
São
17 Out. 3ªfeiraOlá rouxinóis papás,

Após o momento da saída dos nossos nadadores, realizámos a observação de algumas imagens relacionadas com os nossos sentidos. Identificámos cada uma delas e por fim fizémos a referida correspondência entre si. Acabou por ser um momento de aprendizagem e ao mesmo tempo de diversão, quando alguns meninos relacionavam por exemplo as orelhas ao ato de comer :)...os outros riam à descarada.

Quando terminámos esta atividade, realizámos a silhueta de um dos rouxinóis em papel cenário e cada um, de forma individual, foi colocar todos os elementos em falta nas devidas posições.

Por fim cantámos a musica dos nosso corpo.

Logo à tarde, realizaremos com os restantes meninos as mesmas atividades e ainda haverá aula de ballet e inglês.

um beijinho e até amanhã

São



******************** ENGLISH CLASS ********************

- Song: The rain song (a canção da chuva);
- Vocabulary: numbers (1-10);
- Story: The very hungry caterpillar (a lagartinha comilona);
- Vocabulary: food – recognition and free production (vocabulário de alimentação - reconhecimento e produção livre);
- Game: Where’s the... ? TBR based food recognition game (jogo de vocabulário de alimentação com base na teoria TBR – resposta física total).

NOTE1: All new vocabulary/language structures are to be built on the previous ones. Therefore, in class we use more language than just the class-focus one.
NOTE2: Although the daily summaries may be the same (or very similar), the level of difficulty and of use of Portuguese (amongst other things) varies depending on students’ age group.

(NOTA1: Todo o vocabulário/estruturas linguísticas deve ser construídos com base nos anteriores. Dessa fora, em cada aula é usada mais linguagem do que a relativo ao focus da aula.
NOTA2: Embora os sumários diários possam ser iguais (ou muito semelhantes), o nível de dificuldade e de uso da língua Portuguesa, entre outros aspectos, varia relativamente ao grupo etário dos alunos.)
16 Out. 2ªfeiraBoa tarde,

Uma semana começa cheia de energia e muitas coisas para realizar.

Hoje houve aula de ginástica alternada com informática.

Todos em sala, às 10.30m, demos em conjunto os parabéns à nossa amiga E. que completa 4 aninhos e logo de seguida, realizamos com muito carinho, uma pequena lembrança para lhe oferecer.

Logo à tarde teremos o momento dos parabéns com a sua familia aqui junto de nós e também aula de musica.

Aos meninos que trouxeram fotos para partilhar os momentos vividos, com os amigos, muito obrigada.

Será amanhã que realizaremos esta atividade, pois hoje, tal como já constataram , não foi possivel.

As fotos ficarão afixadas na nossa àrvore e mais tarde serão devolvidas.

Venho agora pedir um favor a todos os pais, necessitamos de uma cx de 6 ovos vazia até 6ªfeira, por favor.
Muito obrigada

um beijinho e até amanhã
13 Out. 6ª feiraOlá a todos,

Dia do brinquedo é sempre um dia muito bem vindo :).
Os nossos Rouxinóis brincam confortávelmente com os seus brinquedos conseguindo reinventar novas brincadeiras com os amigos. Esta é uma manhã mais livre e que todos adoram.

À tarde, após o lanche compeltaram um exercício de grafomotricidade e após concluído foram para o recreio, pois parece que esta oportunidade vai ficar para outros dias, uma vez que o tempo vai mudar e arrefecer.

Houve aula de judo.

Desejo a todos um bom fim de semana e não se esqueçam das fotos para partilhar momentos com os amigos.

Um beijinho grande

São
12 Out. 5ªfeiraOlá papás,

Hoje iniciámos o nosso dia na presença de uma romã, trazida por um dos nossos meninos. Aproveitámos e falámos àcerca dos frutos que podemos comer agora nesta estação.
Para a semana iremos fazer a degustação destes frutos.

