Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 2 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
15 dez. - 6ªfeiraOlá!

Esta manhã os Tagarelas tiveram o seu último dia de ensaios antes da festa!
Estão mais descontraídos no palco, esperemos que desfrutem ao máximo o seu momento de fama no dia da festa!

A seguir foram para o ginásio onde tiveram a sua aula de Expressão Motora. Primeiro jogaram ao jogo do STOP, onde correram e dançaram atentos às pausas da música e depois brincaram com as bolas. Inicialmente a brincadeira foi livre e depois orientada, chutaram as bolas e treinaram os lançamentos para dentro do arco. A sua perícia nos lançamentos tem vindo a melhorar.

No fim da atividade foram para a sala beber água.

À tarde vão, fazer modelagem com plasticina.

Atenção Pais:
Amanhã não se esqueçam de trazer as crianças com os collants vestidos e calçado prático. Se acharem por bem tragam um snack, não lhes vá dar a fome enquanto estiverem a assistir às restantes apresentações.

Até sábado!

Tânia

14 dez. - 5ªfeiraBoa tarde Pais!

Esta manhã os Tagarelas partiram para mais um ensaio. Começaram por assistir à apresentação dos Pilritos e depois foi a vez deles. Os ensaios têm vindo a correr cada vez melhor!

Entretanto regressámos à sala onde ouviram duas histórias acerca do Natal, partilhadas por um amigo Tagarela. Depois foram dançar ao som de algumas músicas do Panda e para retomarem a calma viram um episódio da "Masha e o Urso".

Logo a tarde será dedicada à representação. Mais uma vez vamos improvisar o teatro dos Três Porquinhos.

Até amanhã!

Tânia

ATENÇÃO

Sexta-feira as collants que os pais trouxeram para a festa de Natal seguirão para casa na mochila, para que no sábado venham com elas já vestidas. As t-shirts de manga comprida vermelhas, serão vestidas no dia aqui do colégio.

Obrigada pela vossa colaboração!
13 dez. - 4ªfeiraOlá!

Esta manhã houve partilha de histórias e mais um ensaio. Os Tagarelas tiveram a oportunidade de ensaiar com público a assistir (crianças de outras salas) e de observar as suas atuações também!

Visto que amanhã vamos ter ensaio geral, peço aos Pais que tragam as crianças pelo menos até às 9h20.

Logo à tarde haverá aula de Música, das 17h às 17h30.

Aproveito também para recordar que entre o período de 26 a 29 de dezembro irá decorrer a pausa letiva, ou seja, não serão programadas atividades e não decorrerão atividades curriculares (Música, Expressão Motora e Corporal).

Até amanhã!

Tânia

12 dez. - 3ªfeiraBoa tarde!

Hoje foi mais um dia de partilha das bolas de Natal decoradas em casa com os pais e os Tagarelas. Obrigada pais pela vossa contribuição e empenho, ficaram lindas!

A reunião desta manhã foi curta, pois fomos para o piso -1, para mais um ensaio.

Entretanto regressámos à sala onde comeram o reforço da manhã e continuaram as construções dos presentes de Natal que vão oferecer aos pais.

Para além desta atividade, brincaram também com os jogos de mesa, explorando puzzles e encaixes.

À tarde, os Tagarelas vão ouvir uma história e vão brincar com plasticina.

Até amanhã!

Tânia

P.s. Não se esqueçam de trazer o vestuário para a festa de Natal. Obrigada!
11 dez. - 2ªfeiraOlá a todos!

Na semana passada contámos aos Tagarelas que neste sábado vamos fazer uma festa, cujo tema é o Circo. Hoje voltei a recordar o assunto e todos ficaram muito entusiasmados com a ideia da festa e da família a assistir!

Após marcarem as presenças e de comerem o reforço da manhã, partimos para o piso -1, onde fizemos o nosso primeiro ensaio. A excitação foi muita, mas para o primeiro dia não estiveram nada mal!

Terminado o ensaio foram para a sala beber água e depois fizeram a higiene, antes de partirem para o almoço.

À tarde, a história apresentada abordou o mesmo tema da festa "O Bolinha no Circo". Cheguei até a sugerir que pedissem aos pais para os levarem ao Circo, para poderem vivenciar um dia um Circo à séria!

Até amanhã!

Tânia

Fim-de-semana
8 dez. - 6ªfeiraFERIADO
7 dez. - 5ªfOlá Pais!

Esta manhã começámos por cantar os parabéns a um amigo que hoje comemora o seu segundo aniversário!

