Moinho de Sonos
  • Ligue-nos: 214 988 340
  • Moinhos da Funcheira - Amadora
  • facebook

Acompanhe o dia a dia na Sala 2 Anos do Colégio Moinho de Sonho

DiaAtividades DiáriasRecados para:
Fim-de-semana
25 mai. - 6ªfeiraPais,

Hoje os Tagarelas fizeram a sua última aula de expressão motora com a estagiária Carolina.

Após marcarem as presenças e comerem o reforço da manhã, partimos para o ginásio onde começaram por fazer o aquecimento, seguindo as orientações da Carolina.
A seguir, fizeram uma exploração livre com bolas, treinando também os lançamos para dentro de um arco.
A seguir foram montadas várias estações: os blocos de vários relevos; a barra estreita (para exercitarem o equilíbrio); o túnel; e por fim, um conjunto de arcos posicionados de forma a que saltassem a pés justos e afastados.

Depois de muita brincadeira e atividade física, regressaram à Creche para beberem água.

Despedimo-nos da Carolina com um "miminho" (uma fotografia de todos), como forma de agradecimento por tudo o que ensinou aos Tagarelas. Combinámos que depois regressaria para visitar-nos!

À tarde, vamos continuar os trabalhos dos animais da Quinta, haverá também a partilha de histórias.

Bom fim-de-semana e até dia 7!

Tânia

P.S. A partir de segunda-feira os registos serão feitos pela colega Carla =)

24 mai. - 5ªfeiraBoa tarde, Pais!

Hoje de manhã houve mais uma partilha da história que a Ovelhinha Branca levou para casa de um amigo Tagarela. Fizemos então o reconto da história e no fim agradecemos!
A seguir tivemos mais uma patilha, desta vez, relacionada com o tema "Os Animais da Quinta". Um amigo trouxe, para todos brincarem, um quadro magnético com muitos animais e elementos da Quinta.

Durante o tempo de atividades exploraram este quadro e iniciaram a construção de mais animais (escolhidos pelos Tagarelas), desta vez a vaca e o boi!

Ao mesmo tempo que decorriam as atividades, posemos no computador alguns vídeos a passar, com a explicação de como é retirado o leite da vaca.

No fim da manhã, arrumaram a sala e viram uma parte do filme "O livro da Selva".

À tarde, haverá leitura de histórias e vamos concluir a construção das vacas e do boi.

Até amanhã!

Tânia

23 mai. - 4ªfeiraOlá a todos!

Esta manhã apresentámos aos Tagarelas um tambor giratório que vamos construir para levarem como prenda do dia da Criança!
Já passou o Dia da Mãe, o Dia do Pai e agora finalmente chegou o dia dos mais pequenos!

Todos ficaram muito entusiasmados com a comemoração do seu dia e arregaçaram as mangas para pôr mãos ao trabalho. Neste caso foi mãos nas tintas, num círculo branco exploraram carimbos com legos e tintas.

Terminada a atividade foram para o recreio brincar.

À tarde, dependendo do tempo, ou vão para o recreio ou vamos ficar na sala a fazer jogos de grande grupo.

Até amanhã!

Tânia

22 mai. - 3ªfeiraBoa tarde!

Hoje os Tagarelas começaram a reunião no tapete a conversar acerca de alguns animais da Quinta e o que eles comem. O diálogo foi conduzido pela estagiária Carolina que trouxe algumas imagens dos animais, cenouras e maçãs (para comerem).

Entretanto iniciou outra atividade, no exterior, com várias caixas sensoriais, que continham terra, areia, relva e água. Todos estes elementos representativos do que podemos encontrar na Quinta.

Em grupos de 6, todos exploraram com as mãos e com os pés o conteúdo das caixas.

Na sala, o restante grupo, concretizou brincadeira livre e puzzles de associação de animais (cria-progenitor).

No fim da manhã, depois de tudo arrumado, ainda houve tempo para a partilha de uma história.

À tarde, vamos conversar sobre as experiências vividas esta manhã, haverá mais uma partilha de uma história e depois vão brincar para o recreio.

Até amanhã!

Tânia

21 mai. - 2ªfeiraOlá, Pais!

A manhã começou com muita animação com a partilha de um balão de hélio, que todos quiseram lançar até ao teto da sala!