De seguida e na presença do Pico pico, observámos o número 1. Alguns meninos já reconhecem bem este algarismo, outros ainda não, como tal, brincámos um pouco com ele relacionando o simbolo à quantidade.
Logo de seguida e com a ajuda de um pincel embebido numa cor por eles escolhida, pintaram este número colando a seu lado uma folha do outono.

Noutras duas mesas decorriam mais atividades, plasticinas e puzzles.

Logo à tarde haverá aula de dança e de inglês e ainda pretendo realizar um momento de história, pois de manhã já não deu tempo.

Relembro que a nossa arvore continua à espera de fotos, com momentos para partilhar.

Um beijinho a todos e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************
Today’s class focus:
- Language production (produção de linguagem)
- Language overlap (sobreposição das 2 línguas a narrar um evento)

- Story: The real Floppy (o verdadeiro Floppy);
- food vocabulary – same words with new flashcards (mesmo vocabulário mas em novas representações visuais);
- vocabulary: animals (warmer) (início do vocabulário de animais);
- concepts: big, medium, small (grande, médio, pequeno).


11 Out. 4ªfeiraBoa tarde,

Os nossos Rouxinóis tiveram mais uma aula de ginástica.

No fim desta, realizámos em grupo alguns exercicios de reconhecimento e identificação das cores através de objetos da nossa sala.
Fizémos inclusive um jogo de memória com as cores.
Terminámos a nossa manhã realizando em dois grupos, duas atividades diferentes; numa mesa grafismos e noutra recortes.

A manhã correu muito bem.
Logo à tarde iremos realizar os nossos mapas e ainda iniciar mais uma diretriz do tema "Eu sou assim", os nossos sentidos.

Desculpem continuar a insistir com este assunto, mas tenho que reforçar a obrigatoriedade do uso dos referidos uniformes nas diversas atividades, inclusivé na ginástica o equipamento do colégio.
Muito obrigada

Um beijinho e até amanhã
São
10 Out. 3ªfeiraViva!

Hoje foi dia de natação para metade do nosso grupo. Os meninos que ficaram em sala, realizaram os mapas da sala e de seguida fizémos a seguinte combinação; uma folha do outono iría desempenhar o papel de tronco e as restantes partes do corpo seriam colocadas nos locais certos pelos rouxinóis.
Esta foi mais uma forma de perceberem o nosso esquema corporal.
ESte trabalho foi colado em cima da pintura feita ontem com as águarelas.

Para terminar a nossa manhã todos reunidos ouvimos uma pequena história.

À tarde realizaram a mesma atividade os meninos da natação.

Houve inglês e dança.

Um beijinho e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************

Today’s class focus:
- Language production (produção de linguagem)
- Repetition connected to action (repetição ligada a uma acção física)

- Meeting a new character (conhecer uma nova personagem) – Floppy the dog;
- Story: Hungry Floppy (o Floppy está com fome);
- Games with food vocabulary (new words / all together) (jogos de vocabulário de alimentação (novas palavras / jogos com todas as palavras aprendidas)):
1st) image -» word (imagem -» palavra dita)
2nd) word -» action (palavra dita -» acção)
3rd) new similar image - » production (imagem nova semelhante -» produção natural da palavra).


9 Out. 2ªfeiraBoa tarde,

Após o momento de ginástica e com o grupo todo em sala, conversámos sobre o fim de semana de cada um, marcámos as nossas presenças, mapa do tempo e ainda elegemos os ajudantes desta semana.

Após este e como alguns Rouxinóis ainda trouxeram mais folhas do outono, realizámos em conjunto um manto de folhas através da colagem das mesmas em papel cenário.
Selecionámos também 23 folhas "direitinhas", que irão servir para uma nova atividade.
De seguida cada Rouxinol, realizou individualmente uma pintura com aguarelas.

A manhã ficou totalmente preenchida...

Logo à tarde faremos aula de informática com metade do grupo e ainda haverá aula de música com a professora Raquel.