Depois iniciámos as atividades com um grupo de Tagarelas que concluiu as pinturas para os presentes que vão oferecer aos pais.

Com outro grupo, trabalhámos jogos de associação de cores. Observando as várias gravuras as crianças colocavam no tabuleiro as peças da cor semelhante. À medida que iam encaixando as peças eram estimulados também a contá-las, trabalhando a associação termo-a-termo.

Entretanto arrumaram a sala e foram fazer a higiene, antes do almoço.

À tarde, vamos cantar os parabéns ao nosso amigo Tagarela, na companhia dos Pais! A seguir vamos jogar ao Panda manda!

Bom feriado e bom fim-de-semana!

Tânia

6 dez. - 4ªfeiraBoa tarde!

Na reunião desta manhã os Tagarelas apresentaram mais bolas de Natal enfeitadas em casa. Depois cantaram o "Bom dia", marcaram as presenças e comeram o reforço da manhã.

A seguir foram divididos em dois grupos. Um grupo concluiu as suas árvores de Natal em miniatura, e o outro grupo iniciou a construção de presentes para oferecerem aos pais, envolveu um trabalho de pintura e mais não digo, para fazermos surpresa!

À tarde as crianças vão continuar as suas pinturas e depois, mais uma vez reunidos no tapete, vão ouvir a história "Os Três Porquinhos".

Até amanhã!

Tânia

5 dez. - 3ªfeiraOlá!

Lá em casa os Pais têm feito um excelente trabalho na decoração das bolas de Natal que foram enviadas para casa. As crianças já começaram a apresentá-las aos colegas, muito orgulhosas das suas criações!

Sei que já estão familiarizadas com o símbolo da árvore de Natal, por isso resolvemos criar umas em miniatura, com bolas decorativas, de várias cores.

Lá puseram mãos ao trabalho, ao mesmo tempo, um segundo grupo fez modelagem com plasticina.

No fim da manhã arrumaram a sala e foram almoçar.

À tarde, vamos dar continuidade à construção das árvores de Natal em miniatura, haverá também brincadeira com Jogos-de-mesa.

Até amanhã!

Tânia

4 dez. - 2ªfeiraBoa tarde Pais!

Esta manhã, reunidos no tapete, conversámos acerca das novidades do fim-de-semana. Visto que o Natal já chegou ao Moinho de Sonho, aproveitámos para fazer mais alguns registos acerca do significado no Natal para os nossos Tagarelas.

A seguir iniciaram a brincadeira livre na sala, e algumas crianças concluíram os trabalhos acerca dos pássaros que habitam nas árvores.

Mais tarde, participaram na aula de música onde aprenderam uma nova canção acerca do Circo! Este será o tema da nossa festa de Natal!
A seguir compuseram uma pequena orquestra utilizando as maracas e as clavas, atentos às pausas. Depois voltaram a cantar a canção da Fada e trabalharam as notas da escala musical, identificando cada uma no Jogo de Sinos e no corpo. Mais uma vez praticaram a audição coreográfica e por fim voltaram a cantar a canção bilingue abordando alguns elementos da casa.

À tarde, os Tagarelas vão ouvir histórias e brincar nas áreas da sala.

Até amanhã!

Tânia

P.s. Estejam atentos ao vosso e-mail, ainda hoje enviarei mais pormenores acerca da festa de Natal.

Obrigada!
Fim-de-semana
1 dez. - 6ªfeiraFERIADO
30 nov. - 5ªfeiraOlá Pais!

A reunião da manhã começou com a apresentação do resultado final dos círculos anteriormente pintados com carimbagem e as fotografias coladas dos Tagarelas com o barrete de Pai Natal. Divertidos, identificaram os amigos à medida que mostrava os seus trabalhos.
Depois apresentei uma imagem de uma ave no ninho, guardando os seus ovos, ninho este assente num ramo de uma árvore. Durante o diálogo surgiram os comentários: "O tronco é grande!", "É um piu-piu", "É a mãe, onde está o pai?".
Na análise da imagem identificaram também as folhas e combinámos as cores que íamos usar para ilustrar a imagem, o tronco castanho, as folhas verdes. Os elementos restantes ficaram ao critério de cada um.
Nesta atividade quisemos dar relevo ao elemento "ninho", por isso em cima deste colaram pedaços de papel.

Ao mesmo tempo que faziam esta atividade, o restante grupo brincou com os jogos de mesa, explorando puzzles e jogos de encaixe.

À tarde vamos jogar ao jogo das cadeiras, ao som das músicas do Panda!