Após o reforço da manhã, aproveitámos este tempinho, antes da aula de música, para concluir alguns trabalhos em atraso.

Já na aula de música, aprenderam uma nova canção acerca das várias partes do rosto. Recordaram a canção "A Joana e o Cuco", fizeram uma audição coreográfica e trabalharam as pausas. A seguir, o grupo partilhou uma pandeireta, acompanhando o ritmo de um instrumental. No fim da aula cantaram a canção bilingue e, a pedido de muitos, voltaram a recordar a canção bilingue acerca do parque infantil.

Terminada a aula, despediram-se da professora, arrumaram as cadeiras, e foram almoçar.

À tarde, haverá a partilha de histórias e depois brincadeira no recreio.

Até amanhã!

Tânia

Todos os Pais (ver o mail)
Fim-de-semana
18 mai. - 6ªfeiraBoa tarde a todos!

Começámos a manhã, reunidos no tapete, onde conversámos acerca dos comportamentos a ter com os amigos e como se podem defender. Realcei a importância de evitar brincadeiras com lutas entre amigos, e as suas consequências.
Os amigos são para brincar, para ajudar e também para alertar os seus pares quando fazem algo que não devem.

A seguir houve a partilha de mais uma história, que a Ovelhinha levou para casa de mais um Tagarela. Fizemos então o reconto e, a seguir, comeram o reforço da manhã.

Pouco depois fomos para o ginásio. Começámos o aquecimento ao som da pandeireta, orientados pela Estagiária Carolina. Correram, caminhara, imitaram a cobra e o elefante, caminharam para trás, e por fim, sentaram-se para montarmos as várias estações de atividades.
Voltaram a treinar o equilíbrio na plataforma de vários relevos, rolaram no colchão, percorreram um túnel a rastejar, e treinaram a pontaria ao lançar uma bola às peças de lego gigantes, colocadas na vertical.
Após algum tempo de atividade física, foram para o refeitório beber água e almoçar.

À tarde vamos partilhar histórias trazidas pelos Tagarelas e depois vão brincar no recreio.

Bom fim-de-semana!

Tânia

17 mai. - 5ªfeiraBoa tarde, Pais!

Hoje começámos a construir outro animal da Quinta, o Pato. Na reunião do tapete, observámos algumas imagens e descobrimos que o pato tem duas asas e duas patas!

No momento de atividades um pequeno grupo de crianças, que escolheu o Pato para trabalhar, pintou numa folha um lago e um prato de papel, para iniciar a elaboração do corpo.

Noutra mesa de atividades, fizeram modelagem com plasticina, desenharam também no quadro de giz e brincaram nos jogos de chão.

No final da manhã, foram brincar para o recreio.

Logo à tarde, vamos mais uma vez brincar no exterior, para além da brincadeira livre, vamos jogar ao "Rei manda"!

Até logo.

Tânia

16 mai. - 4ªfeiraOlá a todos!

Os Tagarelas hoje continuaram a abordar o tema da Quinta!

Um grupo explorou puzzles com vários animais e elementos da Quinta, inclusive, associaram o progenitor e a cria.

Noutra mesa, terminámos a construção dos porcos, acrescentando um elemento do seu meio, a lama! A qual representaram com digitinta castanha!

No fim da manhã arrumaram as áreas de brincadeira e foram ao recreio.

Já na hora de almoçar, conheceram um novo Mapa, "Já sei comer sozinho!", proposto pela Estagiária Carolina. A partir de hoje, vamos fixar as fotografias das crianças que já conseguem comer sozinhas. Vamos ver se conseguimos motivar todas as crianças para tal!

À tarde haverá a comemoração do aniversário de um Tagarela e, a seguir, mais brincadeira no recreio.

Até amanhã!

Tânia

P.S. A colega Ju encontra-se de férias, no seu lugar terei a colega Diana a apoiar até sexta-feira.

15 mai. - 3ªfeiraBoa tarde!

Esta manhã, reunidos no tapete, cada Tagarela recordou os animais da Quinta que vai trabalhar. Como hoje íamos iniciar a construção dos porcos, observámos num livro da Quinta, partilhado por um Tagarela, qual a sua cor, forma, número de patas e o que come.
Depois, ainda reunidos no tapete, cantaram os parabéns ao amigo Tagarela que já fez 3 anos! Amanhã será dia de festa no lanche da tarde!