Desejo a todos uma excelente semana,
um beijinho e até amanhã

São
6 Out. 6ªfeiraBoa tarde a todos,

Hoje e para terminar a nossa semana, todos puderam brincar e partilhar os brinquedos trazidos de casa.

À tarde, os meninos que tinham em atraso alguns trabalhos estiveram a terminá-los.

Ao mesmo tempo, noutra mesa brincaram com a plasticina.

Houve aula de Judo.

Para terminar o dia, irão brincar para o recreio.

A pedido dos professores de judo e ballet, os meninos que praticam as modalidades deverão ao longo da proxima semana usar os referidos fatos na pratica das aulas.

Despeço-me desejando um bom fim de semana a todos

São
4 Out. 4ª feiraBoa tarde,

Mais um dia que começou com exercício físico e tal como na 2ªfeira, esta atividade foi alternada com o momento de informática.

Às 10h.30, com o grupo todo em sala, recordámos as caracteristicas do ouriço e ouvimos uma história intitulada " A casa de livros do urso", uma história amorosa e com ilustrações super envolventes.

Logo, irão terminar umas árvores do outono, colocando livremente os ramos nas àrvores com cola.

Haverá também aula de judo.

Desejo a todos um excelente feriado

Cumprimentos

São
3 Out. 3ªfeiraBoa tarde papás,

Após a saída do nossos nadadores, sentámo-nos no tapete para o habitual arranque de dia; marcação de presença e mapa do tempo, esta semana realizado por duas novas ajudantes a Ca. e a Be..

Já sentadinhos à mesa, pintámos com pinceis a barriguinha do ouriço pico pico e realizámos ainda uma pintura apenas utilizando as cores do outono.

Conforme íam terminando íam brincando no espaço exterior relvado com os legos.

Para terminar a nossa manhã, todos os Rouxinóis colaboraram na colocação das camas, foram um espetáculo...

À tarde haverá aula de dança e de inglês.
Irei ainda tentar realizar algumas das atividades da manhã, com os meninos da natação.

NOTA:
Aos papás que já indicaram a história apresentar, peço o favor de combinarem a data de apresentação comigo, pois deveremos fazer 3 histórinhas no mês de outubro.

Obrigada
Um beijinho e até amanhã
São




******************** ENGLISH CLASS ********************

Today’s class focus: estímulo visual -» produção de linguagem

- Introducing a new friend (apresentação do “Cookie monster” – boneco para interacção em Inglês);
- Vocabulary: food – 2nd take (vocabulário: alimentos, 2ª apresentação);
- Story: Don’t forget the cereal (não te esqueças dos cereais);
- Game 1: Repeat with the cookie monster (jogo de vocabulário);
- Game 2: What’s missing? 3 food flashcard game (o que falta? – com 3 cartões de vocabulário de alimentos);



2Out. 2ªfeiraOlá a todos,

Uma nova semana começa, cheia de energia e novidades!

Pela manhã houve aula de ginástica em alternância com informática.
Nesta atividade os Rouxinóis, estiveram a colorir uma sequência de camisolas, correspondendo a um padrão existente.
Correu bem.

Quarta -feira farão os restantes meninos.

Com o grupo já todo em sala, mostrámos as folhas que alguns meninos trouxeram, fazendo a classificação por tamanho, formato e cor.
Todos manusearam e sentiram o cheiro do Outono, que bom!!
Estas folhas irão servir agora para realizar algumas experiências, assim como trabalhinhos alusivos à estação.

Ainda no momento do tapete, conversámos sobre as novidades chegadas àcerca do ouriço. Que curiosos ficaram...

Na companhia do nosso pico- pico, fomos falando àcerca das suas caracteristicas: vivem no jardim ou no bosque, dizia a M. ; comem moscas, dizia o A., dormem quando faz frio, disse a M.;... e assim sucessivamente fomos falando àcerca deste animal amigo.

Chegou a hora de irmos almoçar e nem demos conta do tempo passar...

Logo à tarde haverá aula de música com a prof. Raquel.