Bom feriado e bom fim-de-semana!

Tânia

29 nov. - 4ªfeiraBoa tarde pais!

Hoje começámos a manhã a partilhar histórias e a fazer mais alguns registos acerca do que os Tagarelas sabem sobre o Natal.

Após marcarem as presenças e comerem o reforço da manhã, com um pequeno grupo concluímos a pintura das árvores de fruto.

Entretanto, nas restantes áreas, os Tagarelas brincaram no Faz-de-conta e com as construções.

No fim da manhã, visto que o grupo estava mais agitado, foi proposta uma atividade de relaxamento. Todos deitaram-se no chão e ouviram música Reiki. Muitos diziam "Durmam bem!", e que calminhos ficaram passados 10 minutos de relaxamento.

À tarde, vão ouvir uma história e cantar a canção de roda da Ovelhinha Branca.

Até amanhã!

Tânia

28 nov. - 3ªfeiraBoa tarde!

Esta manhã os Tagarelas iniciaram um trabalho de pintura com carimbagem de bolinhas, para criarmos um pinheiro de Natal, em conjunto com as restantes salas.

Divididos por duas mesas de atividades, fizeram esse trabalho de pintura e jogos de contagem, até 5, com pinhas e frutos de eucalipto (trazidos para a sala quando trabalhámos o outono). Nesta atividade trabalhámos a correspondência termo a termo e também a representação da quantidade, utilizando os dedos da mão. A identificação de tamanhos foi outro exercício que fizemos, comparando as várias pinhas.

No final da manhã, ajudaram a arrumar a sala e foram almoçar.

À tarde haverá leitura de histórias e jogos de mesa.

Até amanhã!

Tânia

27 nov. - 2ªfeiraOlá a todos!

Nesta última segunda-feira do mês de novembro e já quase a chegar o mês de Natal, entrámos no espírito festivo do Natal a cantar a canção "Pinheirinho".
Alguns Tagarelas quiseram falar acerca do seu fim-de-semana e ficámos a saber que muitos deles foram para o parque andar de baloiço.

Entretanto iniciaram a brincadeira livre nas áreas da sala.

Pouco depois participaram na aula de música.
Começaram por fazer uma audição coreográfica, e depois o exercício de identificação de sons fortes e fracos. A seguir acompanharam um instrumental onde trabalharam a nota Lá. A seguir foi a vez de formarem uma orquestra, tocando vários instrumentos (tambor, maracas, pandeireta, guizeira, reco-reco e bloco de dois sons), alternando-os com as clavas, ao sinal da Professora. Cantaram também a música de Natal "Lá vem o Pai Natal" e por fim a canção bilingue em que trabalharam o vocabulário: window, stairs, door, fireplace.

Terminada a aula todos deram um abraço à Professora e foram para o refeitório almoçar.

Logo à tarde, será apresentada a história "O Natal do Bolinha", para começarem a familiarizar-se com alguns elementos representativos do Natal, bem como o jogo de associação de pares com imagens alusivas ao mesmo tema.

Até amanhã!

Tânia

Fim-de-semana
24 nov. - 6ªfeiraDia de sessão fotográfica
23 nov. - 5ªfeiraOlá!

Na reunião de hoje com o grande grupo, partilhámos com os Tagarelas algumas obras pintadas por Van Gogh, com várias paisagens de campos com árvores, algumas delas retratando até o dia e a noite. Os Tagarelas analisaram estas obras indicando os vários elementos das árvores, entre outros presentes nas pinturas, como o sol, a lua, flores, e pessoas. No fim falámos um pouco acerca do artista que pintou as obras, um senhor que adorava pintar quadros, utilizando tintas e pincéis, tal como os que eles usam aqui na sala quando fazem as suas pinturas.

A seguir os Tagarelas fizeram modelagem com plasticina e foram desafiados a construir árvores com este material, moldando o tronco e os ramos, cobrindo-os depois com folhas (pedacinhos de plasticina).

À tarde, vamos ter Expressão Corporal e vamos jogar ao "Panda manda", ao som da já conhecida música do Panda.

Até amanhã!

Tânia

P.s. Amanhã não se esqueçam de trazer os bibes para a sessão fotográfica =)

22 nov. - 4ªfeiraBoa tarde Pais,

Hoje de manhã os Tagarelas estiveram a concluir as suas pinturas das árvores no cavalete.

Mais uma vez houve jogos de mesa e brincadeira nas restantes áreas.