Entretanto o grupo distribuiu-se pelas áreas da sala. Fizeram um desenho para o aniversariante, brincaram nos jogos de chão, no Faz-de-conta, e pintaram com esponjas umas folhas do manual do Pico-pico, identificando as suas cores.

No fim da manhã, ainda houve tempo para uma corrida no recreio.

À tarde vamos brincar no recreio!

Até amanhã!

Tânia

14 mai. - 2ªfeiraOlá, pais!

A nossa manhã começou muito calma, inicialmente com a partilha das novidades do fim-de-semana e depois com a partilha de uma nova história da Quinta!

Após marcarem as presenças, foram brincar nas áreas da sala.

Pouco depois começou a aula de música. Para espantar o mau tempo, cantaram a canção da primavera. depois fizeram uma composição com maracas e clavas. A seguir, exercitaram a identificação de sons fracos e fortes. Cantaram a canção a "Beta e a bicicleta", e fizeram um jogo de identificação dos instrumentos musicais que observaram no tablet da professora. Para terminar cantaram a canção bilingue, também associada à primavera.
Terminada a aula foram almoçar.

À tarde, se estiver bom tempo, vão para o recreio brincar, se não vamos iniciar a construção de porcos, escolhidos por um pequeno grupo de crianças, para o projeto dos animais da Quinta.

Até amanhã!

Tânia

Fim-de-semana
11 mai. - 6ªfeiraOlá!

Chegámos ao fim da nossa semana de atividades com mais uma aula de expressão motora!

Mas antes, fomos dar uma espreitadela à nossa futura sala, a sala dos "Rouxinóis". É verdade, os nossos Tagarelas vão passar a ser crescidos Rouxinóis!

Depois de muita brincadeira na nova sala, fomos então para o ginásio. Começámos com o aquecimento, correndo no espaço livre ao som da música, e depois movimentaram os membros, com exercícios orientados. A seguir foram montadas várias estações de atividades: a plataforma de vários relevos; a exploração livre de arcos; o colchão para as cambalhotas; e a plataforma estreita, para exercitarem o equilíbrio e a coordenação motora.

Já no fim da aula, ainda com energia de sobra, foi proposto mais brincadeira no recreio!

Mais tarde, regressámos à Creche, para beberem água e almoçar.

À tarde, haverá mais tempo de recreio.

Bom fim-de-semana!

Tânia

10 mai. - 5ªfeiraBoa tarde pais!

Hoje iniciámos um novo tema para as próximas atividades, "Os animais da quinta".

Uma colega Tagarela trouxe para a sala um livro, acerca do tema, com muita informação que iremos explorar nas próximas semanas.

Depois de observarmos uma grande variedade de animais que habitam a quinta, cada Tagarela escolheu um animal para trabalhar na sala.

Entretanto propus uma atividade, no manual do Pico-pico, onde pintaram com esponjas e tinta amarela uns pintainhos e uns grãos de milho, representativos do seu alimento.
Para além da pintura, concretizaram também brincadeira livre nas áreas da sala.

À tarde, haverá brincadeira no recreio.

Até amanhã!

Tânia

9 mai. - 4ªfeiraBoa tarde!

Hoje demos por terminado o nosso projeto acerca da história "Os Três Porquinhos".

Na reunião da manhã ouviram a história partilhada por um amigo e depois terminaram a atividade de associação da quantidade de porquinhos ao respetivo número, e à quantidade de dedos impressos, na folha da atividade.

Durante a manhã, concretizaram também jogos de mesa e brincadeira no Faz-de-conta.

À tarde, se o tempo estiver agradável, os Tagarelas vão brincar no recreio, se não, vão ouvir a história "A Lagartinha muito comilona", e depois vão concretizar brincadeira livre.

Até amanhã!

Tânia

8 mai. - 3ªfeiraOlá Pais!

Esta manhã os Tagarelas assistiram a uma apresentação de um teatro de fantoches, dos "Três Porquinhos". No fim todos exploraram as personagens. No momento de brincadeira livre, brincaram com os fantoches, acompanhando as suas representações com as ilustrações/cenários do teatro.