Os meninos das diversas atividades extra curriculares de caracter fisico, deverão passar a frequentar as aulas( natação, ballet e judo) com os referidos fatos. Informo que os cintos dos meninos do judo são brancos e os fatos do ballet são cor de rosa.

Amanhã, todos os nadadores já deverão usar o fato de banho/calção de banho adoptado pelo colégio.
As toucas estarão a chegar. Até lá usam as mesmas.
Obrigada
Um beijinho
São
29 Set. 6ªfeiraBoa tarde,

Sendo hoje o dia do brinquedo, os nossos Rouxinóis aproveitaram para partilhar novas brincadeiras...

Os meninos que estiveram em sala, realizaram uma ficha de grafismos simples.

Os meninos que foram
à natação, realizarão a mesma no periodo da tarde.

Logo à tarde com o grupo todo reunido, conversaremos àcerca das tarefas destinadas para o fim de semana e ainda realizaremos os mapas da sala.

Desejo a todos um bom fim de semana

São

28 Set. 5ªfeiraOlá boa tarde,

Os Rouxinóis receberam hoje a noticia, de que oPico pico está muito ansioso por iniciar a amizade com todos os meninos.

Falámos um pouco no momento do acolhimento, àcerca do ouriço mas ficaram por saber umas quantas coisas, nomeadamente:
- onde moram;
- o que comem;
- se dormem muito;
- se o seu corpo pica sempre
-

Conto convosco para esclarecermos a pequenada, ou seja, durante o fim de semana, deverão fazer esta pesquisa, para que na 2ªfeira, possamos todos partilhar estas novidades.

Peço ainda a colaboração de durante este fim de semana, apanharem com os vossos filhotes folhas do Outono. De preferência com vários tons e formatos e enviarem também na 2ª.

Conto convosco, obrigada.

A propósito deste assunto, todos os meninos realizaram um pequeno ouriço, com pedacinhos de lã de vários tons de castanho.

Ainda esta manhã ouviram a primeira história do nosso manual.

Hoje à tarde e aproveitando a excelente temperatura, fizémos um picnique na hora do lanche.

Os Rouxinois adoraram!!

Hoje houve aula de dança e de inglês.

Informo os pais que a professora de inglês passará a fazer o sumário das suas aulas aqui na nossa ecaderneta.

Um beijinho e até amanhã

São


******************** ENGLISH CLASS ********************


Today’s class focus: saying a word -» producing an action (palavra -» acção)

- Classroom routines (rotinas de sala de aula): start the class / end the class songs (canções do começo da aula e do final da aula);

- Story (história): Come play mr. Croc (vamos brincar sr. Croc) – mixed vocabulary (introdução/produção das 2 linguas em simultaneo);

- Vocabulary (vocabulário): Introduction to classroom vocabulary (introdução ao vocabulário de sala de aula) - (stand up / sit down / come here / please / thank you / walk to the door / close / open);

- Activity: Fun jumping-giraffe stop game (resposta por acção, introdução de acção nova – jump / swim);

27 Set. 4ªfeiraOlá,

Mais um dia preenchido ao máximo!!

Os Rouxinóis, tal como previsto, começaram o seu dia com a aula de ginástica e também com o momento da informática. Hoje foi a vez do restante grupo praticar esta atividade.

Quando todos já estávamos em sala, realizaram as suas presenças e os ajudantes da semana o mapa do tempo.

Relembrámos nas palavras mágicas, a canção do Outono e ainda a lenga lenga do corpo.

Planeámos ainda a nossa tarde. Hoje realizámos a pintura de folhas do Outono, com a ajuda de cotonetes e rolhas.

Cada menino escolheu o formato de folha, assim como as cores a usar(amarelo, castanho e vermelho).

Hoje houve aula experimental de judo. Os meninos que estiveram presentes portaram-se muito bem.

Para terminar o dia fomos um pouco para o exterior.