À tarde vamos "transformar" as árvores pintadas em árvores de fruto! Sim, os Tagarelas também já descobriram no "Livro da Quinta" que temos na sala, que as árvores para além de serem a casa de alguns animais, também dão a fruta que nós tanto gostamos de saborear. Cada criança vai escolher de entre os frutos: maçã, pêra e laranja. Irão depois colá-los nas suas pinturas. Vamos aproveitar também para dar a conhecer o nome de cada árvore de fruto.

Até amanhã!

Tânia

21 nov. - 3ªfeiraBoa tarde,

Começámos a manhã a cantar uma nova canção "A Árvore da Montanha". Nesta canção as crianças referem os vários elementos que a constituem (tronco, ramos, folhas), e depois vão acrescentando outras variantes: flores, frutos, e animais que fazem das árvores a sua casa.

Inspirados nesta temática as crianças pintaram pela primeira vez no cavalete as suas árvores. Um a um, foi referindo os vários elementos desenhando-os tendo em conta a forma, tamanho e cor.

Noutra área da sala, fizeram também jogos de mesa.

À tarde, vão ouvir uma história, partilhada por um amigo Tagarela e depois vamos fazer modelagem com plasticina.

Até amanhã!

Tânia

20 nov. - 2ªfeiraOlá Pais!

A nossa segunda-feira começou bastante calma,pois tivemos alguns meninos ausentes. Na reunião com o grande grupo conversámos acerca do que é o Natal, e aproveitei para registar algumas respostas engraçadas acerca do tema. Nos próximos tempos vamos continuar a questioná-los para que eles nos transmitam a percepção que vão desenvolvendo acerca desta época festiva.

Durante a manhã, aproveitámos para terminar alguns trabalhos em atraso e para praticar, através de grafismos no "quadro mágico", a representação de árvores.

Mais tarde, participaram na aula de música. Aprenderam uma nova canção acerca de uma "Fada". Fizeram o exercício das pausas, tocando as maracas e, concretizaram uma audição coreográfica. A canção bilingue desta aula foi acerca do inverno. Por fim recordaram as notas da escala musical, tocando-as no jogo de sinos.

À tarde vão ouvir uma história e vão brincar nas áreas da sala.

Até amanhã!

P.S. Informo os pais que têm até 4ªfeira para encomendar, se estiverem interessados, o CD da Invento Musical e para encomendar o Pack de fotografias para a sessão fotográfica de 6ªfeira.

Tânia

Fim-de-semana
17 nov. - 6ªfeiraBoa tarde Pais!

A nossa aula de Expressão Motora foi bem divertida!

Para começar fizemos o aquecimento, onde incluímos o jogo do STOP.
A seguir, exploraram os arcos. Cada criança ficou com um arco, posicionados no chão, saltaram para DENTRO e para FORA do arco. De pé, dentro do arco, agarraram-no e fizeram este SUBIR e DESCER, elevando-o acima da cabeça, e depois descendo-o até tocar no chão. Entretanto experimentaram rodar o arco no chão e depois fizemos todos uma corrida de arcos. Todos encostados à parede lançaram os arcos e correram depois atrás deles para os apanhar, retomando o ponto de partida para um novo lançamento.
A seguir, ainda com os arcos, colocaram-nos em fila no chão e, afastados destes sentados no chão, ao sinal de partida, foi proposto que corressem para os arcos e se sentassem. Este exercício foi repetido várias vezes. Que bem se comportaram à espera do sinal de partida!

Para terminar fizemos um exercício novo de relaxamento mais uma vez inspirado nos afetos. Fizemos todos uma fila sentados no chão apoiados no colo dos amigos de trás. Ao ouvirem a música foram também mimando os amigos que tinham sentados no colo.
Foi uma aula rica em novos desafios que sem dúvida iremos repetir!

Ao regressarmos para a sala, beberam água e fizeram a sua higiene.

À tarde, vamos explorar um puzzle partilhado por uma amiga Tagarela e vão ouvir a história "Caracóis de Ouro".

Bom fim-de-semana!

Tânia
16 nov. - 5ªfeiraOlá!

Na reunião de hoje comuniquei aos Tagarelas que íamos observar as árvores do recreio da Creche e, baseando-nos no livro "A Árvore", propus que investigassem se nessas árvores haviam ursos, raposas, corujas, esquilos ou pássaros e ninhos, tal como no livro.