Durante a manhã também fizeram uma atividade orientada de abordagem aos números, 1, 2, 3, associando-os às respetivas quantidades (elementos repesentados por porquinhos, pintados pelas crianças), e impressão do número de dedos.

No fim da manhã, ajudaram a arrumar a sala e foram para recreio brincar.

À tarde, haverá mais brincadeira no recreio.

Até amanhã!

Tânia

7 mai. - 2ªfeiraOlá a todos!

A nossa manhã foi muito especial, pois recebemos as mães dos meninos da Creche para um café da manhã animado e muito artístico! Cada criança, a par com a sua Mãe fizeram um desenho num papel grande, afixado na parede.

Foi uma manhã de convívio e de muita brincadeira no recreio =)

Gostámos muito de ter as Mães por cá e de partilhar com elas este tempinho aqui no nosso Colégio! Foi também um momento muito especial para os seus filhos!

À tarde a brincadeira continua, desta vez no recreio grande!

Até amanhã!

Tânia

Fim-de-semana
4 mai. - 6ªfeiraBoa tarde!

Depois da reunião da manhã, os Tagarelas fizeram brincadeira livre na sala.

Pouco depois reuniram-se num comboio para irmos para o ginásio.

A aula de expressão motora de hoje foi dada pela Carolina. Começaram por andar e correr, consoante o ritmo das palmas. Depois imitaram a locomoção do elefante e da cobra, caminharam a "passo de gigante" e depois para trás. A seguir, fizeram o jogo do STOP e no fim, foi proposto irem ao recreio brincar.

Depois de muito correrem e explorarem, chegou a hora de ir embora. Antes, passámos pela casa-de-banho dos crescidos para fazerem a sua higiene. Já ficaram a conhecer que existem as sanitas dos meninos e das meninas.

Entretanto subimos para o nosso refeitório, para beber água e almoçar.

À tarde, os Tagarelas não nos perdoariam se não houvesse mais tempo de recreio! Vamos lá ver se aceitam, antes disso, a leitura de uma história, partilhada por uma Tagarela.

Bom fim-de-semana!

Tânia

3 mai. - 5ªfeiraOlá a todos!

Hoje os Tagarelas, após a habitual reunião no tapete, empenharam-se a fazer um desenho para as suas Mães.

Concretizaram também uma atividade com a Estagiária Carolina, utilizando os legos da sala e folhas com gravuras, do formato dos legos. O objetivo da atividade foi encaixar cada peça na respetiva gravura tendo em conta o tamanho, a forma e a cor.

No fim das atividades foram para o recreio brincar.

Logo à tarde, os Tagarelas vão mais uma vez bincar no recreio.

Até amanhã!

Tânia

2 mai. - 4ª feiraOlá Pais!

Hoje os Tagarelas partilharam, na reunião da manhã, as novidades do seu feriado e (no caso de alguns) do seu fim-de-semana prolongado.

A seguir, conversámos acerca das Mães, o que são as Mães para os Tagarelas.

Entretanto iniciaram a brincadeira livre, e um grupo continuou a construção dos presentes para oferecerem às Mães.

No fim da manhã, ajudaram a arrumar a sala e a pôr as camas para a hora da sesta.

À tarde, vamos brincar com os legos, associando as cores, e vamos exercitar a contagem, bem como o reconhecimento dos números 1, 2, 3.

Até amanhã!

Tânia

1 mai. - 3ªfeiraFERIADO
30 abr. - 2ªfeiraBoa tarde Pais!

Hoje o dia começou muito calmo, visto que muitos pais aproveitaram para tirar o dia com os seus filhos.

Após o reforço da manhã, demos continuação à prenda do Dia da Mãe. A seguir concretizaram brincadeira livre e depois iniciaram a aula de Música.

Na aula de hoje fizeram uma audição coreográfica, tocaram vários instrumentos, atentos às pausas do instrumental e depois cantaram a canção do Dia da Mãe. A seguir cantaram também "O robot e o ratinho". Fizeram depois uma composição com clavas e maracas, e no fim da aula cantaram a canção bilingue, onde trabalharam o vocabulário: cake, balloon, mother, sing.

Logo à tarde, se estiver bom tempo, vão para o recreio brincar, se não, haverá leitura de histórias na sala e jogos de mesa.

Bom feriado!
Até 4ªfeira!

Tânia