Peço o favor de até sexta feira, todos os meninos terem no colégio o seu manual do Pico Pico, pois iremos iniciar a sua realização.

Um beijinho a todos e até amanhã

São
26 Set. 3ªfeiraOlá boa tarde,

Hoje foi um dia com muitas novidades para os nossos mais pequenos; natação, ballet e inglês... tanta novidade!!

Tenho que salientar todos os comentários positivos dos professores perante o nosso grupo, meninos cheios de vontade, desinibidos e com capacidades. Estou muito orgulhosa e sinto uma enorme recompensa com estas palavras...

Relembro que os meninos que vão para a natação, deverão levar vestido de casa o seu fato de banho.
Facilita a nossa logística.
Obrigada
Os meninos que no periodo da manhã estiveram na sala, realizaram jogos de mesa.

Agora à tarde, no momento do tapete, falámos sobre 4 importantes palavras, "PALAVRAS MÁGICAS", foi como as caracterizámos: Por favor, obrigada, com licença e desculpa.

Ouvimos ainda uma nova história intitulada, "Matilde".

Para terminar recordámos a nossa lengalenga do corpo.

Agora encontram-se a brincar com a plasticina, enquanto alguns amigos foram para o inglês.

Um beijinho e até amanhã

São




******************** ENGLISH CLASS ********************

Dear parents, grandparents, carers,
Let’s all embark in this journey into the English Language.
We are sure your children will learn, grow and have a great time.
Cheers
Carla Martinho


(caros pais, avós, educadores/cuidadores,
Vamos todos embarcar nesta viagem pela Língua Inglesa.
Temos a certeza que as vossas crianças vão aprender, crescer e divertir-se muito.
Obrigada)


- Warmer (actividade introdutória): Hello/What’s your name?
- Activity1 (actividade): Meeting the giraffe (boneco de luva: objectivo:interacção livre);
- Activity 2: four-colour circles (4 cores, ir para a certa);
- Activity 3: The disappearing animal (o animal que desaparece – jogo de memória com 4 vocábulos);
- Story: What´s inside? (o que está dentro?)


(Nota: Em todas as aulas, a utilização do Inglês para comunicar com as crianças é existente e largamente maioritaria).


25 Set. 2ªfeiraBoa semana para todos!

Os nossos meninos começaram a semana com exercício físico.
Tal como planeado, metade do grupo presente, fez a aula de apresentação de informática.
Hoje tomaram conhecimento da forma de manusear o rato e a conexão que existe entre o nosso gesto e o cursor.
O exercício mais simples foi mesmo fazerem "rabiscos", podendo sempre seleccionar a cor pretendida.
Este controle/destreza óculo- manual não é ainda muito fácil. Será através da repetição, que conseguirão alcançar esta capacidade.
Vamos ajudar os Rouxinóis e eles vão conseguir!!

Já com o grupo todo em sala, falámos um pouco acerca do fim de semana de cada um. Depois aprenderam uma lengalenga acerca do nosso corpo.
Todos em pé fomos fazendo os gestos e verbalizando. No fim eu apenas fazia os gestos e os Rouxinóis verbalizavam .
Revelaram se bastante participativos.

Este tipo de actividade favorece as aquisição de novo vocabulário, a construção frásica e ainda a memória.

A manhã foi bem preenchida e correu muito bem.

Logo à tarde haverá aula de música com a prof.ª Raquel.

Informo todos os meninos que amanhã forem praticar as actividades de natação e ballet, que deverão trazer vestido roupas práticas(equipamento do colégio ou outro fato de treino).
Informo ainda que a carrinha sairá com os meninos para a natação às 9h20m, o que significa estarem cá um pouco antes.
Obrigada

Um beijinho
São


22 Set. 6ªfeiraBoa tarde,

Após a marcação das presenças e hoje foi o dia verde, conversámos um pouco sobre algumas regras da nossa sala, nomeadamente numa muito importante, que é sabermos esperar pela nossa vez, respeitando por isso os colegas.
Na sequência deste tema ouviram de imediato uma história intitulada "AGORA!!".