Então lá partimos nós à descoberta. Fascinados pelo recreio foi difícil resistir a todos os brinquedos que lá se encontravam. Entretanto lá descobriram as árvores! Começaram por explorar a textura do tronco e algumas folhas que, já secas, estavam caídas no chão. Depois tentámos encontrar os animais que viram no livro e chegámos à conclusão que estes não habitavam as nossas árvores do Colégio. Mais atentos vimos um ninho antigo, que alguns referiram tratar-se da "casa dos passarinhos". Observaram de perto, e analisaram a sua constituição e até viram vestígios de cascas de ovos, das crias que aqui nasceram.

Depois de brincarem com as folhas e de fazerem todas estas descobertas importantes, as crianças passaram a restante manhã a brincar no "recreio dos crescidos". Foi tão bom vê-los brincar, estavam tão felizes!

Após muita brincadeira foram para a sala e iniciaram a higiene e ajudaram a pôr as camas para a sesta.

À tarde vamos recordar as descobertas desta manhã e vão dar continuidade à pintura das folhas que serão fixadas nas árvores já construídas.

Até amanhã!

Tânia

15 nov. - 4ªfeiraBoa tarde!

A nossa reunião da manhã foi curta. Depois de marcarem as presenças e de comerem o reforço da manhã, as crianças partiram para a nova atividade de pintura onde experimentaram pela primeira vez a técnica do berlinde! Numa caixa, foram fixados papéis recortados em forma de folhas e foram colocadas bolas de diferentes tamanhos. Sobre as folhas colocámos tinta que foi cobrindo a área das folhas à medida que a caixa era sacudida para as bolas circularem por várias direções.
Foi uma atividade divertida concretizada a pares e individualmente.

À tarde, esperamos conseguir terminar a atividade para amanhã montarmos as nossas árvores!

E por falar em árvores, entretanto durante a manhã vieram trazer os kits encomendados pelos pais e pelo colégio. À tarde faremos a apresentação dos mesmos às crianças e depois serão distribuídos para levarem os seus para casa.

Logo vamos aproveitar também para fazer o reconto da história "A Árvore".

Até amanhã!

Tânia
14 nov. - 3ªfeiraOlá Pais!

Hoje voltámos a abordar o nosso novo projeto "A Árvore".
Ontem à tarde a história que partilhei com o grupo tinha exatamente este nome "A Árvore". Este livro tem tanto por explorar que será sem dúvida o fio condutor para o nosso projeto!

Portanto, esta manhã as crianças continuaram a construir as suas árvores, mas desta vez pintado com papeis de revista amachucados o desenho das silhuetas concretizadas ontem.

Enquanto decorria esta atividade, as crianças brincaram também com o jogo "Caça as castanhas", criado para a sala no Halloween, e brincaram com jogos de encaixe.

No fim da manhã, todos arrumaram a sala e ajudaram a pôr as camas.

À tarde, haverá partilha de histórias e vamos começar a preparar as folhas das árvores para as crianças pintarem com uma técnica nova de expressão plástica.

Até lá!

Tânia

13 nov. - 2ªfeiraOlá a todos!

Hoje de manhã conversámos um pouco acerca da nossa comemoração do S. Martinho aqui no Colégio. O feedback das crianças foi positivo espero que os pais e avós tenham gostado também.

Entretanto voltaram a recordar a origem das castanhas, e referimos a árvore de onde provêem. Entretanto conversámos acerca da constituição das árvores e fomos observar pela janela as árvores presentes na rua. Na altura, vimos como os seus ramos se agitavam por causa do vento e tal como a árvore esticámos os braços e balançámos, sentindo também o vento imaginário a soprar para as nossas folhas.

Assim iniciámos o tema deste mês "A Árvore". Com este tema vamos desenvolver a sensibilização das crianças para com a natureza. Iremos abordar a árvore como um elemento importante para o nosso meio, dando-a a conhecer como um habitat para alguns animais e um meio de gerar alimentos.

A seguir iniciámos a construção de árvores partindo do desenho da silhueta das crianças, formando o tronco e os ramos.
Este trabalho será concretizado a par com as restantes salas da Creche e Jardim de Infância, visto que o Colégio este ano aderiu à campanha da Quercus na angariação de fundos para a reflorestação da área ardida em Portugal. Em breve serão entregues os kits das árvores aos pais que aderiram a esta causa.

No final da manhã participaram na aula de música. Concretizaram uma composição com os instrumentos maracas e clavas.
Cantaram novamente a canção bilingue acerca dos transportes e depois trabalharam as notas Dó e Fá assinalando-as numas barras coloridas que a professora trouxe para esta aula.

À tarde, as crianças vão ouvir uma história e depois vão concretizar brincadeira livre.

Até amanhã!

Tânia