Ao ouvirem a história, decerto se estavam a identificar com a mesma, pois os seus rostos estavam estarrecidos... .

Após este momento, combinámos entre todos que hoje iríamos fazer recortes livres em revistas.
Esta é uma actividade que desenvolve bastante toda a motricidade fina e também a concentração.

Para terminar a nossa manhã, todos puderam brincar pelas diversas áreas da sala. As três áreas preferidas deste grupo são, a do faz de conta, construções e observação de livros.

Para as crianças que optaram pela actividade do inglês, envio um flyer informativo acerca dos conteúdos a serem abordados, realizado pela profª Carla Martinho.

Relembro que para a semana serão as aulas experimentais das diversas actividades e, como tal, deverão seguir as indicações já dadas acerca dos equipamentos a usar.
Alguma dúvida disponham.

Os termos de responsabilidade enviados ontem devem vir até segunda feira preenchidos, pois sem os mesmos não poderão realizar a aula de natação.
Obrigada

Informo, que as sextas feiras continuam a ser o "Dia do brinquedo", ou seja, poderão neste dia trazer um brinquedo de casa para brincar e partilhar com os amigos.

Desejo a todos um excelente fim de semana,

Um beijinho

São
21 Set.5ªfeiraOlá a todos,

O dia dos nossos Rouxinóis começou com a realização do mapa de presenças e de seguida a aula de música. A profª Raquel reencontrou com muita amizade os ex Tagarelas, assim como se apresentou da mesma forma aos novos elementos.
Hoje aprenderam uma canção sobre a sopa; um menino foi solicitado a tocar ao ritmo, o xilofone e ainda ouviram o som de vários instrumentos, tendo que os identificar.

Aproveitando o momento em que todos estavam com um sorriso, mostrei-lhes a imagem de uma criança feliz, a sorrir. Fizemos então a analogia entre as nossas expressões faciais (a sorrir, zangada, triste, furiosa,...) e os acontecimentos/sentimentos associados.
Ex: Ficamos tristes quando... . Foi realizado o registo de alguns comentários que serão afixados na sala, para vosso conhecimento.

De seguida, terminámos a atividade iniciada ontem da noção do esquema corporal, ou seja, a imagem ontem pintada foi tornada em puzzle para que os Rouxinóis a voltassem a formar.
O resultado foi bastante positivo.
Esta atividade foi realizada em alternância com o tempo necessário de brincadeira pelas diversas áreas da sala.

Uma breve explicação:
A expressão corporal é um elemento básico e indispensável para a formação da personalidade da criança. Esta apercebe-se e percebe os outros e os meio que a rodeia, em função da sua personalidade.
A personalidade por sua vez, desenvolve-se graças à tomada de consciência do seu corpo, do seu ser, das suas possibilidades de agir e transformar o mundo à sua volta.
Esta é a justificação pela qual, iniciamos sempre com este tema de trabalho.


Logo à tarde iremos certamente brincar para o nosso exterior.

Informo os pais dos meninos que optaram pela atividade do inglês, que para a semana poderão já frequentar as aulas, sendo que as mesmas terão ainda carácter facultativo.

Desejo a todos uma boa tarde,

Cumprimentos e até amanhã
São
20 Set. 4ªfeiraViva,
Antes de mais quero informar todos os pais de que na 2ªfeira, os rouxinóis acabaram por não ter aula de música , pois a profa. Raquel teve um contratempo na sua vinda.
Esta mesma aula será recompensada amanhã pelas 9.30.
Julgo que por esquecimento , não vos comuniquei que esta atividade é acompanhada também por um manual criado pela Invento Musical.
Quando o mesmo aqui chegar, enviarei para casa, afim de ser igualmente identificado com foto e nome.
Obrigada.

Aproveito também por esta via , comunicar, que será primeiramente necessário os rouxinóis se adaptarem à rotina da ida para a ginástica para depois iniciarmos a atividade da informática. Neste momento é primordial o devido acompanhamento
em todos os momentos do dia dos rouxinóis.
Creio que para a semana já o possamos fazer.
Espero que compreendam e concordem.

Hoje recebi um grande elogio dos nossos meninos 🙂
O prof. Vitor veio comentar à nossa sala , a excelente preparação fisica e a maturidade dos nossos meninos.
Vai decerto ser um grande grupo!!

Hoje tal como programado tiveram então a sua aula de ginástica, onde tudo correu bem.
Na nossa sala decorria a pintura de uma figura humana com lápis de cor . Cada menino usou o tom da sua pele. Irão ainda completar a figura colocando os elementos da cara.
Este exercício serviu para perceberam os diferentes tipos de pele, para aprenderem a pintar dentro de um espaço limitado e ainda para treinar toda a sua motricidade fina.

Mais um dia bem passado...

Um beijinho e até amanhã
São
19 set. 3ªfeiraBoa tarde,

Informo que reenviei hoje o documento referente à reunião de pais dos nossos Rouxinóis.
Peço agora, a quem mesmo assim continua sem conseguir aceder ao mesmo, o favor de me informar, para tomarmos as devidas providências.
Tenho o documento fotocopiado em sala, se pretenderem poderão solicitá-lo.
Lamento o sucedido.

Também se encontra na nossa sala a circular que serve de resposta às atividades extra curriculares, basta apenas pedir.

Aos pais que hoje não trouxeram bibe para os seus rouxinóis, peço o favor de o trazerem sem falta amanhã. Os próprios rouxinóis reparam na desigualdade e interrogam.

Hoje iniciámos o tema deste próximo mês , " Eu sou assim..., .
Reunidos no tapete dos sorrisos desejámos um bom dia com a canção já conhecida por eles e realizámos as nossas presenças.
Começámos então por construir um puzzle ( de tamanho quase real de um rouxinol) e falámos sobre as partes constituintes e as suas mais diversas funções.
Os rouxinóis mostraram-se atentos e participativos.
Olhámos uns para os outros encontrando semelhanças e diferenças fisicas; cabelo, olhos, cor da pele,menina,menino,...
Ainda observámos um livro intitulado " Somos todos diferentes", onde se encontram pessoas com as mais diferentes caracteristicas.

Para terminar, todos em pé cantámos uma canção alusiva ao corpo.

De seguida fomos para as mesas onde todos realizaram o desenho do esquema corporal.

Já se nota evolução, tentando alguns meninos representar a parte do tronco.

Estes trabalhos já estarão hoje fixados na nossa sala, no placard do conhecimento do mundo.

Hoje à tarde acho que vamos aproveitar os últimos dias de boa temperatura e vamos brincar para o exterior.

Um grande beijinho a todos e até amanhã

São
18 Set. 2ªfeiraOlá boa tarde,

Estamos de volta para um ano cheio de atividade e muita alegria. Conto convosco, pois nenhum de nós é tão importante, quanto todos juntos.

Hoje iniciámos a atividade de ginástica com a colaboração do prof. Vitor.
Foi uma aula de apresentação, com apenas alguns exercícios para reconhecimento de algumas competências.
Correu tudo bem e os meninos regressaram à sala felizes.

Na sala, decorriam duas atividades em alternância, desenho para oferecer a um amigo Rouxinol que completou este fim de semana o seu terceiro aniversário e hoje celebra com os amigos e ainda modelagem de plasticina.

Para terminar a nossa manhã, realizámos o novo mapa de presenças e ainda ouviram a história intitulada " O Coelhinho Branco".

Logo à tarde teremos o momento dos parabéns e ainda a aula de música com a profª Raquel.

Peço o favor a todos os pais que ainda não responderam às circulares das atividades extra curriculares e da autorização para a publicação de imagens no facebook, o favor de o fazerem até 5ª feira o mais tardar.

Obrigada por toda a vossa colaboração,confiança e amizade.

Um beijinho
São